Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Os 10 melhores shows de 2014 pelo el Cabong

A imensidade de shows, festivais e eventos não permite a ninguém ver todas as possibilidade ofertadas. Dentro das possibilidades, selecionamos o que consideramos os destaques sobre os palcos em 2014. Os melhores e mais interessantes shows que aconteceram, seja Salvador, em outra cidade ou mesmo em outro país. Foram poucos festivais visitados em 2014, apenas dois fora da Bahia, o Lolapalooza, em Barcelona, e o El Mapa de Todos, em Porto Alegre, mas que ajudaram bastante a chegar nessa lista final. Confira quais foram os melhores shows de 2014 pelo el Cabong, sem ordem de preferência. Quais os de vocês?

melhores shows - baiana
BaianaSystem
(Carnaval, Pelourinho e TCA – Salvador)
Não dá para escolher apenas um show específico da banda. Pode ser qualquer uma das duas apresentações espetaculares e históricas no Carnaval de Salvador. Pode ser o show especial, com repertório diferente e grande produção, fugindo totalmente das apresentações que o grupo faz, no Fórum do Pensamento Crítico, no TCA. Pode ser algumas das apresentações no Amsterdan ou no Pelourinho. O fato é que o BaianaSystem vem fazendo há mais de 2 anos um dos melhores shows do Brasil. Se ainda não é tão reconhecido fora de Salvador, na capital baiana já é um fenômeno, emplacando hits, lotando qualquer lugar que toca e levando um público cada vez mais diverso para seus shows, tudo isso sem tocar em rádio ou aparecer na TV. A mescla de guitarra baiana e carnaval com sound system e música jamaicana provocou momentos catárticos e mostra que esse é sem dúvida um dos melhores shows que o Brasil assiste hoje. (vimos aqui)

melhores shows - elmapaboogarins2
Boogarins
(Festival El Mapa de Todos – Porto Alegre)
Seja num parque em Barcelona, num teatro em Porto Alegre ou num pequeno bar em Montevideo. Em qualquer lugar que nós vimos os garotos goianos da Boogarins, eles mostraram porque estão fazendo turnês seguidas de sucesso na Europa e são tidos como o grande novo nome da música brasileira. Psicodelia moderna com tonalidades brasileiras a base de muito groove, guitarras lisérgicas e um vocal doce e sensual. Muito bom. (vimos aqui)

melhores shows - Neutral Milk  Hotel 4 - Marcio K
Neutral Milk Hotel
 (Primavera Sound – Barcelona)
Depois de tempos parado, o grupo liderado por Jeff Mangum retornou com um dos shows mais cultuados do mundo. Se a maior parte do moradores do planeta não deu a mínima bola e ignorou, os fãs doentes seguiram a banda e disputaram as apresentações por onde eles passaram. Valeu a pena para quem viu. Folk + psicodelia + instrumentos estranhos e um dos shows mais bonitos e emocionantes do ano. (vimos aqui)

melhores shows - ifa
I.F.Á. Afrobeat
(Pelourinho – Salvador)
Uma das melhores novidades da música feita na Bahia, a I.F.Á. em pouco mais de um ano subiu rapidamente degraus e se firmou como um dos shows mais interessantes por essas plagas. Uma big band de máximo respeito, com uma cozinha incrível, dois guitarristas absolutos e um naipe de sopros de primeira. Na terra mais africana fora da África, o afrobeat ganha tempero especial e um show para balançar até esqueleto de intelectual sisudo. Não à toa em pouco tempo passaram a emplacar em todo evento e festival baiano de respeito.

