Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Artistas da nova música brasileira aportam na Europa para turnês

A nova geração de música brasileira há algum tempo vem circulando pela Europa e apresentando o que vem sendo produzido atualmente por aqui. Diversos nomes já fizeram turnês e retornam para novos shows em diversos países. Esse ano alguns nomes já passaram pelo Velho Continente e este mês, e nos próximos, nomes como Lucas Santtana, Céu, Metá Metá e Criolo aportam por lá. Mais na frente outros nomes também devem confirmar turnês, entre eles está o Boogarins, que já circulou bastante em 2014 e volta em 2015. Veja as datas, os locais e os países por onde estes artistas estão passando.

Lucas Santtana iniciou turnê no último dia 18 de novembro passando por Paris, onde fez três apresentações, incluindo rádios locais. Já tocou também em Berlin e agora faz mais oito shows. Ele ainda vai passar por Bélgica, Itália, Holanda, França novamente e Luxemburgo. Veja os shows:

26.11 – Gent, Bélgica
27.11 – Bruxelas, Bélgica
28.11 – Bologna, Itália
29.11 – Milan, Itália
30.11 – Roma, Itália
02.12 – Amsterdã, Holanda
03.12 – Paris, França
04.12 – Luxemburgo

Quem começa turnê nos próximos dias é o grupo paulista Metá Metá. Depois de shows em Paris e Bruxelas no início do ano, o grupo volta à Europa em novembro e dezembro, onde cumpre uma agenda corrida de nove shows, passando por nove cidades e sete países diferentes: Copenhagen (Dinamarca), Dusseldorf (Alemanha), Nijmegen (Holanda), London (Inglaterra), Brussels (Bélgica), Rennes (França), Pau (França), Dublin (Irlanda) e Pantin (França) – onde a excursão se encerra. Confira as datas:

28.11 – Global – Copenhagen, Dinamarca
29.11 – Kit – Dusseldorf, Alemanha
30.11 – Music Meeting Anniversary – Nijmegen, Holanda
01.12 – Cafe Oto – Londres, Inglaterra
03.12 – Botanique Witloofbar – Bruxelas, Bélgica
05.12 – Festival Transmusicales – Rennes, França
06.12 – La Centrifugeuse – Pau, França
07.12 – Temple Bar – Dublin, Irlanda
09.12 – La Dynamo – Pantin, França

ceu por LJ Campos 4

Céu durante show no Under The Bridge, em Londres (Fotos: LJ Campos)

Quem já está desde meados de novembro em turnê européia é a cantora Céu. Ela volta a Europa para dez shows em seis países, incluindo Alemanha, França, Suíça, Áustria, Inglaterra e até o principado de Mônaco. As apresentações começaram no dia 14 de novembro em Zurich, já tendo passado por Munique, Innsbruck, Freiburg, Berlin, Londres e Toulouse. A turnê prossegue agora por Paris, Mônaco, se encerrando em Seignosse. Veja a cobertura do show em Londres pelo site Eleven Culture.

14.11 – Moods – Zurich, Suíça
15.11 – Muffathalle – Munique, Alemanha
16.11 – Treibhaus – Innsbruck, Áustria
18.11 – Jazzhaus – Freiburg, Alemanha
20.11 – C-Club – Berlin – Alemanha
21.11 – Under The Bridge – Londres, Inglaterra
25.11 – Salle Nougaro – Toulouse, França
26.11 – New Morning – Paris, França
27.11 – Opera Garnier, Mônaco
29.11 – Les Bourdaines – Seignosse, França

Alguns outros nomes acabaram de passar pela Europa, como Hamilton de Holanda que fez shows por seis cidades italianas, além de uma apresentação no London Jazz Festival, em Londres; DJ Dolores com a bandas Sonora com apresentações em Amsterdã, Paris, Bruxelas e Londres.

Há ainda aqueles que estão com turnê agendada para o início de 2015. Caso de Criolo, que além da Inglaterra, vão levar a tour “Convoque Seu Buda” para Glasgow (Escócia), Berlin (Alemanha), Amsterdam (Holanda), Gent (Bélgica) e Paris (França). Veja a turnê:

21.01 – ABC Celtic – Glasgow, Escócia
22.01 – Village Underground – Londres, Inglaterra
24.01 – Gretchen – Berlin, Alemanha
27.01 – Bitterzoet – Amsterdam, Holanda
28.01 – De Centrale – Gent, Bélgica
29.01 – Alhambra – Paris, França

Os goianos da Boogarins também caem na estrada em 2015. A banda, que circulou bastante pela Europa neste ano, já tem turnê agenda pelo México e EUA, em março, e volta para Europa para shows por diversos países a partir de junho até o final do ano.

Um dos principais pólos nos últimos anos para os artistas da nova música brasileira é a capital britânica. Londres virou uma espécie de meca para a nova geração, assim como foi fundamental nos anos 60 e 70 para outra. Somente neste segundo semestre de 2014, artistas e grupos como Rodrigo Amarante, Tulipa Ruiz, Bebel Gilberto, Graveola, Ed Motta, Hamilton de Holanda, Metá Metá, Céu, Boogarins, Rafael Castro, DJ Dolores e DJ Tudo, entre outros, passaram pela cidade, divulgando seus mais recentes projetos.

* Texto com colaboração do site parceiro Eleven Culture

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Ive Reply

    Olá! QUERO DIVULGAR O SHOW DO GUITARRISTA E COMPOSITOR DE JAZZ MOU BRASIL EM QUINTETO, QUINTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2015, 19h, TEATRO MOLIÈRE, ALIANÇA FRANCESA SALVADOR. Mais informações: moubrasil@hotmail.com.
    Abraços!
    Ive (PRODUÇÃO MOU BRASIL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in