Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Quais os melhores discos baianos de 2015? Vote e ajude a escolher

Reunimos mais de 130 discos baianos lançados em 2015 para escolha popular do melhores do ano.

Há algum tempo realizamos votação popular para escolha dos melhores discos baianos do ano. Mais uma vez convocamos o público para ajudar a entender o que acontece de mais interessante em nossa música. Mais do que uma disputa, é uma forma de conhecer o que anda sendo produzido e tentar prestar atenção no que mais se destacou dessa produção. Se ano passado conseguimos reunir 130 discos lançados em 2014, esse ano aglutinamos os 129 trabalhos produzidos por artistas baianos em 2015, seja CD, Ep, virtual ou físico.

Na lista abaixo temos obras de estilos os mais diversos, rock, pop, mpb, samba, regional, eletrônica, reggae, rap, instrumental, experimental e tudo mais. Assim como em anos anteriores, preferimos deixar de fora a maior parte da produção de Axé Music, Pagode, Arrocha e Sertanejo, não por preconceito, mas por reconhecer a força própria desses gêneros. Assim mesmo, alguns nomes que trafegam por estes ambientes, mas trazem trabalhos com propostas mais amplas, foram incluídos.

Também decidimos não diferenciar artistas consolidados, que já residem em outras cidades e produzem seus trabalhos fora da Bahia, dos que vivem e produzem no estado, afinal também são baianos, e isso vale tanto para grandes estrelas da MPB, quanto para artistas menos conhecidos que tentaram a vida na Europa. Assim como também há artistas que não nasceram exatamente aqui, mas viveram desde sua infância e tiveram sua produção ancorada no estado.

O importante é que o público faça seu discernimento e vote seguindo o que acha mais interessante e importante. Nada mais democrático do que as decisões ficarem a cargo do público. Cada pessoa pode votar apenas uma vez em até 10 discos (lembrando que se forem identificados votos via robô – não é difícil perceber – o álbum terá o número de votos zerado). A votação começa neste dia 12 de janeiro e segue até o dia 11 de fevereiro. Boa escolha!

Veja também:
Os melhores discos brasileiros de 2015 segundo sites, blogs, revistas e críticos.
– Os melhores discos de 2015 segundo a crítica mundial.
– Os 20 filmes sobre música que você deveria ter visto em 2015.

[poll id=”3″]

79 Comentários

  1. Barbara Reply

    Gente, cadê o CD-DVD de Mariella Santiago nessa lista?!?
    SEm dúvias, dos mais incríveis do ano, gravado no TCA com todo o mérito e talento da cantora, pelo prêmio Natura Musical.

  2. Paula Loyola Reply

    Ainda muita banda faltando nesta lista e que merecem ser listadas, são elas:

    Jahfreeka Soul
    Vivi Akwaaba
    Luiza Leoa
    Banda Cativeiro
    Banda Tallowah
    Kwanza
    Africa Trinity
    Manospreto
    Victor Badaró
    Ras Mateus
    Prince Addamo
    Reza Verde
    Outros

  3. eris souza Reply

    De tudo que ouvi este ano na produção musical baiana, sem dúvida O “Mama Kalunga” de Vigínia Rodrigues foi a maior surpresa. CD Maravilhoso!!! Não canso de ouvi-lo.

  4. Chris Magalhães Reply

    Meus votos são para os músicos e cantores de Feira de Santana que tem produzido coisas bem bacanas e merecem o reconhecimento de tanto trabalho e dedicação!

  5. Márcio Souza Reply

    A célula. Essa banda é show. Aconselho a quem não conhece a ouvir ao menos uma vez(se consegui ouvi só uma). Uma grata revelação à música Bahia e Brasileira! Parabéns meninos !

  6. Antônio Veiga Reply

    Sou carioca, mais tive o prazer de escutar através do canal YouTube a banda Astralplane e me amarrei. Muito bom o som dos caras,
    tocam muito. Show. Muito show essa banda.

  7. Carolina Chagas Daltro Reply

    Eu venho acompanhando o trabalho da Caru e simplesmente é sensacional.
    De tudo que escutei sem dúvidas esse CD está incrível…muito talento depositado nesse lindo trabalho.
    Parabéns!!!!!
    Ansiosa para os próximos trabalhos dela.
    CD Maravilhoso genteeee! Quem não conferiu ou não conhece o trabalho da Caru, tá ai uma grande oportunidade de conhecer.
    Show!!!

