Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

A hora e a vez dos festivais no interior da Bahia

Feira de Santana, Juazeiro, Itacaré, Mucugê, Ituberá, Serra Grande e Vale do Capão recebem eventos até o fim do ano consolidando interior da Bahia no circuito de festivais.

Não é novidade a realização de festivais por várias cidades baianas, mas nos últimos anos novos eventos surgiram e o leque de opções cresceu. Outros seguem se consolidando, mesmo com os desestímulos a Cultura e com a crise econômica. Até o final de 2019, o interior do estado vai assistir uma boa sequência de festivais com focos em gêneros musicais diversos.

Veja também:

Festivais promovem metal e punk por cidades baianas.
República do Reggae reúne ícones jamaicanos do gênero em Salvador.
Novos videoclipes e mais novidades da música baiana.

Entre os mais novos está o Festival Boa Música, em Itacaré, que promete já estrear com uma programação interessante dentro do universo de bossa nova, MPB, jazz e blues. Outra estreia é o Festival do Bosque, em Juazeiro, com uma pegada mais independente e foca na música contemporânea. O outro novato de 2019 é o Blues Jazz Festival Serra Grande, focado em artistas locais e estaduais de jazz e blues. 

O Dopesmoke realiza sua segunda edição em 2019, focado no rock pesado, enquanto o Festival de Forró da Chapada, leva grandes nomes do forró para Mucugê pela terceira vez. Entre os veteranos os sempre interessantes Festival de Jazz do Capão, Feira Noise e Universo Parallelo. 

A crise, no entanto, pegou em cheio dois festivais tradicionais. O Suiça Baiana, em Conquista, e o Festival de Inverno de Lençóis, decidiram não fazer suas edições desse ano. Ambos não conseguiram captar patrocinadores que garantissem a realização em 2019.

Veja abaixo mais informações sobre os festival confirmados:

III Festival de Forró da Chapada
Festivais Interior Bahia Mucugê

10 a 12 de outubro
Mucugê

Durante três dias, a pequena e simpática cidade de Mucugê se transforma no centro do forró mundial. Realizado há três anos sob a curadoria de Targino Gondim, o evento este ano reunirá mais uma vez nomes de peso nacional e artistas locais. Destaque para o sanfoneiro Mestrinho, a cantora Mariana Aydar, o Quinteto Sanfônico do Brasil, a veterana Anastácia, o cantor do Falamansa Tato, além de Gel Barbosa, Marquinhos Café,  Rennan Mendes, Kátia Cilene, e Nádia Maia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Quinta Feira (10) – Claudinho do Acordeon. Nílton Freitas. Sebastian Silva. Targino Gondim. Tato (Falamansa). Kátia Cylene. Marquinhos Café. Vinny Brasil. Eugênio Cerqueira. Trio Lisbela.

Sexta Feira (11) – Trio Araripe. Sarapatel com Pimenta. Rennan Mendes. Targino Gondim. Bia Socek. Mariana Aydar. Mestrinho. Nádia Maia. João Sereno. Gel Barbosa. Flor Serena. Ivan Greg.

Sábado (12) – Hilário Passos. Pecebes Rabelo. Del Feliz. Targino Gondim. Quinteto Sanfônico do Brasil. Anastácia. Jurandy da Feira. Carlos Pita & Haroldo Melo. Carlos Vilella. Jairo Barbosa. Forró Sorrateiro.

Mucugê – Chapada Diamantina – 478 km de Salvador

Festival do Bosque

12 de Outubro
Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro

Um coletivo que assumiu uma casa de shows, faz um baile que vem dando certo e agora anuncia a primeira edição de seu festival. Nada melhor que começar com uma programação caprichada, juntando artistas locais de destaque com bons nomes das região mais próximas. Entre elas estão os pernambucanos Jéssica Caitano, Madame Voodoox e Camile Yasmine (PE) e os paraibanos do Seu Pereira e Coletivo 401 (PB). Os locais são Sanitário Sexy, Afoxé Filhos de Zaze, P1 Rappers, Paulo Soares e a Terceira Idade, Quadro por Dois e A Trupe Poligodélica. Longa vida!

