Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Carnaval 2019: Aya Bass impulsiona o canto de mulheres negras

Três das cantoras mais expressivas da música baiana e brasileira contemporânea juntas homenageando o canto de mulheres negras. Esse é o projeto Aya Bass, que une Larissa Luz, Luedji Luna e Xenia França fazendo releituras de sucessos de nomes como Marcia Short, Alobened, Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues, Patrícia Gomes, Daúde, Mariene de Castro, Jovelina Pérola Negra, Marinez, entre outras. O novíssimo projeto, que estreou em janeiro desse ano no festival Sangue Novo, é uma das boas novidades do Carnaval desse ano.

Veja também:
Carnaval 2019: ÀTTØØXXÁ tem trio com Major Lazer e Tropkillaz

O nome do projeto faz reverência ao termo yorubá Ayabas, que significa mãe rainha e designa às orixás femininas. Nele, Larissa, Luedji e Xenia juntam suas forças e vozes aliando a ancestralidade africana aliada com a sonoridade dos graves e beats eletrônicos, juntando o discurso e a estética para potencializar o empoderamento feminino negro. Este é o tom da apresentação vai estar nas ruas em três dias de Carnaval. Juntas elas puxarão o já fundamental trio elétrico Respeita As Minas, na sexta-feira de carnaval, dia 1º de março, no Circuito Barra Ondina. No domingo, dia 03, farão show na Praça Castro Alves. Finalmente, na terça, dia 5, sobem ao palco do Largo do Pelourinho.

Além das cantoras negras baianas e brasileiras, o grupo também presta homenagem a artistas internacionais, tocando sucessos de mulheres negras. Foi daí que o trio se auto apelidou como Nordestinys’s Child, numa brincadeira com o grupo Destiny’s Child, origem da cantora Beyoncé. O Aya bass tem direção musical de Larissa Luz e a banda é formada por Deise Fatuma e Nanny Santos, na percussão, Zinha Franco, no baixo e Suyá Nascimento, na guitarra e Ênio, na guitarra, programações e produção musical.

Programação Aya Bass
– 01/03 (sexta-feira) – Trio Respeita as Mina – Circuito Barra Ondina (14h30)
– 03/03 (domingo) – palco Praça Castro Alves
– 05/03 (terça-feira) – Pelourinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Pingback: Carnaval 2019: Ilê Aiyê comemora 45 anos mantendo força e tradição » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

  2. Pingback: Guia do Carnaval de Salvador 2019; veja o que não perder » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in