    1. Carolina Chagas Daltro Reply

      Eu venho acompanhando o trabalho da Caru e simplesmente é sensacional. De tudo que escutei sem dúvidas esse CD está incrível…muito talento depositado nesse lindo trabalho. Parabéns!!!!! Ansiosa para os próximos trabalhos dela. CD Maravilhoso genteeee! Quem não conferiu ou não conhece o trabalho da Caru, tá ai uma grande oportunidade de conhecer. Show!!!

  8. Rogério de Medeiros Reply

    Astralplane esse grupo está sendo uma revelação em criatividade e de música, e tem um excelente futuro para conquistar o Brasil.
    Grupo com personalidade com repertório próprio.
    Parabéns Astralplane

  9. Danuse Leite Reply

    As musicas de Caru é Luz, é Paz, é Mantra, é vontade de ouvir sem parar, composições maravilhosas! Antes de votar ouçam e decidam e aguardem que vem mais maravilhas este ano. Parabéns Caru, tenho certeza que quando o Brasil te ouvir, o amor se fará presente em todos os corações.

    Maravilhosa! Sensacional! Show total!

  10. Pingback: Os melhores discos brasileiros de 2015 segundo sites, blogs, revistas e críticos » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

  11. Gutemberg Ribeiro Vieira Reply

    Parabéns, Cabong, pelo projeto de escolha dos Melhores Discos Baianos de 2015. Não fico no campo de quem é o melhor ou quem merece ganhar. Prefiro ocupar a torcida pelos trabalhos que se concretizaram, que estão e vão rolar por aí. Jogo um parabéns geral a todos. Fiz minhas escolhas pelas pessoas e por trabalhos que conheço, mas deixo uma força a todos os outros por serem e estarem. Apenas questiono, e sem desmerecer, o fato de se colocar tantos discos de um único artista. Não seria melhor escolher um de cada artista e assim dar janelas para outros? Fica a sugestão… E, ainda, senti falta do trabalho elogiado e premiado “Caim”, de Achiles Neto e Marcus Marinho. Eis um que poderia compor a lista…
    Forte abraço!
    Gutemberg Vieira – Gutemba.

    1. Luciano Matos Reply

      Obrigado, Gutemberg. A votação é apenas uma forma de dar visibilidade para todos esses artistas e mostrar a produção do estado. Obrigado pelo comentário. O disco de Caim é muito bom e não entrou pq é de 2014, entrou na votação do ano passado. Outro abraço

      Luciano Matos

  12. Maurício Lucena Goes Reply

    Luciano, gosto muito do seu site. Referência grande para música baiana. Parabéns pela iniciativa! Você é fera! Sobre a lista publicada, deixar claro que não são indicados por você como melhores, mas apenas uma lista de discos produzidos em 2015. Vi uma galera citando que foi indicada como melhor do ano pelo site.
    Valeu!

    1. Luciano Matos Reply

      Valeu, Mauricio. Brigadão. Está claro, as pessoas aproveitam a informação e usam como querem. Infelizmente nem todo mundo da forma correta. Não sei como posso controlar isso. abs

  13. Duda Spínola Reply

    Parabéns pelo seu belo trabalho, Luciano. Essa sua militância incansável e ininterrupta na divulgação de artistas baianos independentes, mostrando que a Bahia segue produzindo música relevante, é admirável. Abraço

  14. Paulo Reply

    Muito bom, parabéns!
    Só senti falta de links diretos, infelizmente a maioria de nós conhece apenas uma parcela dos artistas aí elencados…

    1. Luciano Matos Reply

      Eu pensei em fazer isso, mas nem todos teriam isso disponível e seria injusto. Além disso, não é tão difícil encontrar a maioria. Quem sabe não fazemos isso com os 10 ou 20 primeiros? ABraços

  15. Pingback: Artistas conquistenses disputam os melhores discos baianos de 2015 | Revista Gambiarra

  16. Micheline Castro Reply

    O disco Fazendo Arte – do guitarrista e violonista feirense: Rony Santini – é sem dúvidas um grande projeto!
    De uma virtuose, agregando técnica e muita emoção em 5 faixas (cada uma com sua peculiaridade) num estilo jazzístico; sem cortes; livre como tem que ser!
    Enfim, a BAHIA tem música de nível instrumental que não deve nada pra nenhum lugar do mundo!
    Se você ainda não ouviu: SEJA BEM VINDO A BOA MÚSICA!

  17. Margareth Casé Reply

    Brilliant to have this amazing collections. Well done Baianos!!

    Very well done!! But also too long!

    Thank you!

