Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

O melhor do forró; ouça playlist especial

Um apanhado do melhor do forró, com xotes, baiões, arrasta-pé, xaxados de várias épocas e com os principais artistas.

No clima das festas juninas reunimos o melhor do forró em todos os tempos, com clássicos, pérolas escondidas ou esquecidas e algumas preciosidades que deveriam ser mais conhecidas. Evidente, que Luiz Gonzaga domina a playlist, mas Jackson do Pandeiro e Dominguinhos também reinam.

Siga nosso perfil no Spotify

As mulheres também se destacam como verdadeiras rainhas das festas juninas, entre elas Elba Ramalho, Marinês e Amelinha. Tem ainda os importantes Trio Nordestino e Os 3 do Nordeste, os forrós provocantes de Cremilda e Genival Lacerda. Sem nunca esquecer nomes mais famosos por suas clássicas composições, como João do Vale, Messias Holanda e Antonio Barros. Assim como alguns dos principais herdeiros dos mestres, como Zé Ramalho e Alceu Valença.

As gerações um pouco mais nomes aparecem com Nando Cordel, Flávio José, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Targino Gondim e Falamansa, cada um deles em tempo diferentes e deixando suas marcas nos festejos juninos. Compositores, cantores, sanfoneiros, eles e muitos outros mantém vivos alguns dos ritmos mais tipicamente brasileiros, que costumam ganhar destaque no período das festas juninas, mas que podem e devem ser ouvidos o ano inteiro.

Nesse passeio pela história do xote, baião, arrasta-pé, xaxado e ritmos que embalam o São João pelo Nordeste tem de tudo. Alguns nomes e músicas são sucessos nacionais, outros são mais fortes na região ou mesmo em alguns estados específicos. Tem até nomes mais conhecidos por outros ritmos mandando clássicos do forró, como Clara Nunes, Tom Zé e Alcione. Assim como Gilberto Gil e Caetano Veloso que deixaram valorosas colaborações. Entre nomes menos conhecidos que deixaram sua contribuição estão Arriba Saia e Mestre Ambrósio. Tudo isso e muito mais

Curta, dance e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in