Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

O que vem por ai

Começa mais um período de eventos ligados a música em Salvador, com shows, encontros, debates, filmes e discussões. O novo festival em um museu, a volta de um dos projetos mais bacanas de 2013, o nosso Record Store Day, um evento só com nossas cantoras, um festival de filmes sobre música e um outro encontro com famosos fazendo versões de outros artistas. Confere o que vem por ai nas próximas semanas.

– FESTIVAL MÚSICA NO MUNCAB –

Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira – Salvador
24, 25 e 26 de abril

muncabUm novo festival reunindo alguns dos nomes relevantes da música baiana atual e tradicional que têm em comum a sonoridade afro-brasileira. Em três dias, o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira abre suas portas para um encontro de artistas veteranos, como Raimundo Sodré e Lourimbau, com outros mais novos, como Rafael Pondé e Juliana Ribeiro. Confira a programação:

Dia 24/04 – Quinta-feira

  • Rafael Pondé
  • Magary

Dia 25/04 – Sexta-feira

  • Mariella Santiago
  • Mestre Lourimbau

Dia 26/04 – Sábado

  • Raimundo Sodré
  • Juliana Ribeiro

 

– INSPIRE MUSIC –

Portela Café e The Hall – Salvador
26 de abril até o final de 2014

inspireUm dos projetos mais interessantes de 2013, volta com uma proposta diferente. Se antes a ideia era ocupar um espaço não acostumado a receber shows da música “independente”, agora o InsPire se torna itinerante em várias casas de shows de Salvador. Também deixa de ser exclusivamente aos domingos e acontece em dias variados. O evento que já recebeu entre outros nomes Scambo, Baia, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, Maglore, Diamba, Davi Moraes, BNegão, Retrofoguetes e Vivendo do Ócio, recomeça recebendo mais uma vez os cariocas do Autoramas, agora para uma apresentação no Portela Café. Em maio, é a vez da banda paulista Scracho, num show ao lado da Canto dos Malditos na Terra do Nunca e da Scambo, na casa de shows The Hall. Outras datas estão previstas até o fim do ano.

Dia 26/04 – Sábado

  • Autoramas (RJ)
  • Falsos Modernos

Dia 18/05 – Domingo

  • Scambo
  • Canto dos Malditos na Terra do Nunca
  • Scracho (SP)

 

– VIRE O DISCO –

Livraria Cultura – Salvador
25 a 27 de abril

vireodiscoInspirado no famoso Record Store Day, a Livraria Cultura de Salvador criou o projeto Vire o Disco. A ideia ganhou força e não se conteve a um único dia, passando a durar três com a realização de pocket shows, bate-papos, sessões de autógrafo e, até mesmo, uma oficina de turbantes. Assim como no projeto que influenciou o projeto, a ideia é incentivar a venda de discos nas lojas com promoções nos preços de CDs, DVDs, LPs e livros. A programação inclui papo e pocket show, com Marcelo Timbó e o grupo Batifun, mesa de discussão sobre a produção cultural em Salvador com Soraia Oliveira, da Garimpo Musical, e Bruno Cássio Leal, da Guaxe Produções, mediados pelo jornalista Luciano Matos, apresentações da banda Os Jonsóns, do grupo Opanijé e da cantora Ju Moraes, que estará lançando o DVD Em cada canto um samba em noite de autógrafos.

Dia 25/04 – Sexta-feira

  • Bate-papo e pocket show com Marcelo Timbó e Batifun

Dia 26/04 – Sábado

  • Pocket show com o grupo Os Jonsóns
  • Bate-papo Os caminhos da produção cultural em Salvador
  • Pocket show com o grupo Opanijé

Dia 27/04 – Domingo

  • Pocket show e sessão de autógrafos com Ju Moraes

– CIRCUITO MÚSICA BAHIA –

Caixa Cultural – Salvador
até 27 de julho

circuitoProjeto que reúne algumas das principais cantoras da nova música baiana recebendo convidados especiais. A abertura aconteceu com Márcia Castro, que recebeu Elza Soares. O Circuito Música Bahia acontece uma vez por mês  e recebe na sequência apresentações de Marcela Bellas, Larissa Luz, Mariela Santiago e Manuela Rodrigues.

