Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Os discos que você vai ouvir em 2014

Está cada vez mais difícil acompanhar os lançamentos de discos pelo mundo. Para ajudar a ter noção do que vem por ai, o el Cabong fez um grande apanhado de alguns dos principais trabalhos que serão lançados em 2014. Desde discos esperados há anos, de artistas que andaram sumidos por um bom tempo, até estreias e discos de carreira de nomes da música brasileira, baiana e internacional. Tem para todos os gostos. É tentar acompanhar em sites, blogs e redes sociais os lançamentos destes discos. O ano está só começando.

lançamentos 2014 brasil
Na música nacional, depois de um 2013 com poucos grandes lançamentos, vários discos prometem chamar a atenção no ano que está começando. Dentre eles, destaque para o retorno da Nação Zumbi, que volta com um disco de inéditas depois de sete anos. Outra volta é a do Raimundos, que lança Cantigas de Roda ainda em janeiro. Com produção de Billy Graziadei, líder do Biohazard, o álbum é o primeiro da banda em 11 anos e foi produzido graças a ajuda dos fãs através de crowdfunding. Ainda entre grandes bandas do pop-rock nacional, Titãs e Skank também lançam trabalhos novos. O Ratos de Porão também volta com Século Sinistro.

Dois nomes que devem soltar disco, mas que ainda não é 100% de certeza, é o Racionais MCs, que há anos promete soltar um novo trabalho, e Arnaldo Baptista, com seu Esphera (produzido por Fernando Catatau). No rap, quem está certo de lançar novidade é Criolo e o veterano Thaide. O cantor Zeca Baleiro vai lançar um disco ao vivo, com direito a versões do sucesso ‘Price Tag’ de Jessie J, ‘A Maçã’ de Raul Seixas, além de uma música de Marina Lima. Vanessa da Matta solta disco novo que já era previsto para o ano passado.Entre os mais veteranos, estão certos também os novos discos de Gilberto Gil, Gilbertos , com repertório de João Gilberto sob a produção musical de Ben Gil e Moreno Veloso, Erasmo Carlos, com Gigante Brasil, Luiz Melodia, Quinteto Violado, Maria Bethânia e a Velha Guarda da Portela.

Caetano Veloso vai lançar mais um disco ao vivo, desta vez o CD e DVD Multishow Ao Vivo – Abraçaço. O pernambucano Alceu Valença prepara dois trabalhos, um chamado Amigo da Arte, previsto para fevereiro e dedicado aos gêneros do carnaval de Pernambuco, como frevos de bloco e cirandas, e um CD e DVD ao vivo com a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, batizado de Valencianas e previsto para abril/ maio. Já Elba Ramalho vai lançar um álbum homenageando Luiz Gonzaga.

Dentre os nomes das gerações mais novas, o Cidadão Instigado deve soltar seu esperado novo disco, enquanto SILVA já está certo que lança o segundo, Vista para o Mar. Tiê lança dois, um novo autoral e outro com músicas infantis. De Pernambuco, a banda Eddie o cantor Lira soltam novos trabalhos, e  China lança Telemática. O projeto de Jorge du Peixe com a filha de Chico Science, o Afrobombas, também vai soltar novidades no mercado. Assim como outro projeto, o Trummer Super sub América, que reúne Fábio Trummer (Eddie) e Dieguito e Luca da Vivendo do Ócio. De Pernambuco teremos ainda, novos discos de Mombojó, Lula Queiroga, Tibério Azul, Ortinho, Silvério Pessoa, JuveNil Silva, A Banda de Joseph Tourton, e a estreia do projeto que reúne DJ Dolores, Maestro Spok e Yuri Queiroga, o Frevotron.

lançamentos 2014 brasil 2

Outros nomes como Romulo FróesMacaco Bong, Leo CavalcantiRubinho Jacobina, Jair Naves, Tatá Aeroplano, Moreno VelosoJonas Sá, Ian Ramil e Fábio Góes também vão lançar novos álbuns em 2014. As cantoras Roberta Sá, Maria Rita e Mart’nália voltam este ano com discos de samba. Fernanda Takai lança mais um trabalho solo, Na Medida do Impossível, com músicas inéditas. Silvia Machete e Mallu Magalhães também devem soltar  CDs. Já a mineira Érika Machado planeja um disco de canções infantis. Finalmente devemos ter o novo de Black Alien, Babylon By Gus Vol. 2 No Princípio Era o Verbo. Outra novidade para 2014 é o primeiro disco solo de Adriano Cintra, o cara por trás das ideias do grupo Cansei de Ser Sexy e que agora vem com músicas suas embalando letras em português de Alice Caymmi, Gaby Amarantos, Guilherme Arantes, John Ulhoa e Odair José.

