Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Natura Musical e Prefeitura de Salvador divulgam resultado de editais

Natura Musical divulga resultado de edital com 23 selecionados e Prefeitura de Salvador divulga 40 projetos contemplados.

Muitas vezes criticados, os editais ainda são a forma mais democrática e prática de instituições, marcas e governos apoiarem artistas pelo Brasil. Nesta terça-feira (26/nov) foi divulgado o resultado de um dos mais respeitados do país, o Natura Musical 2013, que de 3493 projetos inscritos, anunciou os 23 selecionados no ano. Entre editais de três estados e um nacional, alguns dos projetos trazem boas novidades para quem gosta de música. A maior delas talvez seja a confirmação do novo disco da Nação Zumbi, no edital nacional. (veja lista de outros editais com inscrições abertas na Bahia e no Brasil)

O novo disco de inéditas do grupo, o primeiro em sete anos, marca as duas décadas do primeiro álbum da banda, Da lama ao caos, e encerra os boatos de que o grupo teria terminado. Se, nos últimos anos, os integrantes da Nação estavam mais dedicados a projetos paralelos, 2014 deve ser marcado pelo retorno da banda com material inédito. “Vamos entrar em estúdio em janeiro e fevereiro para regravar todo o material do jeito que nós queríamos, com produção de Kassin, Berna Ceppas e Mário Caldato”, disse o baterista do grupo, Pupillo, no evento de divulgação do edital. O primeiro single já deve sair em janeiro.

Entre os editais estaduais, a Bahia é um dos estados contemplados, e teve cinco projetos selecionados. Destaque para a gravação do DVD de Gerônimo com a Orquestra Afro Sinfônica, um encontro que pode trazer de volta o veterano músico ao primeiro time da música nacional. Através do edital, vai ser lançado também o 3° disco da cantora e compositora Manuela Rodrigues e um DVD e websérie do duo Dois em Um. Todos estes três projetos incluem pelo menos três apresentações por cidades baianas e brasileiras. Além deles, dois projetos possuem um viés mais educativo ou de preservação artística. O Rumpilezzinho, voltado para a formação, através de cursos e workshops, do público jovem e do lançamento de um livro; e o importantíssimo resgate, restauro e digitalização dos fonogramas do cantor, compositor e sambista Batatinha, um dos maiores nomes da história do samba. (Confira abaixo mais informações e todos os projetos selecionados)

Prefeitura de Salvador

A Fundação Gregório de Mattos/ Prefeitura Municipal de Salvador também divulgou o resultado de seu edital Arte em Toda Parte, primeiro realizado por esta gestão e que abrange as linguagens de artes visuais, circo, dança, audiovisual, teatro e literatura, além de culturas populares e identitárias e festivais, mostras e feiras de arte. Ao todo, será investido R$ 1,2 milhão em 40 projetos (Confira todos os projetos selecionados). Em música, foram selecionados os projetos Festival Música no MUNCAB, Retro_Visor Ocupa Espaço, Videogame in Duo e Grupo Canela Fina invade a sua praça!. Em outros eixos, mas incluindo música em suas atividades, foram selecionados a 3ª Semana Baiana de Hip Hop e o projeto Pra Continuar te Lembrando do Badauê.

Confira a lista completa de todos projetos selecionados no Natura Musical e saiba mais sobre cada um deles:

EDITAL NACIONAL 

Elba Ramalho – Acompanhada pelo grupo instrumental SaGrama, pelo sanfoneiro Marcelo Caldi e pelo quarteto de cordas Encore, a cantora fará uma homenagem a Luiz Gonzaga e outros compositores da música brasileira numa turnê por sete cidades, que será registrada para um DVD.

5 a Seco – A banda, que é uma das revelações da cena musical paulistana, gravará seu segundo CD e realizará shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Nação Zumbi – A banda volta ao estúdio após sete anos sem gravar um trabalho autoral. Além de um aguardado disco de inéditas, a banda pernambucana fará shows de lançamento em três cidades brasileiras.

Karla da Silva – A gravação do primeiro DVD da cantora, revelada no ano passado após participar do programa The Voice, terá um repertório que une o samba ao jazz, nomes consagrados e novos compositores. Também acontecerão shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

Zé Manoel – O músico, que mistura formação erudita com influência popular, gravará seu 2° disco. Sua música é inspirada pela beleza do interior do Brasil e mescla influências da bossa nova e do maracatu. Os shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife também têm o patrocínio Natura Musical.