Dia 24 a 27 de abril – Quinta a Domingo

  • Marcela Bellas

Dia 29 de maio a 01 de junho – Quinta a Domingo

  • Larissa Luz

Dia 26 a 29 de junho – Quinta a Domingo

  • Mariela Santiago

Dia 24 a 27 de julho – Quinta a Domingo

  • Manuela Rodrigues

 

– IN-EDIT –

Sala Walter da Silveira – Salvador
12 a 18 de maio

ineditEspecializado em filmes documentários musicais, o In-Edit vai acontecer mais uma vez em Salvador. Em sua quarta edição por aqui, o festival, que começou em Barcelona e já aconteceu em algumas cidades pelo mundo, fixou terreno em Salvador e dessa vez acontece na Sala Walter da Silveira. A programação de filmes na capital baiana ainda não está fechada, mas devemos ter alguns das melhores produções selecionadas para a edição em São Paulo, que acontece dias antes. Filmes como “20 Feet From Stardom”, “A Band Called Death”, “Narco Cultura”, “Muscle Shoals”, “American Interior”, “Finding Fela” e documentários sobre o Napster, PirateBay e a secretária dos Beatles podem passar por aqui. Destaque para a programação de filmes nacionais, que deve incluir “Olho Nu”, sobre Ney Matogrosso; “Triunfo”, sobre o pioneiro do break no Brasil, Nelson Triunfo; “O Rap pelo Rap”, sobre fazer hip hop no Brasil, entre outros.. Um dos que não deve faltar é o documentário “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, sobre o instrumento criado pela dupla Dodô e Osmar.

 

– BANCO DO BRASIL COVERS –

Teatro Castro Alves – Salvador
23 a 25 de maio

coversO projeto volta com novo nome e novas atrações, mas com a mesma ideia: grandes nomes da música brasileira recriando a obra de grandes artistas. Em 2011 e 2012, tivemos shows como Maria Bethânia cantando músicas de Chico Buarque, Sandy recriando a obra de Michael Jackson e Lulu Santos fazendo suas versões de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Agora é a vez de Maria Gadú relembrar a obra de Cazuza, Zeca Baleiro homenagear Zé Ramalho e quatro nomes do rock brasileiro – Dado Villa-Lobos, João Barone, Leoni e Toni Platão – além de Liminha, fazendo versões dos Beatles, com a participação de convidados especiais (André Frateschi, Marjorie Estiano e Paulo Miklos).

Dia 23 de maio – Sexta-feira

  • Dado Villa-Lobos, João Barone, Toni Platão e Leoni interpretam Beatles

Dia 24 de maio – Sábado

  • Zeca Baleiro homenageia Zé Ramalho

Dia 25 de maio – Domingo

  • Maria Gadú canta Cazuza

 

– SÉRIE TCA –

Teatro Castro Alves – Salvador
datas ainda não divulgadas

serie tcaUm dos projetos mais consistentes e interessantes do estado, continua propiciando excelentes oportunidades para o público baiano conferir grandes artistas internacionais. Se em anos anteriores tivemos nomes como Sharon Jones, Gotan Project, Esperanza Spalding, Pat Metheny e Irvin Mayfield, este ano, a programação prévia conta com a volta do cantor norte-americano Bobby McFerrin, o pianista cubano Chucho Valdes eo músico do Cogo Ray Lema, que se apresentará ao lado da OSBA. Uma das características da Série é justamente trazer grandes nomes da música, em especial a erudita, para se apresentar ao lado da OSBA, além de importantes artistas do jazz. O projeto, porém, não é focado apenas na música, trazendo para Salvador também nomes internacionais de dança e teatro. Assim que a programação final for divulgada atualizamos aqui.

  • Bobby McFerrin
  • Chucho Valdes
  • Ray Lema com OSBA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in