Juazeiro – Lagos do São Francisco/Norte da Bahia – 511 km de Salvador

Dopesmoke Festival
Dopesmoke Festival

09 de novembro
Prime Music – Feira de Santana

Depois de uma primeira edição bem sucedida no começo do ano, o Dopesmoke Festival volta ainda mais ousado para sua segunda edição ainda em 2019. Dessa vez a atração principal é a banda norte-americana/ mexicana Brujeria. Conhecida pelo posicionamento político e pelas polêmicas, o grupo é um importante nome do Death Metal/Grindcore mundial. O show integra uma turnê por oito cidades brasileira. Mas tem mais, o festival recebe também nomes importantes do rock pesado nacional e baiano, entre eles The Mist e Pesta, de Minas Gerais. A Bahia marca presença com Malefactor, Drearylands, Deformity BR, Erasy, Martyrdom e Aztlan.

Feira de Santana – Portal do Sertão/Nordeste da Bahia – 109 km de Salvador

Blues Jazz Festival Serra Grande
Festivais Interior Bahia

15 e 16 de novembro
Serra Grande – Uruçuca

A pequena vila de Serra Grande, no município de Uruçuca, promove este ano a primeira edição do Blues Jazz Festival Serra Grande. Sâo dois dias de shows na Praça Pedro Gomes, com uma programação com artistas locais e destaques do estado ligados ao universo do jazz e do blues. Além de oficinas gratuitas de música e ações de cuidado com o meio ambiente. Entre os convidados show de Gabi Guedes Pradarrum, Júlio Caldas  e Álvaro Assmar Family & Friends, com Eric Assmar (Veja programação abaixo). Parte dos custos do festival foram arrecadados através de uma campanha de financiamento coletivo.

Sexta-feira – 15|11
Alvorada no Parque Conduru | oficinas | Bate Papo Musical – (Júlio Caldas)
Palco
Teca Godim e Tota Portela | Banda Terráquea e Cacá Magalhães | Família Caribe | Zezo Maltez e Zem Trio | Álvaro Assmar Family & Friends

Sábado – 16|11
Oficinas | Bate Papo Musical – Teca Godim e Tota Portela | Grupo de Flauta da Escola Rural Dendê da Serra
Palco
Números Primos | Eugênio Aramuni trio | Júlio Caldas | Gabi Guedes Pradarrum

Serra Grande – Uruçuca – Costa do Dendê/Litoral Sul da Bahia – 420 km de Salvador

Festival de Jazz do Capão
Festivais Bahia Interior

22 e 23 de novembro
Vale do Capão – Palmeiras

O Festival de Jazz do Capão se mantém como um dos eventos de maior relevância do estado para quem gosta de uma música mais apurada. Durante dois dias, a pequena vila do Capão recebe artistas nacionais e baianos voltados para o jazz e música instrumental. 

Programação:

Dia 22/11 –  Mostra Capão – TerrAqua, Andréa Chatalá, Yaya Massemba |  Nelson Veras |  Luã Almeida Sexteto

Dia 23/11 – Mostra UFBA – Quarteto Alquife | Kapelle17 (Alemanha) | Cesar Camargo Mariano Trio

Vale do Capão – Palmeiras – Chapada Diamantina – 460 km de Salvador

Festival Feira Noise
Festivais Interior Bahia

22 a 24 de novembro
Aria Hall – Feira de Santana 

O Festival Feira Noise correu o risco de não acontecer este ano, mas a edição de 10 anos está confirmada. Para os organizadores, a realização do festival em 2019 é um ato de resistência, encarando o desmanche que vem sofrendo a cultura pelo atual desgoverno federal. A ideia então é enfrentar os desafios e não deixar de celebrar. Na edição de 2019, o Feira Noise contará com 20 atrações, que se apresentarão em dois dias. Uma mudança este ano é que o festival sai do Centro de Cultura Célio Amorim e vai para a casa de shows Aria Hall. Já estão sendo vendidos passaportes no escuro no site Sympla, com valores entre R$40,00 (meia-entrada) e R$80,00 (inteira).

