Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Quais os melhores discos de 2012?

Ainda é cedo? Bom, alguns sites, blogs e revistas resolveram adiantar suas listas. Na verdade, eles só divulgaram as listas dos melhores discos dos primeiros seis meses. Ainda tem todo o segundo semestre, mas eles decidiram já soltar um bom aperitivo até porque muitos lançamentos importantes já rolaram. Então quem não está acompanhando as novidades que estão saindo tem essa boa oportunidade de tentar dar uma olhada no que os especialistas estão destacando até agora. Vamos às listas:

Rolling Stone (EUA) – veja a lista
Os editores da edição norte-americana da revista Rolling Stone fizeram uma lista dos melhores 40 discos até o meio do ano. Estão lá vários lançamentos de veteranos, mas também artistas de rap, indie rock e como resultado um bom apanhado, com muitos nomes conhecidos. Uma lista equilibrada que dá bastante espaço para medalhões de respeito e para as novas promessas, como a banda Alabama Shakes, ótima surpresa deste primeiro semestre.

 

Move That Jukebox (Brasil) – veja listas
O site Move That Jukebox convocou seus colaboradores para destacar os 5 principais discos de 2012 até agora, misturando nacionais e internacionais. Cada um fez sua lista e o resultado é bem diverso, com nenhuma unanimidade, mas alguns discos muito bem cotados em mais de uma lista. São seis listas no total, com o novo do Hot Chip ficando entre os destaques.

 

Som Alternativo (Portugal) – veja listas
Outro site nacional que reuniu seus colaboradores para uma lista prévia dos melhores do ano, com os lançamentos até junho, foi o Som Alternativo. Aqui quatro colaboradores soltam suas listas com dez (ou um pouco mais) discos focados basicamente no rock feito no lado ocidental do planeta. Apesar do foco, as listas são bem diferentes, com alguns poucos nomes em comum. Uma quase e merecida unanimidade é o disco solo de Jack White, “Blunderbuss”.

AltNewspaper (Brasil) – veja lista
O AltNewspaper focou no Brasil e fez a seguinte aposta: 12 discos nacionais de 2012 que você ja deveria ter escutado. Além de dar atenção a produção nacional, a seleção não aposta no óbvio e traz algumas novidades que costumam passar despercebida até mesmo pelos especialistas. Melhor, ele ainda coloca o link para download dos discos. Não tem desculpa para conhecer trabalhos como a banda de punk/hardcore do Distrito Federal, Cidade Cemitério, o rock experimental da Jennifer Lo-Fi, ou um mais conhecido, o aguardado novo disco de Siba.

Spin (EUA) – veja a lista
A Spin também resolveu fazer sua lista de melhores de meio ano e também selecionou 40 álbuns de destaque neste primeiro semestre. Segue também a lógica da variedade, mas com trabalhos de nomes muito menos conhecidos e muita gente nova. Tem lenda do alt-rock, disco revisionista, country, música africana, metal extremo sueco e, segundo eles, o melhor disco de rap de 1987. Um dos discos que aparece nesta e tem aparecido em muitas listas é o “Attack on Memory”, do Cloud Nothings.

 

MTV – James Montgomery (EUA) – veja lista
O jornalista James Montgomery da MTV norte-americana não ficou de fora, também  soltou uma lista dos melhores discos do primeiro semestre. Entusiasmado com os lançamentos dos seis meses de 2012, ele fez uma lista de menções honrosas e outra com os 10 melhores do ano até agora, com muito rock, rap e grandes nomes já consagrados. O primeiríssimo lugar ficou com uma banda canadense ,que aparece em várias listas e deve figurar nas listas de final de ano. O duo Japandroids é uma das boas surpresas do ano.

Idolator (EUA) –  veja lista
O primeiro semestre, segundo o blog Idolator (especializado em pop), foi dominado por novatas, queridos indie e lançamentos inesperados. Uma lista de 12 discos, colocando os destaques na ordem de melhores. A escolha entre os editores do site foi unânime e o novo disco do Gossip, “A Joyful Noise”, foi eleito como o melhor do ano até o momento, numa lista que tem ainda Norah Jones, Lana Del Rey e Garbage.

 

Pitchfork (EUA) – veja lista
o site Pitchfork partiu para uma lista não de melhores, mas daqueles bons discos que podem ter passado despercebidos neste primeiro semestre. O resultado é uma lista de artistas bastante desconhecidos e uma oportunidade ainda maior para quem quer conhecer novidades. Tem o duo alemão Mouse on Mars, o quarteto de death/doom metal de Seattle Anhedonistos, os DJs italianos Voices From the Lake, o cantor Daughan Gibson, que mistura country, dubstep, eletrônica e  folk, o gospel psicodélico dos jamaicanos do The Congos com produtores americanos, entre outros.

Tenho Mais Discos que Amigos! (Brasil) – veja lista
Uma lista dos 95 discos que destacaram e que você deveria ouvir em 2012. O resultado vem das dicas de lançamentos imperdíveis que o site Tenho Mais Discos que Amigos lança todo mês. A lista não poderia ser diferente do que vasta e diversa, com destaque para o rock, mas com metal, punk, indie e hardcore. Tem desde os retornos das bandas Garbage, Cramberries, Beach Boys e Van Halen a The Hives, Bonde do Rolê, Sigur Rós e Norah Jones.

 

Agora é procurar ouvir tudo já tem sua ista? Conhece outras?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 Comments

  1. Thiago Fernandes Reply

    Listas sempre são tendenciosas e sim, pretenciosas. O bacana que me desperta sempre curiosidade para ouvir os álbuns que elencam essas listas, mas algumas vezes não me convence como sendo “o melhor”. Baixei o “A Joyful Noise” do Gossip em vários momentos muito parecido com o “MUsic for men” álbum anterior da banda.

  2. Carol Ferraz Reply

    Tá faltando o albúm da Malbec nessas listas e resenhas de bandas nos sites especializados no Brasil. Esses caras fazem uma música muito original e, mesmo sendo independetes conseguiram fazer com que o primeiro disco soasse como os grandes. Vale a pena baixar o disco no site da banda. http://www.malbec.mus.br. Mtooo bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in