    Margareth Case

  18. Jéssica Reply

    O CD de Juliana Greyce é muito bom!!!
    Tive o prazer de assistir o show de lançamento, foi tudo perfeito! Um verdadeiro espetáculo! Aguardando ansiosa pelo DVD.

  19. timoteo oliveira nascimento Reply

    Muito criativo e enovador historia verídica de sua terra,muito bom mesmo,isso é que é um artista culturístico!!!

  20. Pingback: Os melhores discos baianos e brasileiros de 2015 – crítica » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

  21. Pingback: Bahia e sua diversidade musical - Eu Alternativo Eu Alternativo

  22. Maisa Moraes Reply

    Minha torcida é toda para Juliana Greyce, cantora de Feira de Santana.
    Ano que vem quero poder entrar aqui novamente para votar no seu CD e DVD lançados em 2016.
    Parabéns! !! Sucesso sempre!!!

  23. Cristiane Leite Reply

    Caru em ” A Terra e o Tempo “, tem na veia a arte de compor lindas musicas que nos evoca a Paz ouvindo poesia de qualidade. Cantora,Poetisa e Arquiteta nascida em Feira de Santana, Bisneta do grande Maestro, Compositor e Professor Tertuliano Santos, hoje mora em Salvador, onde exerce suas duas artes. Aguardem que este ano sairá do forno o disco completo, vamos votar também em Caru!

    Parabéns Caru, e muito obrigada por lindas musicas, meus ouvidos agradecem!

  24. Adriana Reply

    Não consigo votar desde segunda. Acho errado abrirem uma votação onde o sistema não funciona.
    Os músicos estão sendo prejudicados!
    O que houve?
    Estou aguardando respostas, para poder votar em Juliana Greyce e Fabrício Barreto!

    1. Luciano Matos Reply

      Vocês ja votaram alguma vez? Pq o sistema bloqueia outro voto. Cada pessoa só pode votar uma vez por IP. se alguem em sua casa ja votou, nao pode mais.

  25. Cristiane Reply

    Luciano, o problema deve ser no site,isso ja sabemos (voto por IP) porque, existem pessoas que ainda não votaram (IPs diferentes) e não estão conseguindo, fineza verificar, obrigada.

  26. Adriana Reply

    O site está travado. Observe que desde segunda, o número de votos de todos estão estacionados no mesmo número. Não achou isso estranho?
    Eu não votei ainda. Estou impossibilitada de votar.
    Selecionei o CD, quando cliquei no botão (Vote) a página trava.
    Faça o teste. Tente votar em algum celular ou computador que nunca votou.
    Nunca votei e desde segunda não consigo!

  27. Val Oliveira Reply

    Em nome da RATTLE, agradeço por termos sidos lembrados!

    Abraços

    O RATTLE lançou em 2015 seu full lenght, “Tales of the Dark Cult”, pela Shinigami Records, sendo os trabalhos anteriores o split “Pain is Inevitalble” (2011) e a coletanea “Hellstouch” (2012).
    Vamos trocar experiências e nos divertir junto com vocês!

    Contatos: rattlemetal@gmail.com

    RATTLE – “Tales of the Dark Cult” (Shinigami Records/2015)
    First full lenght!! Já disponível!! Now Avaliable!!!
    Adquira sua cópia de “Tales of the Dark Cult” no seguinte link: http://bit.ly/1T6PaCV.
    Track list:
    1. The Embodiment Of Evil
    2. The End
    3. Semper Fi
    4. Call Of Duty
    5. Operation: Exterminate!
    6. Whispers
    7. Last Standing Man
    8. Pay To Enter, Pray To Exit
    9. Hell Of The Living Dead
    10. Insomnia (The Sleep Of Reason Produces Monsters)
    11. The Dark Cult
    RATTLE (Brazilian Thrash/Death Metal )
    For more info:
    http://www.rattlemetal.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/RATTLEMETAL
    https://www.youtube.com/user/RATTLEMETAL
    http://www.reverbnation.com/rattle
    ‪#‎rattle‬ ‪#‎shinigamirecords‬ ‪#‎Thrash‬ ‪#‎deathmetal‬

  28. Emídio Souza Barreto Neto Reply

    Parabéns pela iniciativa. gostaria de poder ouvir todos os indicados para votar a partir do conhecimento do trabalho de cada um. É possível ter acesso a eles por aqui? Grato.

    1. Luciano Matos Reply

      Eu gostaria de colocar link para todos, mas é muita coisa e nem todos tem link disponivel. Vou tentar colocar dos ganhadores. Obrigado por participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in