Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Ouça os novos singles e parcerias lançados por artistas baianos

Quem gosta de saber das novidades do mundo da música sabe como a produção está intensa e difícil de acompanhar nos dias atuais. A Bahia também segue nesse ritmo, com vários lançamentos e muita produção chegando aos serviços de streaming semanalmente. Separamos aqui alguns dos singles lançados nessas últimas semanas de 2019 por artistas baianos, além de algumas parceiras com alguns deles. Conheça e ouça as novidades de Baco Exu do Blues, BaianaSystem, Luedji Luna e ÀTTØØXXÁ, entre outros. 

Veja também:

Bahia mostra a cara de sua música em dezenas de novos videoclipes.
– Lançamentos: ‘Sinfonias de Pagode’ – Sanbone Pagode Orquestra.
– Os melhores discos baianos de 2018.

Entre tantos lançamentos, é quase impossível dar conta das novidades vindas do rap. Entre clipes, mixtapes, discos e EPs de diversos artistas, o controverso Baco Exu do Blues lançou uma novidade. É o primeiro single depois do elogiado disco ‘Bluesman’. Com versos como “Escondi minha depressão dos meus amigos / Me tranquei em casa a procura de abrigo / Eu já fudi minha vida por isso que esses merda nunca vão fuder comigo”, o rapper soteropolitano dá um resposta às críticas e volta a tratar de um tema espinhoso, a depressão. “Paris” tem bases produzidas pelo duo DKVPZ e traz trechos da letra em francês, falados por Loïc Koutana (Teto Preto) e Yannick.

Outro ritmo sempre forte na Bahia é o reggae e os ritmos jamaicanos. Uma de suas mais representantes é Soraia Drummond, que tem uma carreira profícua no exterior. No dia Dia Internacional da Mulher, 8 de março, ela lançou um novo single, “You Don’t Know”, prévia do novo EP que sia ainda este ano.

Cantoras

Outra cantora e compositora que apresentou novo trabalho nas últimas semanas foi Andrea Martins. A vocalista da Canto dos Malditos na Terra do Nunca lançou o single solo “Espelho da sereia”. Na faixa, ela explora elementos eletrônicos e faz referência à festa de Yemanjá. A música traz uma parceira dela com o DJ Fino e com Átila Santana (IFÁ) na produção e guitarras.

Lia Lordelo é conhecida pelo seu trabalho como atriz, mas há algum tempo também se dedica à música com alguns shows especiais. O mais recente deles é o TorquatáLia, um mergulho no universo poético de Torquato Neto. Dessa vez, a cantora levou sua interpretação para além dos palcos e entrou nos estúdios para registro desse material. A primeira mostra saiu nessa terça (9), com o lançamento do primeiro single. “Mamãe coragem” é uma releitura da clássica parceria entre Torquato Neto e Caetano Veloso, que integra o não menos clássico álbum ‘Tropicália ou Panis et Circenses’, de 1967. A faixa é prévia do disco com quatro faixas que sairá pelo Sê-lo! Netlabel, no final de abril.

OUÇA AQUI TODAS AS FAIXAS:

Integrante de diversas bandas e projetos desde os anos 80 (Cravo Negro, Penélope, Dois em Um), Luisão Pereira assume definitivamente seu lado cantor. Ele lança a primeira pista de sua carreira solo através do single “Licença”. Além de cantar, a faixa traz o próprio músico tocando violão, baixo e sintetizadores. Complementam o trabalho Livia Nery nos vocais e looping, Enio nas guitarras e Icaro Sá na percussão. “Licença” antecipa o álbum solo autoral que trará 10 faixas, incluindo parceiras com o pernambucano Juliano Holanda e com Luedji Luna.

Rock

No mundo do rock, entre os lançamentos está o single do projeto Soft Porn de Lucas Spanholi. Ele disponibilizou “Vil” como parte da #Coleta106 do blog de música brasileira Hominis Canidae, disponível para download e streaming completa no site. A faixa é a primeira mostra do novo álbum do projeto que deve ser lançado ainda neste mês de abril. A música não está disponível no serviços de streaming e não integra ainda a nossa playlist de singles Bahia 2019.

O cantor e compositor André Mendes, depois de soltar o disco de sua banda Maria Bacana, volta a se dedicar a carreira solo. O primeiro single do novo trabalho é “Conselho”, disponível nos sistemas de streamings.

Mais adiantado para o lançamento de seu disco está a banda Meus Amigos estão Velhos, que acabou de soltar o 3º single. Assim como as outras faixas lançadas, “Autoestima” sai pela Trinca de Selos independentes (Brechó Discos, Bigbross Produtora e São Rock Discos). A música integra o futuro disco da banda, ainda sem prazo de lançamento definido.

Tropical bass

O Radiomundi, grupo que tem entre seus integrantes Vince de Mira, Mangaio, Ícaro Sá e Jackson Almeida, também começou o ano com uma prévia de seu disco de estreia. Primeiro eles disponibilizaram o single, “My”, parceira de Vince com Nikima. Durante o ano, o grupo pretende lançar outros singles, que terão convidados de peso, como Lucas Santtana e Nação Zumbi. O próximo já está definido, será com a faixa “Nossa Festa”, com participação de Lucas Santtana nos vocais. No mesmo clima dançante, o grupo de Feira de Santana Roça Sound soltou seu novo single, “Bota o teu”. A música antecipa o álbum ‘Tabaréu Moderno’, previsto para ser lançado ainda este ano.

Além dos singles, chamaram atenção algumas parcerias que rolaram com artistas baianos recentemente. Um deles foi o encontro entre Luedji Luna, ÀTTØØXXÁ e Omulu. Juntos eles soltaram a música “Tô Te Querendo”, que remete ao pagodão baiano eletronizado embalada pela voz de Luedji. ÀTTØØXXÁ e Omulu já haviam trabalhado juntos em “Chora Viola“, que contou também com participação do pernambucano Mc Tocha.

Outro encontro tem um sabor internacional. A banda portuguesa Holy Nothing convidou o BaianaSystem para uma participação em uma das faixas de seu novo disco, ‘Plural Real Animal’. “Ruído” traz a sonoridade do grupo baiano, com colaboração de Russo Passapusso, Roberto Barreto, Japa System e Junix. O clipe também tem a Bahia presente. A narrativa visual traz imagens das cidades de origem dos dois grupos: Porto e Salvador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Pingback: De pai da Axé Music a homem com mais de mil músicas e 100 discos » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

  2. Pingback: Dezenas-de-videoclipes-apresentam-as-novidades-da-musica-brasileira » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in