Além destes teremos também novos discos de várias bandas do circuito independente como os paulistas de HolgerO Terno Trupe Chá de BoldoFar From Alaska, Monster CoyoteRed Boots,do Rio Grande do Norte, Quarto Negro, Huey, Zander e Fuzzcas do Rio de Janeiro, Black Drawing Chalks de Goiás, Molho Negro de Belém do Pará, Caldo de Piaba (AC) e Dead Fish (ES). Da Paraíba, saem os novos do Cabruêra, Zefirina BombaRiegBurgoSeu Pereira e Coletivo 401, o do duo eletrônico Glue Trip. Confirmando o bom momento da cena sergipana, vários artistas vão apresentar novos discos, dentre eles a NaurÊa, que solta primeiro um EP e no segundo semestre um CD, Plástico Lunar, Elvis Boamorte e os Boavidas, A Banda dos Corações Partidos e Alex Sant’anna.

O ano terá também lançamentos de alguns DVDs inéditos como aposta para alcançar o público. Confirmados até o momento, DVDs de RenegadoIlê Aiyê, Jupiter Apple e Dois em Um. A banda carioca Picassos Falsos, importante nome do rock brasileiro dos anos 1980, também vai lançar um DVD, mas de um trabalho antigo, do disco Supercarioca, lançado há duas décadas. O cantor e compositor Wado não vai lançar disco novo, mas depois de sete álbuns, vai soltar a primeira coletânea, batizada de O Ano da Serpente e que será lançada em parceria com a Saravá Discos, gravadora de Zeca Baleiro, que vai fazer a curadoria do projeto ao lado do próprio músico.

Discos na Bahia

Na Bahia, depois de um 2013 intenso com vários lançamentos (conheça e vote nos melhores discos do ano), devemos ter mais um ano repleto de discos novos dos estilos os mais diversos. Entre os nomes baianos morando fora, PittyLucas Santtana, Vivendo do ÓcioMárcia Castro vão lançar novos discos. Um dos álbuns mais esperados do ano, no entanto, é o de Russo Passapusso (BaianaSystem, Bembatri e Dubstereo), com seu primeiro álbum solo. Carlinhos Brown já abriu o ano com o primeiro disco lançado na Bahia este ano, Marabô, encartado no jornal Correio*. O poeta e cantador Maviael Melo também já lançou este ano seu novo disco.  Quem volta a lançar um álbum novo é Gerônimo, que solta um CD em parceria com a Orquestra Afrosinfônica, que, além do trabalho com o cantor e compositor, vai lançar também seu primeiro disco próprio.

lançamentos 2014 bahia

Glauberovsky, alcunha artística de Glauber Guimarães (ex-Dead Billies), lança em março seu disco novo, enquanto messias (brincando de deus) solta apenas um single inédito. Ênio e a Maloca, Lula Nascimento Luiz Natureza também soltam novos trabalhos em 2014, este último, por enquanto, apenas em formato digital. Giovani Cidreira (Velotroz) solta o primeiro EP solo. MC Armeng vai lançar seu disco com produção de Dudu Marote e o DJ Mauro Telefunksoul com produção de andré t. Entre as cantoras, além de Márcia Castro, em 2014 teremos discos novos de Mariella SantiagoMariene de Castro, com um disco de inéditas com participação de Zeca Pagodinho e Beth Carvalhos, Ju Moraes com CD e DVD e a volta de Jurema Paes.

