Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

BaianaSystem vai para nova série de shows por Europa e EUA

O BaianaSystem vai dar uma parada nos shows que anda fazendo pelo Brasil para mais uma sequências de apresentações pelo exterior. Dessa vez, a banda parte para apresentações na Inglaterra, Portugal e Espanha, além de voltar a Nova Iorque, onde participa do Brasil Summerfest, ao lado de outros nomes da música brasileira. Os shows estão marcados para julho e agosto.

A primeira parada será no MIMO Festival, evento de origem brasileira, e que chega a sua terceira edição internacional. Programado para acontecer entre os dias 20 a 22 de julho, na cidade de Amarante, em Portugal, o festival receberá shows de artistas de 16 países diferentes. Do Brasil, além do BaianaSystem, passam pelos palcos do MIMO, Dona Onete, Almério, Otto   Moacyr Luz. O grupo baiano se apresenta no dia 20 de julho ao lado debMarta Pereira da Costa (Portugal), Matthew Whitaker Trio (EUA), Timbila Muzimba (Moçambique), Dona Onete (Brasil) e Dead Combo (Portugal).

Em seguida, a banda segue para o sul da Espanha, onde se apresenta no Festival EtnoSul, que leva para a pequena cidade de Alcalá la Real artistas de várias partes do mundo. Além dos baianos, estão na programação, que vai de 20 a 22 de julho, nomes como Nelida Karr (Guiné), Gueto Kumbé (Colômbia), Two Siberians (Rússia) e Betsayda Machado y La Parranda El Clavo (Venezuela). O Baiana se apresenta por lá no dia 21.

Dias depois a banda faz sua estreia em palcos londrinos. O show, marcado para o dia 31, vai acontecer no Village Underground, casa de show com capacidade para 680 pessoas. O anúncio do show trata a banda baiana da seguinte forma: “BaianaSystem is one of Brazil’s biggest and baddest live acts. Coming straight out of Bahia, the group not only amplify sound, but also the essence of local traditions…” (em tradução livre: “BaianaSystem é um dos maiores e mais badalados shows do Brasil. Saindo direto da Bahia, o grupo não só amplifica o som, mas também a essência das tradições locais …”)

No começo de agosto, dia 5, a banda volta a Nova Iorque, onde já se apresentou em  2014, num show marcante no festival globalFEST (veja aqui como foi). Desta vez, será no Brasil Summerfest, numa programação integrada ao festival de verão nova-iorquino SummerStage, no Central Park. É o mesmo evento e local em que aconteceu show histórico de Chico Science & Nação Zumbi, em 1995, e que recebe anualmente alguns dos principais nomes de nossa música. Este ano, além do BaianaSystem, o Brasil Summerfest receberá o bandolinista Hamilton de Holanda e as cantoras Roberta Sá e Xênia França também no Central Park. Também dentro do evento, Tiê, Ava Rocha, Badi Assad e Rodrigo Amarante se apresentam em casas de shows na cidade norte-americana em datas variadas.

  • 20.07 – Festival Mimo – Amarante/Portugal
  • 21.07 – Festival EtnoSul – Alcalá la Real/Espanha
  • 31.07 – Village Underground – Londres/Inglaterra
  • 05.08 – Brasil Summerfest x SummerStage – Nova Iorque/EUA

Muito antes de se tornar um dos nomes mais fortes da música brasileira e circular por quase todos os festivais no Brasil, o BaianaSystem já apostava em shows internacionais. Quase todo ano o grupo se apresenta no exterior. Ano passado, Russo, Beto Barreto e cia haviam levado a mistura de música baiana, africana e jamaicana para o festival Roskilde, na Dinamarca. Antes já haviam passado por Sibéria, Japão, China, França e Estados Unidos.

Veja o BaianaSystem na China, em 2011.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tagged under:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in