Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Convenções e feiras de música agitam o mercado em 2020

Bandas, artistas, produtores e profissionais do mundo da música têm encontros marcados nas Convenções e Feiras em 2020, que, cada vez mais comum, se espalharam pelo país. Confira as datas e se programe.

As convenções e feiras de música têm se consolidado cada vez mais no país e se tornado uma alternativa interessante para profissionais do mundo da música. Hoje elas são um dos principais caminhos para artistas e produtores que desejem conhecer e adentrar outros mercados e ambientes. Ainda não tão disseminadas no Brasil, as feiras têm se consolidado nos últimos anos e várias delas já se tornaram obrigatórias para profissionais diversos do ramo da música.

Veja também:

Festival Afropunk vem para Salvador em 2020.

Para Melina Hickson, diretora e criadora do Porto Musical, as feiras, que ela prefere chamar de convenções, se diferenciam porque são lugares de encontro. “Diferentemente dos festivais, que tem um ambiente mais noturno, de festa, as convenções favorecem o encontro, a troca de ideias, os negócios e o networking porque elas acontecem diurnamente”.

Ela ressalta também que é um momento de muita capacitação, de muito esclarecimento sobre o mercado, com as conferências, os workshops e os momentos que são voltados especificamente para os negócios, como os pitchings e as rodadas de negócios. “Eu acredito que as convenções, como Porto musical, por exemplo, são bem completas, porque elas têm os dois lados, a música, o festival, que não deixa de ser negócios, e a parte de capacitação, de negócios, de pensamento e de discussão sobre o mercado e sobre o mundo”, ressalta.

O Porto Musical 2020 será a primeira feira/convenção do ano no país e abre uma série delas durante todo ano. O evento, programado para Recife, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, prévia do carnaval pernambucano, já divulgou a programação completa (confira aqui). Ainda no primeiro semestre acontece também a Feira da Música, de Fortaleza, a Formemus, em Vitória do Espírito Santo, e a FIMS – Feira Internacional da Música do Sul, em Curitiba.

Segundo semestre

O segundo semestre começa com as atividade em setembro com duas feiras em Minas Gerais. No começo do mês, de 4 a 6 de setembro, em Belo Horizonte, acontece o Música Mundo. Já no fim do mês, de 24 a 27, é a vez de Ouro Preto receber o MARTE Festival – Música Arte e Tecnologia. As convenções seguem em Florianópolis, com o Tum Sound Festival, de 22 a 25 de outubro.

Em novembro acontecem três, ainda sem datas definidas: a FEBRE: Festival & Conferência de Música, em Sorocaba, a DMX – Digital Music Experience, no Rio de Janeiro, e o Favela Talks, em Brasília, novidade do festival Favela Sounds. A MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação, em Porto Alegre/ RS, ainda está definindo a data mas vai ocorre em outubro ou novembro. O ano se encerra com umas das mais importantes feiras do país, a SIM – Semana Internacional da Música, em São Paulo, programada para acontecer entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Veja abaixo as feiras agendados até o fim do ano:

FEIRAS E CONVENÇÕES

– Porto Musical

13 a 15 de fevereiro
Recife – PE
portomusical.com.br

Quinta-feira (13 de fevereiro)
Daycase no Paço do Frevo: Arrete (PE)
Showcases na Praça do Arsenal: Vox Sambou (Haiti)/ China (PE)/ UNA (PE)/ Ave Sangria (PE)/ Devotos (PE)

Sexta-feira (14 de fevereiro)
Daycase no Paço do Frevo: A Hora do Frevo (PE)
Showcases na Praça do Arsenal: The Raulis (PE)/ Aíla (PA)/ Frente Cumbiero (Colômbia)/ Coco de Toré Pandeiro do Mestre (PE)/ Siba (PE)

Sábado (15 de fevereiro)
Daycase no Paço do Frevo: Guitarrada das Manas (PA)
Showcases na Praça do Arsenal: Maria Beraldo (SP)/ Filipe Catto (RS)/ Enme (MA)/ Luísa e os alquimistas (PE)/ Jessica Caitano (PE)

– Feira da Música

02 a 05 de abril
Fortaleza – CE
feiradamusica.com.br

– Formemus

29 a 31 de maio
Vitória – ES
formemus.com.br

– FIMS – Feira Internacional da Música do Sul

Junho
Curitiba – PR
fims.com.br

– Música Mundo

4 a 6 de setembro
Belo Horizonte – MG
musicamundo.com.br

– MARTE Festival – Música Arte e Tecnologia

24 a 27 de setembro
Ouro Preto – MG
martefestival.com.br

– Tum Sound Festival (SC)

22 a 25 de outubro 2020
Florianópolis – SC
tumsoundfestival.com.br

MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação

Outubro ou novembro
Porto Alegre/ RS

– FEBRE: Festival & Conferência de Música

Novembro
Sorocaba – SP
festivalfebre.com.br

– DMX – Digital Music Experience

Novembro
Rio de Janeiro – RJ
dmx.art.br

– Favela Talks

Novembro
Brasília – DF

– SIM SÃO PAULO

2 a 6 de dezembro
São Paulo – SP
simsaopaulo.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: Confira os festivais programados para 2020 em todo Brasil | » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in