Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Discos: Erasy lança álbum sobre a vida antes da morte

Banda de Feira de Santana, Erasy lança segundo álbum “Some Nice Flowers” e se consolida com metal obscuro.

por Leonardo Leão*

O que nos faz seguir vivendo diante do fim inevitável que é a morte? Esta questão inexorável – para qual os seres humanos há milênios buscam respostas científicas, filosóficas ou religiosas – é o ponto de partida para as composições que a banda ERASY (saiba mais sobre a banda) apresenta em seu mais novo álbum: “Some Nice Flowers”.

Veja também:

40 álbuns lançados nas últimas semanas para nos salvar.

Da epifania à agonia, da solidão vazia à aflição suicida, as novas músicas do grupo baiano são um prato cheio para quem curte uma arte densa e introspectiva.

Não há luz nem alegria em “Some Nice Flowers”. O clima pesado extrapola as letras declamadas de forma brutal e sussurrada ao mesmo tempo. Musicalmente, a ERASY traz um som lento, agressivo e sombrio, baseado no lado mais obscuro do heavy metal: uma mescla de doom e stoner, com dois pés fincados no sludge e suas distorções graves e sujas.

Personalidade

Além das composições, o conceito do disco está presente na capa de “Some Nice Flowers”, inspirada no Teste de Rorschach, utilizado para estudar as nuances da personalidade humana.

Criado pelo suíço Hermann Rorschach (1884-1922), o teste utiliza manchas simétricas apresentadas às pessoas para que, a partir dos comentários, psicólogos e psiquiatras identifiquem traços inconscientes da personalidade dos indivíduos. Vale ressaltar que, ao longo do tempo, os relatos apontam desde monstros horrendos a belas flores – daí o título do álbum.

No final das contas, as músicas, letras e imagens do novo lançamento da ERASY propõem ao público reflexões sobre questões inerentes a todos os seres humanos, mesmo que inconscientemente. Ou apenas proporcionam uma ótima “viagem musical” para quem não está interessado no conceito do álbum.

História

Surgida em 2013, no município de Feira de Santana, considerado o portal do sertão na Bahia, a ERASY é formada por Luciano Penelu (vocais), Leandro D’Carvalho (guitarra), Joilson Santos (baixo) e Vurmun (bateria). Em sua história, a banda lançou o álbum “The Valley of Dying Stars” (2016) e o EP em vinil “Under the Moonlight” (2018).

Já no final de 2019, o grupo entrou em estúdio com o produtor André T. para gravar o “Some Nice Flowers”, que traz como faixas bônus as duas músicas do EP, remixadas e remasterizadas especialmente para o novo álbum, lançado em 2020.

* Leonardo Leão é jornalista, compositor e cantor da Drearylands (@drearylands)

Tagged under:

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in