Programação:
Dia 22 – Supercombo, Babi Jaques e Lasserre, Vandal, O Grilo, Isa Roth, Clube de Patifes, Gloria, A vez das Minas

Dia 23 – Francisco el Hombre, Vivendo do Ócio, Àiyê, Barro, Black Pantera, Getúlio Abelha, Dingo Bells, Casapronta, Iorigun, Meus Amigos Estão Velhos, Tangolo Mangos, Calafrio, Rádio Livre, Sergio Magno

Dia 24 – Larissa Luz, Selvagens à Procura de Lei, Zimbra, Colibri, Giovani Cidreira, A Cor, Roça Sound, Rádio Livre, Potyguara Bardo, Juli, Sofie Jell, Sons de Mercúrio

Feira de Santana – Portal do Sertão/Nordeste da Bahia – 109 km de Salvador

Festival Boa Música

15 e 16 de novembro
Itacaré

As belas praias são o maior atrativo de Itacaré. Mas a cidade pode entrar no roteiro também pelo festival que promete realizar. A ideia é levar nomes da bossa nova, MPB, jazz e blues para cinco palcos espalhados pela cidade. O festival deve divulgar a grade completa nos próximos dias. Mas entre os confirmados está o Adaury Mothé Trio, grupo carioca que resgata a sonoridade dos trios de Samba Jazz da década de 60, fazendo releituras, numa linguagem própria e contemporânea, de grupos como Tamba Trio , Sambalanço Trio e Milton Banana Trio. O cinco palcos do festival estão divididos da seguinte forma. Durante o dia, jazz e blues no palco Elza Soares (Ponta do Xareú). Além de apresentações culturais, o festival promoverá workshop para músicos, feira da economia criativa, concurso gastronômico e cortejo nas ruas. 

Itacaré – Costa do Cacau/Litoral Sul da Bahia – 249 km de Salvador

Universo Paralello
Festivais Interior Bahia

27 de dezembro a 3 de janeiro
Praia de Pratigi – Ituberá

Já tradicional no litoral baiano, o Universo Paralello comemora 20 anos de atividade. De um pequeno festival focado em música eletrônica a um grande evento com shows de artistas de vários estilos e tamanhos. Esse ano, o Universo Paralello já confirmou nomes como Caetano Veloso (confirmado no dia 28), Os Mutantes, Benzina, Ponto de Equilíbio, 3030 e Djonga. Serão sete palcos, ainda com foco principal na música eletrônica. Vários nomes desse cenário também já estão confirmados. Entre eles, os internacionais Adana Twins, D-Nox, Karmon, Pepperpot, Thyladomid e Stan Kolev. Além dos brasileiros Alok, Anderson Noise, Barja, Bhaskar, Dakar, Doksu, Eli Iwasa, Fabrício Peçanha, FlexB, G. Felix, Gaba Kamer, Gabe, DJ Glen, Hippocoon, ILLUSIONIZE, K.A.L.I.L, Leo Janeiro, Liu, DJ Mau Mau, Morttagua, Nana Torres, Puka, Renato Cohen, Ricardo Fahrat, Rrotik, So Fat, Spuri, Swarup, Tessuto, Vivi Seixas e ZAC.

Ituberá – Costa do Dendê/Litoral Sul da Bahia – 176 km de Salvador

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments

  1. Pingback: Para se manter atualizado: veja os novos clipes da música brasileira » Para quem gosta de música sem preconceitos

  2. Pingback: Festival de Música Educadora FM anuncia finalistas; veja lista | » Para quem gosta de música sem preconceitos

  3. Pingback: Resistente, Feira Noise chega a 10ª edição; veja programação | » Para quem gosta de música sem preconceitos

  4. Pingback: Festival Metamorfose chega a 2ª edição com foco nas novidades | » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in