Entre as bandas, várias planejam disco para 2014, entre elas a Velotroz com História do TempoPastel de MiolosVendo 147Lo Han, The Orange Poem (que já soltou EP com participação de Glauber Guimarães), Os Jonsóns (EP), Stereowatts e A.Ma.SSa. de Salvador, Declinium, de Camaçari, Novelta, Calafrio e Tangerina Jones, de Feira de Santana, com novos EPs, e uma enxurrada de novidades de Vitória da Conquista: Dona IracemaNobres CompanionsLadrões de VinilCama de JornalBenjaminDezoito21. Focada em afrobeat e ijexá, a banda I.F.Á. de Salvador solta um EP gravado em parceira com a cantora nigeriana Veronny. Andrea Martins  vai soltar um EP. Quem está de volta é Eduardo Penna (ex-Los Canos), que se juntou a Ricardo Cury (ex-Formidável Família Musical e brincando de deus) e Fabiano Passos (Estopim) e montou a Uine Deuprapou, um novo projeto que lança CD este ano cheio de participações especiais.

Lançamentos internacionais

Mal começou o ano e os lançamentos internacionais já começaram a pipocar na internet, com alguns discos vazados antes da data e outros disponibilizados para audição online. Pior, acredite, já teve revista que fez até lista dos melhores discos de 2014. Já podem ser encontrados, por exemplo, algumas das promessas de bons discos do ano, como o de Bruce SpringsteenHigh Hopes, do MogwaiRave Tapes, de Stephen Malkmus & The JicksWig Out At Jagbags, e o que marca o retorno de Sharon Jones and the Dap-Kings, Give the People What They Want, além do segundo EP do Pixies, que pode surpreender e lançar até um disco cheio este ano.  Janeiro tem ainda previstos vários outros lançamentos, dentre eles Dum Dum GirlsToo TrueBroken Bells, After the DiscoDamien JuradoBrothers and Sisters of the Eternal SonThe Hidden Cameras, AgeWarpaint, WarpaintThe Gaslight Anthem, The B-Sides; e o DVD do Metallica, Through the Never.

lançamentos 2014 internacional 1

Os maiores destaques, no entanto, ficam para outros discos esperados para o decorrer do ano. Um deles é o 12º da carreira de Beck, Morning Phase, o primeiro desde Modern Guilt, de 2008. Outro é o de Damon Albarn, o homem por trás de Blur, Gorilazz e outros projetos, que vai lançar um novo álbum solo tocando todos os instrumentos, com exceção da percussão que fica a cargo de Richard Russell,  dono da XL Recordings. Outro que volta e com dois discos de uma só vez é  Stevie Wonder. Após oito anos sem novidades, ele lança em 2014 os discos When the World Began e Ten Billion Hearts.

O ano reserva discos novos de outros “sumidos”, como a banda The Rentals, que vai lançar o primeiro álbum depois de 15 anos. Outro nome que reaparece é Nina Persson, aquela do Cardigans, que lança o solo Animal Heart. 2014 tem até disco inédito de Johnny Cash, uma década após sua morte. Em março, sai Out Among The Stars, disco gravado entre 1981 e 1984 e só agora encontrado pela Legacy Records, antiga gravadora do músico. Entre os cantores temos ainda o novo de Julian Casablancas (Strokes), Voidz; o do vocalista do Bright Eyes, Conor Oberst, que lança seu quarto solo depois de cinco anos; o terceiro do dominicano Twin Shadow; tem novo de Paul Weller (The Jam) e de Bob Mould; e uma novidade, o primeiro disco solo de Steven Tyler (Aerosmith). Tem novos discos aguardados de Prince e Morrissey.

Alguns que devem lançar novos álbuns, apesar de ainda não terem confirmado, são Foo Fighters e Metallica. Entre as bandas com discos confirmados para 2014 e que são aguardados com bastante expectativa são os trabalhos do WilcoGuided by Voices com Motivational Jumpsuit; Band of Horses com Acoustic at the Ryman; U2 com produção de Danger Mouse; The War On Drugs com Lost In The Dream; MastodonBlack Lips com Underneath The Rainbow; Kaiser Chiefs com Education, Education, Education & War; The Horrors; e Young the Giant com Mind Over Matter

Tem ainda Broken Bells com After The Disco; Fanfarlo com Let’s Go Extincto metal do Wolves In The Throne Room. Além de Teenage FanclubModest Mouse, Foster the PeoplePerfume Genius, The Hold Steady, Best Coast, Thee Oh Sees, The New Pornographers, TV On The Radio, Spoon, Parquet Courts, Caribou, My Morning Jacket, Death Cab For Cutie, Liars, Titus Andronicus, Cloud Nothings, Warpaint, Fleet Foxes, The Wrens, Against Me!, The Pains Of Being Pure At Heart, Maximo Park Swans.  Tem ainda Drive-By-Truckers com English Oceans; The Notwist com Close to the Glass; Bombay Bicycle Club com So Long, See You Tomorrow; e até um novo do Belle And Sebastian.