melhores shows - Charles Bradley 02 Eric Pamies
Charles Bradley
(Primavera Sound – Barcelona)
Fazer soul music de primeira já dá uns pontos à frente para qualquer artista. Quando isso é feito por um senhor de 65 anos com uma voz absurda, uma simpatia extrapolando pelos poros e uma performance que une dança, rebolados, um gestual próprio e uma forma de cantar rara, ai não dá para não chamar muita atenção e ganhar destaque. Charles Bradley é como se tivéssemos um James Brown vivo, mas no lugar de sexo, muito amor. (vimos aqui)

melhores shows - elmapacouttoorquestra6
Coutto Orquestra
(Dubliners Irish Pub – Salvador e Festival El Mapa de Todos – Porto Alegre) 
Chegando sempre como uma desconhecida banda de Sergipe, onde quer que tocasse, a Coutto Orquestra surpreendia a todos e conquistava o público em poucos minutos. Podia ser em inferninhos roqueiros ou em festivais maiores, ninguém ficava imune. Como uma injeção de ânimo enfiada com força no peito e nos pés, a banda seduziu por onde passou com uma mistura de música nordestina, eletrônica e sons dos balcãs. Com uma sanfona ensandecida e um líder carismático, a banda foi uma das maiores boas surpresas de 2014. Se tiver chance de ver ao vivo, veja. (vimos aqui)

melhores shows - elmapabombaestereo2
Bomba Estéreo 
(Festival El Mapa de Todos – Porto Alegre)
Infelizmente desconhecida da maioria de nós, a música da América Latina tem muito o que mostrar para o Brasil, em especial a colombiana, que vive um ótimo momento. O principal representante dessa música é a banda Bomba Estéreo, que fez um show intenso no festival El mapa de Todos, em Porto Alegre. Daqueles de cair o queixo. Música eletrônica tropical, com suingue, peso, psicodelia e muita latinidade, com a vocalista Liliana Saumet comandando tudo a sua volta. (vimos aqui)

melhores shows - Pixies 03 Eric Pamies
Pixies 
(Primavera Sound – Barcelona)
Eles não batem papo com o público, mal se cumprimentam, já estão bem distantes do auge, mas assim mesmo ainda fazem um grande show de rock. Poucos veteranos possuem um repertório tão primoroso de músicas próprias e ao mesmo tempo conseguem injetar as novidades não deixando a apresentação cair. O desfile de pérolas rockers passeiam por seus discos e mostram porque aquela banda indie e desconhecida dos anos 90 virou um dos maiores nomes do rock mundial sem precisar parecer um dinossauro. E aqui cabe tudo: cantar junto, fazer mosh, roda de pogo e se emocionar. (vimos aqui)

melhores shows - metá metá2
Metá Metá 
(Lalá Multiespaço – Salvador)
Incensados no circuito independente, o Metá Metá vinha colhendo elogios por onde passava, mas ainda deviam apresentações em Salvador Um dos grupos paulistas em maior sintonia com as sonoridades da cidade realizou duas grandes apresentações na cidade e cumpriu o prometido com louvor. O primeiro com a formação básica, Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Tiago França, o segundo com percussão e mais peso, no show ‘Metal Metal’. Os ritmos afrobrasileiros ganham visceralidade, experimentos e uma sonoridade própria embalados pela voz imensa de Juçara.

melhores shows -elton john2
Elton John
(Arena Fonte Nova – Salvador)
Ele pode não estar no melhores dos momentos da carreira, os sucessos antigos ainda são o grande chamariz e você pode nem ser exatamente um fã, mas poucos caras tem um repertório tão vasto de hits certeiros e consegue emocionar públicos diversos como ele. Mesclando suas músicas mais conhecidas desde anos 70 até hoje, ele fez uma Fonte Nova cheia e emocionada cantar algumas das baladas mais bonitas do pop mundial. Só isso já faria o show valer a pena, mas sir Elton John mostrou que ainda sabe conduzir e fazer um daqueles mega shows e provou porque ainda é um dos grandes. (vimos aqui)

 Menções honrosas:

Orkestra Rumpilezz visita Caymmi
Ty Segall
Tuzé de Abreu
Slowdive
Queens of the Stone Age

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in