Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Novos clipes brasileiros e a “nova” MTV

Durante um bom tempo, a MTV era basicamente o único espaço para se assistir clipes com periodicidade na televisão brasileira. De certa forma, para muita gente e toda uma geração foi a emissora que criou o hábito de se assistir música na TV. Os tempos mudaram. Hoje, melhor do que esperar a MTV ou qualquer outra emissora resolver passar o que você gosta ou apresentar algo relevante de fato, é muito mais fácil ir na internet e procurar.

Talvez por isso mesmo, a MTV Brasil enfrentou crises existenciais, passando por diversas mudanças e tentando encontrar novos formatos. Esse ano a emissora está passando talvez por suas mais fortes mudanças. A partir de outubro, ela deixa de ser do Grupo Abril e passa para o conglomerado americano Viacom, detentor mundial da marca da emissora. A maior novidade é que a emissora deixa de ser uma emissora aberta e passa a ser em 1º de outubro um canal da TV fechada. Essa mudança deve provocar alterações na oferta de canais e quem deve dançar é o canal VH1. A Sky, por exemplo, já está anunciando aos assinantes que o sinal da VH1 será substituído pelo da MTV.

A “nova MTV” surge apostando no que sempre foi, ou deveria ser, seu foco: o público jovem. A ideia é que sejam produzidos 350 horas de programação brasileira por ano, apenas 40% do total, que inclui reality shows e sitcoms nacionais, o restante serão de atrações internacionais dubladas em português (“South Park” já está confirmado). Aparentemente muito parecido com o que já estava sendo feito.

A música, no entanto, parece que vai voltar a ser o foco principal da emissora. A aposta, no entanto, não serão nos clipes, mas em outras facetas e nem sempre diretamente tendo a música como único elemento. Uma das novidades deve ser o World Stage, evento de música que já ocorre em outros lugares do mundo e que deve acontecer em 2014 no Brasil, reunindo um importante nome da música internacional e e outro local.

E se a MTV não aposta mais em clipes e a internet é o melhor canal par assisti-los, a dificuldade é conseguir selecionar e não se perder no meio de tanta produção. Por isso, a gente mais uma vez separou uma leva de clipes, filtrados com o que andou sendo produzido e lançado na música brasileira nas últimas semanas. São novos clipes de artistas de tudo quanto é parte do Brasil. Produções de estilos diversos, do rock a mpb, do rap ao funk, de hardcore a música fofinha, de artistas já renomados, projetos paralelos, novos grupos de gente conhecida, nomes bem novos e muitas bandas cantando em inglês. Os trabalhos vão dos mais toscos, engraçados e divertidos, à ideias sensacionais e produções num nível de cinema.

Confira os 48 clipes das últimas semanas no Brasil, com artistas como Otto, Wado, Nevilton, Gaby Amarantos, Vanguart, Pública, Garotas Suecas, Bonde do Rolê, MC Maromba, Far From Alaska, Jair Naves, Bidê ou Balde, Tiago Iorc, Rock Rocket, Lemoskine, Ana Cañas, Letuce, Rafael Castro, Amplexos, Space Night Love Dance Laser, Projota e muito, muito mais.

Otto – O Que Dirá o Mundo

Wado – Rosa

Nevilton – Crônica

Gaby Amarantos – Gemendo

Vanguart – Estive

Pública – Pouca Estrada pra Cedo Envelhecer

Garotas Suecas feat. Lurdez da Luz – A Nuvem

Bonde do Rolê – BANG (feat. Kool A.D.)

MC Maromba – Beija, Sarra, Abraça, Aperta

Far From Alaska – Thievery

Jair Naves – No fim da ladeira, entre vielas tortuosas

Bidê ou Balde – +Q1 Amigo

Tiago Iorc – Um Dia Após o Outro (feat. Daniel Lopes)

Rock Rocket – Eu não morri de overdose

Lemoskine – Estilingue (Toda a Casa Crua no Moinho Curitibano)

Uh La La! – TV

Tássia Reis – Meu Rapjazz

JuveNil Silva – Desapego

Ana Cañas – Urubu Rei

Rafael Castro – Surdo Mudo

Letuce – Fio Solto

Amplexos – SIM

Space Night Love Dance Laser – Pequi Week Bar

Projota – Foco na Missão

Água de Cachorro – Karolayne

Baleia – Sangue do Paraguai (Furo 2)

Karol Guaitolini – Sobras Deste Amor

Daniel Zé – Mais um dia

Esperanza – Sem Porquê

Cabrones – Efeito Manada

Piloto Automático – Estrada Deserta

Procópio & A Casca – Homem Negro

Fukai – Kazuo

Sandrão Rzo Feat. Helio Bentes – Feitas de maconha

Herod – Collapse

Rita Figueiredo – Milho, Dezembro e Reis

Club America – Girls

Terceira Safra – Ainda é Cedo

The Sorry Shop – Star Rising

Marcelo Santiago – Desassossego

Branco ou Tinto – O Amor Caiu em Desuso

Sã-Consciência – O Preço do Amanhã

The Experience Nebula Room – Ignition

Tropical Lips – The Family

Mano Teko – Gangster da Favela

Josbi – Até o Final feat. Beni

MC+20 – Promessa

Oito Mãos – Ex-Namorados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in