lançamentos 2014 internacional 3

No rap teremos esperados discos novos de Kanye WestFrank Ocean, os dois sempre frequentando as listas de melhores dos últimos anos; o aclamado produtor Timbaland, que volta com Textbook Timbo; Dr. Dre, com Detox, que vem sendo prometido desde 2001;  Pharrell que lança o primeiro disco depois do imenso sucesso cantando com o Daft Punk; além de Schoolboy Q com Oxymoron; Pusha T com King PushRick Ross com Mastermind A$AP Rocky com Beauty and the Beast: Slowed Down Sessions (Chapter 1). 

Aclamado pela crítica em 2012, Future solta agora o novo trabalho, Honest. Madlib vem com dois discos, um sozinho chamado Rock Kondcuta Vol. 1-2  e outro em parceira com Freddie Gibbs, batizado Piñata. Podemos assistir também o novo encontro entre Jay Z e Kanye West com Watch the Throne 2 , dando seguimento ao encontro de 2011. Quem volta com certeza depois de sete anos sem disco é o grupo Wu-Tang Clan, com A Better Tomorrow.

Do universo da música eletrônica teremos o quarto álbum do MetronomyLove Letters; o novo dos canadenses do ChromeoWhite Women; o novo do americano Flying Lotus; e um Ep de Girl Talk com o rapper Freeway. No mesmo caminho James Blake se junta a Chance The Rapper para um disco em conjunto. Tem ainda Voices, segundo disco do duo de eletropop de Nova York Phantogram, agora por uma grande gravadora. Além da volta depois de quinze anos das meninas do Cibo Matto com Hotel Valentine.

Entre 2014, devemos ter uma enxurrada de lançamentos do mundo pop, com destaque para o encontro de Lady Gaga com Tony Bennett, juntos eles vão lançar o disco Cheek to Cheek. Se tudo correr como planejado, entre abril e meio devemos ter ainda as voltas de  Lily Allen, com Allen, e de Mariah Carey, com The Art of Letting Go, além dos novos de canadense Grimes, KelisLana Del Rey com Ultraviolence, Azealia Banks com Broke With Expensive Taste e de um novo disco de RobynDuas veteranas voltam com novos trabalhos: Kylie Minogue Neneh Cherry, que reapareceu em 2012 com um disco de covers, vai soltar Blank Project, primeiro disco de inéditas desde 1996. O ano reserva ainda o esperado novo disco de Adele, que depois de 19 e 21, vai lançar 24, um dos prováveis sucessos de vendas do ano.

Teremos ainda os novos das cantora folk Joanna Newsom, Angel Olsen, Jessica Pratt e Linda Perhacs , o country de Taylor Swift e de Lydia Loveless; o indie rock de Bat For Lashes,  o solo de Amber Coffman, do Dirty Projectors; além de uma das promessas do ano, a cantora St. Vincent, integrante do The Polyphonic Spree.

Ufa. Resta esperar, correr atrás e ficar ligado em tantos outros nomes novos ou não que vão lançar seus discos nesse 2014.

lançamentos 2014 internacional 2

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 Comments

  1. Iago Reply

    Tem o 311 também que anunciou o lançamento de ‘Stereolithic’, que será lançado no dia 3 de Março(3/11) para os americanos, rs.
    E olhe bem, tem mais um disco do Mark Lanegan no caminho. Em menos de um ano o cara já lançou 3 discos e parece que não tem nenhuma pretensão de diminuir o gás que vem dando ultimamente.
    O Soulsavers vai lançar disco novo também, só resta saber quem será o vocalista no novo disco.
    Vamos ver no que dá esse ano de 2014! 🙂

  2. Giuseppe Reply

    Entre os nacionais eu aposto em Nação Zumbi, Cidadão Instigado, Mombojó, A Banda de Joseph Tourton, Macaco Bong e Black Drawing Chalks. Acho Criolo superestimado. Já Holger, Arnaldo Baptista, SILVA e Fernanda Takai podem surpreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in