Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Lollapalooza divulga programação e o melhor não está nos grandes nomes

Depois do fim do Planeta Terra e do SWU, entre os grandes festivais produzidos no Brasil restou apenas o Lollapalooza com alguma importância. Com erros e acertos, ele continua sendo interessante e apostando não apenas em medalhões e sempre trazendo para o Brasil shows relevantes de bandas de médio porte. Esse ano não poderia ser diferente com a programação de 2016 divulgada nesta terça (6). O festival anunciou 46 atrações, entre elas nomes de peso como Snoop Dogg, Eminem, Florence + the Machine, Mumford & Sons e Noel Gallagher, e um lado B de respeito, com Tame Impala, Alabama Shakes, Eagles of Death Metal, entre outros. O Lollapalooza acontece nos dias 12 e 13 de Março do ano que vem no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A grade final não é das melhores, mas atende uma demanda de público que é quem mais consome música nos dias atuais, por isso o rap mainstream de Snoop Dogg e Eminem ganha força, assim como artistas que atendem um público mais jovem, como Florence e o projeto Jack Ü, de Skrillex & Diplo. Ainda tem um segundo time que preenche bem esses e outros quesitos, como Mumford & Sons, Marina and the Diamons, que havia cancelado a participação no festival desse ano e Of Monsters and Men. Em resumo, uma escalação fraca.

Assim mesmo dá para destacar uma série de nomes, que, forçando, se fossem levados juntos para outro local fariam um festival bem mais interessante. Imaginem Tame Impala, Alabama Shakes, Eagles of Death Metal, Albert Hammond Jr., Bad Religion, Jungle, Vintage Trouble e Cold War Kids reunidos com algumas das atrações nacionais divulgadas pelo festival. Emicida como o grande nome, mas outros de menor peso, mas também interessantes, como os baianos da Maglore, os sergipanos da The Baggios, os cariocas da Dônica, a curitibana Karol Conká e os veteranos cariocas do Matanza. O combo com 14 artistas, poderia ser divido em dois dias em um festival de médio porte e o resultado seria bem melhor.

Parte dos nomes destacados, além da qualidade, apresentam no Brasil seus novos trabalhos lançados em 2015. O Tame Impala vem apresentar seu novo disco, ‘Currents’, onde aprofundam sua neo-psicodelia, agora sem uso de guitarras. Os americanos do Alabama Shakes trazem o show do ótimo ‘Sound and Color’. O Eagles of Death Metal, que é o projeto paralelo de Josh Homme, do Queens of The Stone Age, apresentará o disco ‘Zipper Down’. O guitarrista do Strokes, Albert Hammond Jr., mostra as músicas de seu terceiro álbum, ‘Momentary Masters’.

lolapalooza

Poderíamos ainda incluir Noel Gallagher’s High Flying Birds, um nome maior pela importante trajetória, mas com um trabalho novo. Ou também completar a programação com outras atrações brasileiras confirmadas na grade: as bandas Dingo Bells, Supercombo e Marrero. A realidade, no entanto, não é essa, e para ver a maior parte desses artistas, especialmente os internacionais que não vem sempre ao país, você terá que enfrentar a maratona do Lollapalooza e muitos shows dispensáveis. Há ainda a chance de algumas das atrações realizarem apresentações isoladas em outras cidades, o que é bem provável e torcemos para que aconteça.

Além de todos os nomes citados completam a programação: ODESZA, Zedd, KAskade, Die Antwoord, Twenty One Pilots, Halsey, Duke Dumont, Zeds Dead, Flosstradamus. Walk the Moon, RI. Grime, The Joy Formidable, Gramatik, Vintage Trouble, Versalle, Groove Delight, Matthe Koma, Funky Fat, Zerb e Jack Novak.

Os headliners no Brasil são os mesmos do Lolla na Argentina e no Chile, e excluindo os artistas brasileiros, as principais diferenças estão na presença do Cold War Kids só no Brasil, Ghost e Babasónicos na Argentina e Chile, e Candlebox e Tinariwen apenas no Chile. Vale destacar que o rock baiano segue marcando presença no festival. Em 2012, com Cascadura; 2013, com Pitty; 2015 com Vivendo do Ócio e Agridoce e 2016 com a Maglore. Os ingressos para o festival já estão a venda (http://www.lollapaloozabr.com/).

P.S. 1 – Ao contrário dos boatos, as bandas War on Drugs e Haim não foram confirmadas.

Veja vídeos de algumas das atrações que destacamos da programação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in