Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

O que vem por aí até o final do ano na Bahia

Com o final do ano chegando, vários eventos que ainda não tinham sido divulgados começam a soltar suas programações em todo estado. Tem para todos os gostos: Festival de rock na Concha, com perfil mais pop contemporâneo, mostra de artes com nomes de peso da música nordestina, projeto novo e legal em bar de sertanejo universitário (!), eventos focados no rap na capital e no interior, projeto com artistas de peso da música eletrônica nacional e muito mais. Além dos confirmados, duas baixas tornam o final do ano menos interessante. O festival Coquetel Molotov, originalmente pernambucano e que já aconteceu por duas vezes por aqui, não acontecerá esse ano em Salvador, e volta a ter seu foco em Recife e São Paulo. Já o Suíça Baiana, que havíamos divulgado por aqui, com toda a programação, foi cancelado, devido aos cortes de pagamento para projetos pelo Governo do estado. Outra mudança foi o Zona Mundi, programado inicialmente para o final de novembro, foi adiado e ficou para o início de 2014. Veja o que vai rolar em Salvador e no interior da Bahia até o final do ano.

– FESTIVAL DE LENÇÓIS –
Lençois
10 a 12 de outubro

festival de lencoisO tradicional festival, que já recebeu na pequena cidade da Chapada Diamantina nomes como Gal Costa, Lobão, Erasmo Carlos, Lenine, Frejat, entre outros chega a sua 15ª edição apostando mais uma vez em consagrados nomes nacionais com fortes atrações do estado e nomes locais. Ainda sem a programação completa, o festival já divulgou os principais nomes, que incluem Luis Melodia, Vanessa Da Mata, Cidade Negra, BaianaSystem e Margareth Menezes com o show em que canta músicas de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

  • Dia 10/10 (Quinta-feira)

Eládio e As Panteras
Adelmo Casé em tributo a Tim Maia
Arte Final
Kebra Nagast
Jorge Pombo e Leo Costa

  • Dia 11/10 (Sexta-feira)

Margareth Menezes (cantando Gil e Caetano)
Cidade Negra
Rodrigo V8
Neide Vital
Choro Labuta

  • Dia 12/10 (Sábado)

Vanessa da Mata
BaianaSystem
Grupo Griô
Trilheiros

 

– HIP HOP UNIÃO DOS MANOS –
Conjunto ACM Cabula – Salvador

19 e 20 de outubro

hip hop união dos manos

O hip hop baiano vem crescendo e se organizando. O Encontro de Hip-Hop União [email protected] [email protected] nem é novo, acontece há 10 anos no Conjunto ACM Cabula, mas não acontecia desde 2010. De volta, o evento vai promover um seminário no primeiro dia e diversas atividades no segundo, com tenda Hip-Hop Dud, graffite ao vivo, feira hiphop, roda de break e, claro, shows e apresentações de DJs, que vão gerar a gravação de um DVD do evento.

R.B.F – Rapaziada da Baixa Fria
Fúria Consciente
Os Agentes
Donna Liu
Negro Davi
Dj Nai Sena
Dj Rilex
Dj Joe
Mr G

– MOSTRA SESC DE ARTES –
Teatro Sesc Pelourinho – Salvador
19 a 26 de outubro

mostra sesc

Nona edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho que traz na sua programação espetáculo de teatro, artes visuais, circo, dança e música. Dentre eles alguns fazem parte do Projeto Palco Giratório, o maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina. Entre as atrações musicais, o projeto recebe este ano duas atrações de fora do estado, o paraibano Chico César, com o show ‘Aos Vivos Agora’, e o ex-Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, que apresenta um recital de Poesia e Música e o show de seu primeiro disco solo, Lira. A Bahia é repreentada pelas Ganhadeiras de Itapuã que recebem Bule Bule, Juliana Ribeiro e Kalu, e pela cantora e sanfoneira Livia Mattos, num show com participação de Mariela Santiago e Roberto Mendes.

  • Dias 19 e 20/10

Chico César (PB)
Arena Sesc Pelourinho

  • Dia 24/10

Ganhadeiras de Itapuã (BA) convida Bule Bule, Juliana Ribeiro e Kalu
Arena Sesc Pelourinho

  • Dia 25/10

Livia Mattos convida Mariela Santiago e Roberto Mendes
Arena Sesc Pelourinho

  • Dia 26/10

Lirinha (PE)
Arena Sesc Pelourinho

– INSPIRE MUSIC –
Zen Dining & Music – Salvador
27 de outubro até 2014

inspire

Habitualmente espaço para shows de música sertaneja universitária, axé e afins, o Zen resolveu abrir as portas para o cenário mais independente. Talvez pela falta de novidades e de criatividade no circuito do axé system e pela crescente presença na cidade dos artistas desse mercado off mídia, a casa dá mais um exemplo dos novos ares que circulam por Salvador. Todos domingos, o projeto vai receber shows de duas atrações, a priori, locais, mas também outras mais desconhecidas e artistas de outros locais. O evento recebeu como teste shows de Scambo, Pirigulino, Baía e Clube dos Patifes e agora, o projeto em si, abre com Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta e Maglore.