Lira Paulistana – Lançamento do livro sobre a história do Lira Paulistana, teatro que foi um marco na construção da cena independente em São Paulo, por ser o palco referência para o lançamento de novos artistas e o berço da Vanguarda Paulista.

Passado de Glória – Gravação de disco de Monarco, em homenagem aos seus 80 anos, e shows de lançamento com a participação da Velha Guarda da Portela em três cidades.

EDITAL BAHIA

Gerônimo e Orquestra – Gravação de um DVD de Gerônimo com a Orquestra Afro Sinfônica, sob a regência do maestro Bira Marques. O cantor e compositor, que é uma referência da música baiana, levará o show para três cidades.

Manuela Rodrigues – A cantora e compositora gravará seu 3° disco e realizará shows de lançamento por três cidades. Sua música traz influências do canto lírico, jazz e sons da Bahia.

Dois em Um – O duo, formado pelo músico Luisão Pereira e pela cantora e violoncelista Fernanda Monteiro, vai produzir um DVD, uma websérie de dez episódios e shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. O som do Dois em Um une sonoridades como a da bossa nova e de ritmos do post rock.

Rumpilezzinho – O projeto consiste na sistematização da pesquisa do compositor e pesquisador Letieres Leite, aplicada à formação de jovens músicos e aprofundamento de público interessado em música. A pesquisa será transformada em livro e em atividades educativas (curso e workshops) em Salvador e no interior da Bahia

Acervo Batatinha – Resgate, restauro e digitalização dos fonogramas desse que é um dos mais respeitados compositores de samba. A pesquisa prevê a digitalização do acervo sobre sua obra e também conteúdos sobre sua vida e trajetória, além da publicação de um songbook e realização de shows em sua homenagem.

EDITAL MINAS GERAIS

Fernanda Takai – Gravação do novo CD solo da cantora. Também acontecerão shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fernanda Takai possui mais de 20 anos de carreira e sua produção já passou por diversos estilos, como rock, MPB e bossa nova.

Érika Machado – A cantora mineira gravará seu 3° disco. O trabalho, que será voltado para o público infantil, terá shows de lançamento em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Dibigode – Gravação do 2° disco da banda de rock instrumental com forte apelo contemporâneo.Representante da nova cena mineira, o grupo fará shows de lançamento acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ipatinga.

Vinil é Arte Remixes – O coletivo formado por seis DJs pesquisadores musicais atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais fará a remixagem e prensagem de LPs com faixas da música brasileira. Eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora marcarão o lançamento do projeto.

EDITAL PARÁ

Felipe Cordeiro – O cantor e compositor continuará a parceria com o Natura Musical, que patrocinou a gravação de seu álbum mais recente. Ela levará o show do disco “Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor” para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém.

Juliana Sinimbú – Depois de gravar “Una”, com o patrocínio Natura Musical, a cantora fará shows do seu segundo álbum no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.

Strobo 2.0 – O duo, que mistura sonoridades modernas, ritmos paraenses, música instrumental e eletrônica, fará a gravação do seu 3° disco e circulará com um show interativo por Belém, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Lágrimas da Minha Ilha – Gravação de um disco inédito de Adamor do Bandolim, artista do Pará que representa um pouco da música da Ilha do Marajó, que tem o choro como matéria prima para as suas inúmeras composições. O projeto também prevê show de lançamento em Belém.

Pregões Melodia das Ruas – O Grupo Quaderna vai registrar em CD canções que representam a tradição dos Pregões, músicas de vendedores de rua do Pará. Um show do projeto também será realizado em Belém.

Mestre Solano – O artista fará shows de seu último disco “O Som da Amazônia”, lançado em 2013 com patrocínio do Natura Musical. As apresentações acontecerão em Fortaleza, Abaetetuba e São Paulo.

Mestres Navegantes Edição Pará –O trabalho de “Mestres Navegantes Edição Pará é um desdobramento do projeto Mestres Navegantes, do produtor Betão Aguiar, que já passou pelo Vale do Paraíba, em São Paulo e o Cariri, no Ceará. Serão produzidas duas coletâneas, em pesquisa desenvolvida por Betão Aguiar, Junior Soares e Edgard Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in