Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Oportunidade para artistas e bandas

Passado o Carnaval, hora de pensar no ano daqui pra frente. Boa hora para artistas e bandas aproveitarem as diversas opções para tentar articular shows pelo Brasil e até fora dele. Vários concursos, festivais e eventos no Brasil e fora estão com inscrições abertas para artistas. Confira:

Abril Pro Rock
O famoso festival pernambucano, que acontece esse ano dos dias 16 a 18 de abril, está com vagas abertas para bandas através de um concurso promovido pelo chocolate Bis. Bandas de rock de Fortaleza, Recife e Salvador e suas regiões metropolitanas podem se inscrever no site do concurso e concorrer. As dez bandas mais votadas pelo público serão avaliadas por uma comissão julgadora que inclui nomes como Andreas Kisser, Paulo André e Carlos Eduardo Miranda, além de outros nomes que serão confirmados. Cada integrante da comissão irá selecionar três bandas dentre as dez mais votadas. Essas três irão se apresentar ao vivo pela internet e uma delas será escolhida para integrar a programação do festival deste ano. Todas as três ganham vinte (20) horas de gravação de áudio em um estúdio. A vencedora garante não só tocar no Abril Pro Rock, mas também passagem, hoespagem e translado. As inscrições vão até 27 de março.

Bandas instrumentais
Outro festival bacana que abriu inscrições para bandas foi o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto, que como o nome já diz, é voltado para música instrumental. As inscrições para sua quarta edição, que acontece esse ano em São Paulo, já estão abertas. Nesse caso não existe concurso, é inscrição e curadoria para escolha dos artistas. Serão selecionadas 12 bandas instrumentais que concorrerão ao premio de melhor show de cada noite temática. E estas dividirão o palco dos dias de festival com as 4 bandas madrinhas vencedoras dos prêmios de melhor show em 2010. Além dessas 12 bandas outras 4 serão convidadas a participar dos shows no ultimo dia de projeto na Casa das Caldeiras, num evento não competitivo. Inscreva sua banda aqui até 30 de abril.

ForCaos 2011 recebe inscrições
O festival cearense ForCaos, que este ano realiza sua 13ª edição nos dias 21, 22 e 23 de julho, também abriu inscrições para bandas. São seis vagas para a programação de um dos palcos do festival, o do Centro Cultural Banco do Nordeste. Este ano o festival será simutaneamente no CCBNB e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, totalizando 24 shows. Além de shows, estão previstas palestras sobre manifestações culturais, comportamento social das juventudes, mercado e organizações musicais. O festival vai reaizar ainda duas seletivas em municípios do interior do Estado. Os grupos interessados devem enviar CD e/ou DVD, release, mapa de palco, ficha técnica e termo de renúncia. O envio de material físico deve ser encaminhado para Rua Azevedo Bolão, 733 – altos – Parque Araxá – Fortaleza – Ceará – CEP: 60.455-160. Para mais informações o evento disponibiliza o e-mail [email protected]. As inscrições estão abertas até 15 de abril.

Festival leva banda pra Ásia
Tem também festival estreante no Brasil apostando no esquema de inscrições. O Yamaha Brazilian Beat, segundo eles mesmo, é um festival de bandas independentes que pretende revelar novos talentos, apoiar a musicalização e levar uma banda para tocar em um dos maiores festivais da Ásia, o Asian Beat. Além de se apresentar do outro lado do mundo, a banda vencedora também terá a oportunidade de tocar no stand da Yamaha na Expomusic 2011. Serão cinco eliminatórias, que começam em Salvador no dia 07 de maio, no Groove Bar, e seguem para o Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Brasília, com a grande final marcada para São Paulo no dia 3 de setembro. O Asian Beat é um dos maiores concursos de bandas amadoras realizadas por toda a Ásia, com pré-eliminatórias realizadas em diversos países e regiões. Cada vencedor de sua região avança para a Grande Final, onde tocarão juntos no mesmo palco e competirão para serem a maior banda independente da Ásia. Inscrições e maiores informações aqui.

Festival espanhol
Mas não é só festival brasileiro que busca encontrar boas bandas através de inscrições. O Tensamba realizado  anualmente na Ilha de Tenerife na Espanha, no meio do ano, exclusivamente com artistas brasileiros está com a programação de 2011 aberta e ainda estão recebendo material. O festival está em sua oitava edição e já passaram por lá nomes como Maria Rita, Yamandu Costa, Kassin +2, Casuarina, Gal Costa, COmadre Fulozinha, Teresa Cristina, Bebel Gilberto, Leo Cavalcanti, entre outros. O contato é fácil, o coordenador de produção do evento é um braisleiro, Pedro Autuori, que atende pelo e-mail [email protected]. ou no telefone +34 922 24 45 87. O site é o www.tensamba.com e o endereço físico: TENSAMBA – Rambla de Santa Cruz, 139 apto. 12, 38001, Santa Cruz de Tenerife, España.

Festival no Central Park
Outro festival gringo que abre com oportunidade para bandas e artistas brasileiros é o SummerStage Festival, que acontece de 01 a 31 de julho, no Central Park, em Nova York. Considerado um dos maiores festivais em Nova York, desde seu início em 2006, o SummerStage acontece todo ano durante o verão reunindo cerca de 7.000 pessoas. Passaram por lá em 2010 nomes como Public Enemy, XX, Living Colour, Gil Scott-Heron, Jimmy Scott, entre outros. Este ano a novidade é um palco exclusivo para a música brasileira. As vagas vão de 3 a 5 e a única exigência é que os artistas tenham trabalhos autorias. Os artistas/ bandas terão direito à ajuda de custo, hospedagem, alimentação e traslado local durante o dia do evento.A ouvidoria é da Brasil Music Exchange e as inscrições abertas até 31 de março e podem ser feitas por aqui.

Música latina
Também em Nova York acontece, em paralelo ao SumerStage, entre os dias 6 e 9 de julho, a 12a edição do LAMC – Latin Alternative Music Conference. O evento é considerado um dos maiores do mundo relacionado a música latina de vanguarda e, além de artistas, leva os principais profissionais internacionais interessados neste mercado: jornalistas, publicitários, empresários, representantes de associações e gravadoras, entre outros. A programação inclui painéis, showcases e reprodução de filmes diversos, além de apresentações gratuitas nos palcos do SummerStage Festival no Central Park e do Celebrate Brooklyn Festival, no Prospect Park. As inscrições estão abertas e para participar, basta inscrever-se no site oficial e pagar uma taxa promocional (até 15 de maio) de U$99.

N.A.V.E.
A casa de shows pernambucana N.A.V.E. também esta selecionando bandas para se apresentar por lá em abril. A intenão é receber bandas nordestinas. O contato é o [email protected].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in