Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

10 programas de rap nas rádios brasileiras para ouvir ou enviar material

O rap é um dos gêneros mais populares no Brasil atualmente, especialmente entre o público mais jovem. Assim mesmo, dificilmente ouvimos rap e derivados nas rádios brasileiras, conforme mostramos na matéria “Que música ouvimos nas rádios brasileiras?”, publicada em nossa revista. Há, no entanto, alguns programas específicos em cantos do país, que abrem espaço para a imensa produção do rap nacional. Finalizando o panorama mostrando os programas focados em música brasileira contemporânea, rock e rap, encerramos com os programas de Norte a Sul do país voltados para a cultura hip hop. Além dos programas, há ainda rádios, poucas, infelizmente, que incluem algo de rap em sua programação normal, como a Cultura FM, de Brasília, a Frei Caneca, de Recife, e a Educadora, de Salvador. Fora das rádios, existem, no entanto, diversos outros canais focados no gênero.

Veja também:

– 14 programas de rádio de música brasileira atual para ouvir ou enviar material.
10 programas de rock brasileiro nas rádios para ouvir ou enviar material.

programas de rapNordeste

– EVOLUÇÃO HIP HOP
Salvador- BA
Educadora FM 107.5
Sábados, 17h
Há 13 anos no ar, o programa é totalmente dedicado ao rap nacional, priorizando a produção do norte-nordeste. Além de tocar muita música, entre novidades e clássicos, tem caráter educativo, informativo e de entretenimento, realizando entrevistas com nomes do rap brasileiro. O Evolução Hip Hop é transmitido para 45 municípios baianos pelo dial e para todo Brasil e mundo através do site da rádio.
Produtor e apresentador: Hamilton Oliveira (Dj Branco)
E-mail: [email protected]
Blog: www.educadora.ba.gov.br/evolucaohiphop
Twitter: @EvolucaoHipHop
Facebook: /DjBranco007
www.educadora.ba.gov.br

– ZUMBI
Fortaleza – CE
Universitária FM 107,9
Domingo – 18h às 20h
Vinculado a rádio da Universidade Federal do Ceará, o programa é dedicado à música produzida no âmbito do hip hop brasileiro, especialmente lançamentos, acolhendo também produções que orbitam pela cultura black. Além da programação musical, também são transmitidas entrevistas com artistas e notícias das culturas de periferia.
Produção: Thaís Aragão
Sugestões: [email protected]
www.radiouniversitariafm.com.br

– BACANGA É RESISTÊNCIA
São Luís-MA
Rádio Bacanga FM 106,3
Sábados, das 18h às 20h
Música, debates, entrevistas e muita resistência, esse é o mote do programa. Durante duas horas apresenta novidades e clássicos do rap, mas também de outros estilos ligados a cultura negra, coo reggae e maracatu, pr exemplo. Tem também entrevistas com personalidades e profissionais ligados a cultura negra e a resistência cultural. No ar pela rádio comunitária Bacanga, tem transmissão em FN, mas também pela internet para qualquer parte do planeta.
[email protected]
Facebook: /BacangaeResistencia
www.radiobacangafm.com

– IMPÉRIO PERIFÉRICO
Aracaju – SE
Aperipê FM 104,9 FM
Sexta, das 20h às 22h
Há mais de 13 anos no ar, o programa é focado no melhor do rap nacional e sergipano, com muita música, mas também entrevistas e apresentações no estúdio. Além de ter o programa de rádio tem o programa na TV chamado, Periferia.
Facebook: /imperioperiferico104.9
Instagram: @imperioperiferico104.9
www.aperipe.com.br

programas de rapSudeste

– ESPAÇO RAP
Jundiaí – SP
Rádio 105,1 FM
Todos os dias, de 18 às 23 horas
Dos mais importantes programas de rap do país, está no ar há mais de 20 anos. Inicialmente era um pequeno programete de 15 minutos de duração semanal. Ganhou espaço e audiência e hoje é dividido em duas partes, indo ao ar todos os dias da semana sempre com o melhor do rap nacional. A primeira apresentada por Nuno Mendes e a segunda por Fábio Rogério. Vai ao ar nos sábados e domingos, das 18h às 20h com a parte 1 e de 20h às 23h com a parte 2. De segunda a sexta, a parte 1 vai de 18h às 19h e a 2 de 20 às 23h. Tem uma audiência gigantesca, não só na Grande São Paulo, mas também em mais de 250 cidades do interior de São Paulo, sul de Minas e norte do Paraná. Poder ser ouvido também ao vivo pela internet.
radio105fm.com.br

– BOOGIE IN BRAZA
São Paulo – SP
Rádio Brasil Atual 98,9 FM (grande SP), 93,3 FM (litoral paulista) e 102,7 FM (noroeste paulista)
quintas das 20h às 22h
Produzido desde 2017, o programa fala de rap nacional e internacional, R&B e todas as vertentes da black music. Muita música, mas também muito papo, recebendo convidados ao vivo no estúdio. Porlá já passaram mais de 200 convidados especiais como Mano Brown, Edi Rock, KL Jay, Thaide, Dexter, MC Soffia, Rashid, entre muitos outros.
Apresentação: DJ Claytão e Filiph Neo
Facebook: /boogieinbraza
Instragram: @boogieinbraza
www.redebrasilatual.com.br/radio

– BLACK SONGS
Mogi das Cruzes – SP
Rádio Transcontinental FM 104,7
Sábado e Domingo – 18h às 21h
A ideia aqui é apresentar a música negra mundial, entre as clássicas e as modernas, passando por rap e hip-hop, mas também funk & soul, samba rock e R&B, nacional e internacional.
Apresentação e produção: DJ Luciano
transcontinentalfm.com.br

– HORA RAP
Belo Horizonte – MG
Rádio UFMG Educativa 104,5
Sexta, às 18h
Espaço destinado a apresentar um panorama da diversidade existente no rap, desde músicas dos primórdios do hip hop aos sons atuais. Destina amplo espaço à produção nacional, sobretudo aos produtores e artistas de Minas Gerais, que possui uma das cenas mais proeminentes do gênero. O programa é transmitido ao vivo. Além de tocar muita música, o programa recebe em seu estúdio grupos e artistas mineiros para entrevistas.
Produção e apresentação: Clebin Quirino, Fabiana Santos e Michel Brasil
[email protected]
Facebook: /horaraoficial
Twiter: @horarapbh

programas de rapCentro-Oeste
– CULTURA HIP HOP
Brasília – DF
Cultura FM 100,9
Sábado, das 18h às 20h
Durante duas horas, o programa apresenta uma seleção de músicas e artistas ligados à cultura hip hop, rap e charm.
Produção e apresentação: DJ Chokolaty
www.cultura.df.gov.br
[email protected]

programas de rapSul
– A VOZ DO RAP
Curitiba – PR
Rádio Estação Pinheirinho – 98,3 FM
Segunda a sexta, das 18 às 19 horas
Uma das opções para o rap no dial é utilizar as rádio comunitárias. É o caso do A Voz do Rap que apresenta artistas do rap nacional e recebe convidados para entrevistas ao vivo.
[email protected]
www.radiosulcuritibafm.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in