Natura edital baianos

Natura divulga resultado de edital com recordes e destaque para baianos

Artistas baianos são destaque no edital da Natura 2018, recebendo boa parte dos R$ 4,5 milhões.

Veja também:

Em alta, artistas baianos são a bola da vez em festivais pelo Brasil.

Boa parte dos R$ 4,5 milhões anunciados para os selecionados do edital 2018 do Natura Musical serão destinados a Bahia. Mostrando a força da atual produção musical baiana, o estado foi o que teve mais projetos contemplados, com oito através da lei estadual de incentivo à cultura, o Fazcultura, além de dois outros no edital nacional, através da Lei Rouanet. Entre os aprovados estão artistas veteranos, como Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues e As Ganhadeiras de Itapuã, nomes mais novos, como Afrocidade, OQuadro e Teago Oliveira, além de projetos especiais, como o coletivo de festas Batekoo, a casa de shows Commons Studio Bar e o programa Ritmos – Novos Sons da Bahia.

Recordes

O Edital da Natura deste ano coleciona alguns recordes. Um deles é o numero de projetos contemplados. Foram 50 no total, sendo trinta e cinco na categoria ‘Artistas e Bandas’ e 15 ‘Coletivos’. Também foi o maior com mulheres contempladas, com nomes como Mariana Aydar (SP), Lia de Itamaracá (PE), Luísa e os Alquimistas (RN), Luiza Lian (SP), Guitarrada das Manas (PA), Bruna Mendez (GO), Tássia Reis (SP), Nazaré Pereira (PA), o  projeto Rock de Mulher Circuito (RN), entre outros.

Chamou atenção também a diversidade de estados com projetos contemplados, outro recorde. Foram 13 no total, alguns deles pela primeira vez. Além dos cinco com editais próprios (Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo), através do edital nacional, também tiveram projetos aprovados o Amazonas (‘A Poética dos Beiradões’), Goiás (Bruna Mendez), Pernambuco (Lia de Itamaracá), Rio Grande do Norte (‘Rock de Mulher Circuito’ e Luísa e os Alquimistas), Rio de Janeiro (Midsummer Madness e ‘Mostra Maré de Música’), Paraíba (Seu Pereira), Maranhão (‘Tambores da Resistência’) e Paraná (Tuyo).

Os projetos selecionados vão da gravação de discos e turnês nacionais até atividades de formação e documentação de cenas locais. Este ano, a empresa teve 2.617 inscritos em seu edital, com uma rede de 27 especialistas se reunindo para escolha. O processo de seleção durou cerca de dois meses e teve como etapa final uma reunião em São Paulo, ao longo de três dias.

A plataforma Natura Musical tem apoio da Lei Rouanet e das leis estaduais de incentivo à cultura (ICMS) do Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, utilizando recursos próprios da empresa e isenção de impostos através dessas leis..

PROJETOS SELEIONADOS

  • National (Lei Rouanet)

A Poética dos Beiradões (AM)
Bruna Mendez (GO)
Lazzo Matumbi (BA)
Lia de Itamaracá (PE)
Luísa e os Alquimistas (RN)
Luiza Lian (SP)
Mariana Aydar (SP)
Midsummer Madness (RJ)
Mostra Maré de Música (RJ)
Rock de Mulher Circuito (RN)
Seu Pereira (PB)
Tambores da Resistência (MA)
Tássia Reis (SP)
Tuyo (PR)
Virgínia Rodrigues (BA)

  • Bahia (FazCultura)

Afrocidade
As Ganhadeiras de Itapuã
Batekoo
Commons Studio Bar
Margareth Menezes
OQuadro
Ritmos – Novos Sons da Bahia
Teago Oliveira

  • Pará (Lei Semear)

As Origens da Lambada
Guitarrada das Manas
Jaloo & Strobo
Keila Gentil
Nazaré Pereira
Pelé do Manifesto
Pratagy
Sampleados
Uaná System

  • São Paulo (PROAC)

ATR
Castello Branco
Felipe Antunes e Nástio Mosquito
O Corre – Breve
Souto MC
Samba de Dandara

  • Rio Grande do Sul (Pró-Cultura)

Bloco da Laje
Cuscobayo
Projeto Concha
Saskia
Supervão
Sons Que Vem da Serra

  • Minas Gerais (LEIC Minas Gerais)

Anderson Noisek
Cachalote Fuzz
Elisa de Sena
Mostra IMuNe
Matéria Prima
Sonâncias Lab

Integrantes da curadoria:

Ana Morena (Do Sol), David McLaughlin (Brazil Calling), Debora Pill (jornalista), Diana Glusberg (Niceto Club – Argentina), Dilson Laguna (Flow Creative), Evandro Fióti (Lab Fantasma), Fabiana Batistela (SIM SP), Fabrício Nobre (Festival Bananada), Felipe Cordeiro (cantor), Gabriel Klein (Vice Brasil), Juli Baldi (Bananas Music), Katia Abreu (Dia da Música), Lauro Lisboa (jornalista), Larissa Luz (cantora), Luciana Simões (cantora e produtora do Festival BR135), Luciano Balen (Festival Música de Rua), Luciano Matos (jornalista e curador do Festival Radioca), Luedji Luna (cantora e compositora), Marcelo Damaso (jornalista e produtor do Festival SeRasgum), Marcus Preto (produtor), Marilia Feix (Lampeja Música), Michelle Hesketh (produtora), Patrick Torquato (radialista e DJ), Pena Schmidt (produtor musical), Rafael Chioccarello (Hits Perdidos), Veronica Pessoa (Rizoma) e Victor Patesh (Red Bull).

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.