Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Trabalho, turnês, discos e novas ideias no rock baiano

As bandas baianas Vendo 147, Maglore e Ênio e A Maloca são alguns dos nomes que tem trabalhado bastante e encontram formas de divulgar suas músicas. Fazendo turnês, tocando em festivais, aproveitando as novas mídias, elas buscam seus próprios caminhos e deixam de lado a procura por uma única fórmula.

Vendo 147 viajando e preparando disco

Vendo 147 - Bruno Sarraf - divulgação_MenorSe tem uma banda de rock na Bahia hoje que sabe trabalhar sintonizada com os novos tempos do mercado musical, é a Vendo 147. Reclamando menos e trabalhando muito, o grupo tem circulado como poucas pelo país, especialmente através de festivais. A banda encontrou uma maneira própria de trabalhar, se aliando ao Coletivo Quina Cultural, ligados ao circuito Fora do Eixo, e dividindo as funções dentro da banda. Todos são músicos, mas tem suas atividades paralelas, e na banda, levam suas expertizes. Dimmy, um dos bateras, assume praticamente toda parte de contatos e produção;o outro batera, Glauco, trabalha com produção de áudio; Pedro, um dos guitarristas, com o desenvolvimento de equipamentos, Duardo, o outro guitarrista, é designer e toma conta da concepção visual – arte dos discos, cartazes, camisas, etc; e Caio, o baixista, reforça a divulgação na internet. Com essa divisão, a banda tem tocado bastante e conseguido

circular pelo país. Recentemente estiveram no Festival Transborda, em BeloHorizonte, onde foram um dos destaques (leia aqui cobertura do festival por Bruno Nogueira). Preparam agora uma pequena turnê em outubro ao lado da banda húngara Silver Shine, passando pelo interior paulista (Piracicaba, dia 15/10, e Marilia, dia 17/10) e pelo Festival Demo Sul, em Londrina, Paraná, dia 16/10. Além disso já são presença certa no festival Big Bands, que acontece de 20 a 24 de outubro no Pelourinho e em eventos locais como Desafio de Bandas e Hoje é Dia de Esquina. Paralelo a isso, o grupo está em estúdio gravando seu primeiro disco, que terá produção do quase onipresente andré t (Cascadura, Retrofoguetes e Pitty). A idéia para o trabalho é ousada, pois se trata de um álbum conceitual, batizado de “Godofredo”, numa citação a “God a Freedom”, deus da libertade, do livre arbitrio, e se estende para outras áreas além da música, incluindo ainda texto, arte e vídeo, todos interligados. “O trabalho vem sendo realizado com bastante cuidado com a sonoridade e as timbragens. Não convidamos ninguém, nenhum outro músico, ou instrumentista pra gravar conosco. É um primeiro disco, daí a idéia é fazer uma coisa mais coesa, gravando com os nossos instrumentos mesmo e o mais real possível do que é executado ao vivo. Fazer um disco que possamos depois reproduzi-lo no palco, com baixo, guitarra e o clone drum”.

Shows do Conexão Vivo na TVE

Tem mais. O programa especial com a Vendo 147, gravado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, dentro do projeto Conexão Vivo, será exibido na TVE no dia 02 de outubro. O projeto que ainda está acontecendo na Sala do Coro e segue até 22 de novembro, inclusive, já tem os programas especiais agendados na emissora. Veja a programação:

25/09 – Dubstereo
02/10 – Vendo 147
09/10 – Dois em Um
16/10 – Os Barcos
23/10 – Manuela Rodrigues
30/10 – Raimundo Sodré

Os shows que ainda vão ser realizados na Sala do Coro do TCA são:

04/10 – Paulo Soares
18/10 – Vivendo do ócio
08/11 – O Quadro
22/11 – Sandra Simões

Maglore vai fazer turnê pelo Nordeste

magloreOutra banda em alta atividade é a Maglore. Com pouco tempo de estrada, o grupo tem dado passos largos, conquistando um séquito de fãs e se estabelecido como um dos bons nomes da safra atual do rock baiano. Como a Vendo 147, a Maglore tem corrido atrás e, ao mesmo tempo que finaliza seu disco de estreia, circula com shows na Bahia e, ainda timidamente, fora do estado. Depois de visitas a Vitória da Conquista e São Paulo, a banda prepara, no entanto, uma longa turnê pelo Nordeste, com dez apresentações em seis estados diferentes. A turnê batizada de Novíssimos Baianos será ao lado da banda Os Barcos, de Conquista. Em Salvador, os shows tem contado sempre com um bom público que acompanha a banda cantando todas as músicas, algo não tão comum em bandas novas.  Com produção de  Jorge Solovera, o disco já está gravado e deve ser lançado de forma independente em dezembro ou janeiro de 2011. Serão 13 músicas, algumas delas já vem sendo lançadas virtualmente como singles pela internet. Dois clipes também devem sair em breve, ambos utilizando a técnica de stopmotion.  Veja as datas da turnê da Maglore abaixo:

02 Dez  – Vitória da Conquista (BA)
03 Dez – Feira de Santana (BA)
04 Dez – Salvador (BA)
05 Dez – Camaçari (BA)
06 Dez – Aracaju (SE)
08 Dez – Maceió (AL)
09 Dez – Recife (PE)
10 Dez – João Pessoa (PB)
11 Dez – Campina Grande (PB)
12 Dez – Natal (RN)

Ênio e A Maloca: Boa ideia na promoção de single

bannerenioSe de boas intenções o inferno está cheio, as boas ideias ainda são muito bem vindas. A banda Enio e a Maloca, assim como a Maglore, criou uma estratégia de ir soltando singles aos poucos, antes de lançar o novo disco, que deve chegar ao público ainda este ano. A banda lançou o primeiro desses singles, “Uma Parte do Todo”, faixa-título do álbum, no próprio MySpace (www.myspace.com/enioeamaloca), mas não deixou a música lá simplesmente. A  inovação é que dá para ouvir, mas para ser baixada o público tem que possuir um código de acesso para liberação. O código pode ser encontrado em cartões distribuídos pela banda nos shows, em eventos  e alguns lugares específicos, e que, além do download, dá ainda direito a um desconto de 20% na compra de qualquer produto da loja Adidas Originals do Shopping Iguatemi de Salvador. Uma parceria nos moldes do que vem ocorrendo mundo afora, com uma empresa que não necessariamente tem a ver com música se envolvendo com artistas, ao invés de depender de gravadoras. “Uma Parte do Todo” é uma das 11 músicas que integram o CD, que tem produção de andré t e será reforçado na divulgação com um videoclipe e uma turnê nacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in