Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Votação popular: Quais os melhores discos baianos de 2020?

Aberta a votação popular para escolha dos melhores discos, entre álbuns, Eps  e mixtapes baianos lançados em 2020. Confira os mais de 200 lançamentos do ano.

O ano de 2020 foi muito diferente e difícil, como já estamos cansados de saber e repetir. Com a crise de saúde pública e econômica instaurada no país, , afetando fortemente a cultura, a expectativa era que a quantidade de lançamentos de discos caísse. Para nossa surpresa, no entanto, a produção musical baiana continuou fortemente ativa, lançando uma enorme quantidade de disco.

Veja também:

Os melhores discos brasileiros de 2020 segundo a imprensa.
Os melhores álbuns de 2020 em listas da imprensa mundial.

Esse ano, mais uma vez, conseguimos fazer um apanhado com mais de 200 álbuns, entre CDs, EPs, mixtapes, discos digitais e em formatos diversos, mesmo sabendo que muitos artistas preferiram adiar os lançamentos previstos para esse ano. Percebemos um aumento de discos gravados ao vivo e lançamentos de trabalhos gravados há algum tempo que permaneciam inéditos, além de muitos relançamentos  que não incluímos na votação.

Mais uma vez convocamos o público para ajudar a entender o que aconteceu de mais interessante e relevante em nossa música. Mais do que uma disputa, oferecemos uma forma de conhecer o que anda sendo produzido de música na Bahia. Uma forma de prestar atenção no que mais se destacou dessa produção e reverberar esses trabalhos. Com a votação temos ainda a oportunidade de reconhecer como está rica e diversa a produção musical na Bahia. São muitos trabalhos sendo lançados em todas as partes do estado dos mais variados estilos musicais.

Na lista abaixo temos obras de estilos os mais diversos. Tem rock, rap, pop, mpb, samba, regional, metal, trap, eletrônica, reggae, instrumental, experimental e tudo mais. Assim como em anos anteriores, preferimos deixar de fora a maior parte da produção de Axé Music, Pagode, Arrocha e Sertanejo. A razão é por reconhecer a força própria desses gêneros e seu poder midiático, além da distância deles para os aspectos estéticos que consideramos mais importantes. Assim mesmo, foram incluídos alguns nomes que trafegam por estes ambientes, mas trazem trabalhos com propostas mais amplas e cuidadosas.

Também decidimos não diferenciar artistas consolidados, que já residem em outras cidades e produzem seus trabalhos fora da Bahia, dos que vivem e produzem no estado, afinal também são baianos, e isso vale tanto para grandes estrelas da MPB, quanto para artistas menos conhecidos que tentam a vida em outras praças. Assim como, também há artistas que não nasceram exatamente aqui, mas viveram desde sua infância e tiveram sua produção ancorada no estado.

O importante é que o público possa fazer seu discernimento, conheça essa diversidade de produções e vote seguindo o que ache mais interessante e importante. Lembrando que para a votação de discos baianos de 2020 cada pessoa pode votar apenas uma vez e em até 10 discos.

Lembre como foi a votação popular para melhores discos baianos em 2019
Quais os melhores discos baianos de 2020?

38 Comentários

  1. Josmara Nascimento Barbosa Oliveira Reply

    Um dos melhores sons experimentais dos últimos tempos. Harmonia e interação nas notas e sons.
    Tbm assiste o clipe, e foi, é e será uma experiência maravilhosa.

  2. Elisabete Cristina Teixeira Barretto Reply

    Ivana Gaya, a força da mulher que canta lindamente os mistérios e canta o codiniano da vida com vistas à dura realidade de uma sociedade ainda bastante discriminadora nos aspectos raça, gênero, cultural, social etc. etc.

  3. Italo Azevedo Souza Reply

    RestGate Blues inovou mandando um blues original com todo o swing baiano, mandando sons de altíssima qualidade e evidenciando a música preta. Dessa forma, penso que merecem encabeçar essa maravilhosa lista. Salve o Blues. #comparsadagang

  4. André Rocesi Reply

    Acompanho o trabalho, os ataques, da gang e estou com eles Vivendo o blues na maravilhosa terra do dendê e suas misturas.

  5. Geovane Pinheiro Reply

    A Restegate blues faz um trabalho fantástico, proporcionando aos ouvintes de boa musica o prazer que se busca nos melhores.

  6. Gabriela Reply

    Quem teve o prazer de fazer parte da gang Restgate, assitir aos ensaios, assistir aos shows e ao lancamento do EP Vivendo o Blues sentiu na alma a mágica dos solos de guitarra de Átila, do baixo de Rayan, da gaita e voz de Zen e a percussão de Uirá. Sou grata por poder ouvir sempre no Spotify.

  7. Luis André Magalhães do Nascimento Reply

    Stilo de música pouco comum nas rodas de bairros de Salvador. Porém muito bom. Qualidade da banda e suas músicas nos deixam em êxtase.

  8. George Cristian Vilela Pereira Reply

    Oi Luciano! Muito obrigado mesmo pela inclusão por aqui! Devo apenas fazer uma observação: tenho um EP com Antonella Porcelluzzi chamado “Diamond K”, um outro EP com Bushido, “Pandemia Banished”, outro EP com Antoine Trauma, “Chá de Fita e Epifanias Analógicas” e um álbum com Johann Heyss, “Fluxos e Fragmentos”. Você pode encontrá-los todos em meu Bandcamp (só advirto que há singles lá): georgechristian.bandcamp.com

    Obrigado e feliz 2021!

    GC

  9. kolx Reply

    ObrigAaaado pelA inserçÃÃo/. GostAAria de adicionar quEE Tipos de Rochas & MinerAAis, apesAAr de ter sido conceituado por kolx, tEEm a sonoridadEE de Keith, por isso, kolx & Keith/ EEnfim, Outro AAno aparecendo por AAqui, isso nAAo se paga/ tUdo de bom ao site e seus desenvolvEEdorez

  10. SIMONE ARAUJO Reply

    Galera votem muito no #kwarentenasessionsv do talentoso Jotaerre ,esse trabalho é surreal traz a magia da guitarra encorporada com outros elementos onde se chega a uma perfeiçao musical para seus ouvidos e sua alma …corre vem conferir e nao esqueçam de votar aqui ..tamo firme e forte no KWARENTENA SESSIONS

  11. NADSON SILVA DOS SANTOS Reply

    Conjunto de som e letra super harmônicos! Som que contagia é o blues do dia a dia. das coisas para fazer e resolver. Parabéns à vocês! Nós queremos um disco autografado! Uuuoo\o/

  12. Arthur Fernandes Reply

    Restgate Blues, orgulho dessa historia que ajudei a construir. Desde monitores pesados nas costas e fumaça das passarinhas da baiana de acaraje la no bairro do Resgate, e hoje esta aqui disputando entre os melhores, muito mais que merecido estarem aqui meus amigos. Sem duvida o verdadeiro espírito do Blues na Bahia, representa!!!
    Familia, obrigado por me deixar fazer parte de tudo isso um dia, minha escola!!!

    Arthur Fernandes.

  13. Pingback: Acumulou! Lançamentos das últimas semanas e os primeiros de 2021 » Para quem gosta de música sem preconceitos

  14. Raira Reply

    Que tal sentir um misto de emoções ao ouvir canções? Ouça o álbum SINESTESIA, de Cris Balla.
    O próprio nome já transmite qual a intenção do cantor e, quando você ouve, isso fica ainda mais evidente na mistura dos ritmos feita por ele.
    Gente, sério, vale muito a pena ouvir!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in