  • Dia 27/10 – Domingo

Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta
Maglore

Outras datas serão confirmadas em breve

 

– UMBUZADA SONORA –
Juazeiro – Centro de Cultura João Gilberto
7 a 9 de novembro

O festival realiza em 2013 a quarta edição, se consolidando como um dos eventos frutos da incubadora de festivais da Maquinário Produções. Ainda sem atrações confirmadas, o festival deve seguir a proposta de apostar no cenário independente brasileiro, reunindo nomes de destaque nacionais, baianos e locais. Pelo festival já passaram nomes como Curumin, Cascadura, Eddie, Scambo, Mundo Livre S/A, Cabruêra e Orquestra Contemporânea de Olinda.

 

 

– PAISAGEM SONORA –

Espaço Cultural Hansen Bahia, Cachoeira e São Félix
14 a 16 de novembro

paisagem sonora

A Mostra de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia vai reunir nomes consagrados e importantes da música eletrônica brasileira, como DJ Dolores, Patife e o Sonic Junior, alem de Djs baianos de várias vertentes. O evento não é exclusivo de música, também tem projeções de vídeo, palestras, oficinas, debates, mostra de videoclipes do Recôncavo, vídeo-Instalação e exposição. Novidade boa no Recôncavo.

  • Dia 14/11 – Quinta-feira

Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeira)
Dj Dolores (PE)

  • Dia 15/11 – Sexta-feira

Orquestra Reggae Sinfônica
Djs Jeronimo (nudisco/BA-SP)
Adriana Prates (Salvador) (house/techouse)
Sonic Junior (Live pa/SP-AL)
Nedu Lopes (break beats/MG)

  • Dia 16/11 – Sábado

Conceito Articulado (Muritiba)
Riffs (rare groove/reggae/sambarock/Salvador)
Mauro Telefunksoul (Moombahton/Salvador)
Patife (drumNbass/SP)

 

– FESTIVAL DE PRIMAVERA DE MORRO DE SÃO PAULO –
Morro de São Paulo
14, 15 e 16 de novembro

Festival que já recebeu nomes como Nando Reis, Vanessa da Mata, Lenine, entre outros, chega a sua quarta edição. O único nome confirmado até agora é o do cantor e compositor Nando Reis, que se apresenta no segundo dia do evento. Outros nomes ainda não estão confirmados, mais uma vez, porém, o festival,  deve mesclar nomes de peso da música nacional, com atrações baianas.

  • Dia 15/11 – Sexta-feira

Nando Reis

 

– 6º ENCONTRO REGIONAL DE HIP HOP –
Poções/ BA
15 a 17 de novembro

encontro de hip hopO Hip hop não é expressão exclusiva dos grandes centros. Nas cidades do interior muitos jovens encontram no rap, grafite e break como forma de se manifestar. No interior baiano não poderia ser diferente. Para reunir um pouco dessa produção realizada no interior do estado, acontece o Encontro Regional de Hip Hop, que este ano chega a sua sexta edição reunindo grupos de rap de nove cidades, incluindo a capital.

H.N.V. (Santo Antônio de Jesus)
Léo Ez e DJ Zói (Feira de Santana)
Banca Sul (Vitória da Conquista)
Júnior Brown (Nazaré)
Uh! Neto (Cruz das Almas)
Izumed (Vitória da Conquista)
Afro’z Rep (Poções)
Soulrap (Salvador)
Denúncia Afro (Barra do Choça)
Bil-Glow (Itapetinga)

 

– FESTIVAL ROCK CONCHA –
Concha Acústica – Salvador
22, 23 e 24 de novembro

rock concha

Quarta edição do festival Rock Concha, que este ano abre mais o leque e recebe nomes da música pop brasileira mais contemporânea e mantém a proposta de dar espaçao para nomes relevantes do cenário local. As primeiras edições, realizadas em 1989 e 1990, reuniram nomes como Marina Lima, Paralamas e Capital Inicial. Tempos depois, em 2012, o festival voltou, recebendo nomes como Titãs, Frejat e Agridoce. Este ano, o rock nacional dos anos 80 dá lugar a artistas mais contemporâneos, um pouco menos o rock do Raimundos, da geração dos anos 90,  e especialmente com a música pop brasileira de Tulipa e do Teatro Mágico. As atrações locais são Maglore, Scambo e Pirigulino.

  • Dia 22/11 – Sexta-feira

TULIPA RUIZ
MAGLORE

  • Dia 23/11 – Sábado

RAIMUNDOS
SCAMBO

  • Dia 24/11 – Domingo

TEATRO MAGICO
PIRIGULINO

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in