Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Baco Exu do Blues ganha certificações por vendas de ‘Bluesman’ e de singles

Em meio a nomes do sertanejo e do funk, o rapper Baco Exu do Blues foi um dos nomes que receberam este ano certificações pela quantidade de trabalhos comercializados no Brasil. O artista baiano acaba de receber Disco de Ouro e Platina para o álbum ‘Bluesman’, além de diamante para os singles “Te Amo Disgraça” e “Me Desculpa Jay Z”, platina duplo para os singles “Flamingos” e “Girassóis de Van Gogh”, e platina para os singles “Bluesman” e “Queima Minha Pele”. Elas totalizam mais de 280 milhões de execuções, todas elas nas plataformas digitais.

Leia  também:

Luedji Luna, Africania, muito rap e outras novidades em leva de clipes baianos.

Segundo álbum da carreira de Baco, o álbum ‘Bluesman’ foi lançado em 2018 pelo selo EAEO Records. Todos os singles certificados fazem parte do disco, com exceção de “Te Amo Disgraça, que integra ‘Esú’ (2017). Para ter dimensão do sucesso do rapper, a música “Me Desculpa Jay Z” já teve mais de 51 milhões de audições apenas no Spotify , sendo a mais ouvida do artista na plataforma. Este ano, Baco Exu do Blues já lançou o EP ‘Não tem Bacanal na Quarentena’, e prepara outro disco até o fim do ano.

Para quem não sabe, essas certificações são oferecidas há muitos anos pela Associação de Produtores Fonográficos para os discos mais comercializados no país. Desde 2010, as certificações diminuíram para se adaptar a nova realidade de mercado. Para artistas brasileiros, Disco de Ouro equivale a 40 mil unidades vendidas de álbuns ou singles, Platina a 80 mil unidades, Platina Duplo a 160 mil, Platina Triplo a 240 mil e Diamante a 300 mil.

A partir de 2017, as certificações passaram a unificar vendas digitais e físicas com as seguintes regras: Para certificação de álbuns, downloads digitais de álbuns completos são iguais a uma venda física de álbuns. Os downloads digitais pagos de singles do álbum também são contabilizados para a certificação, onde dez downloads de singles são equivalentes a uma venda de álbum. Para streamings de áudio e vídeo de uma ou mais faixas do álbum, 5 mil transmissões são equivalentes a um álbum. Certificações de singles são baseadas em download digital. Para streaming de áudio e vídeo, 500 streams são iguais a um download.

Ouça o disco “Bluesman’:

Acompanhe Baco aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in