Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Death no Brasil: o primeiro show internacional imperdível do ano

Provavelmente você nunca tenha ouvido falar da banda Death – não confundir com a banda da Flórida de mesmo nome que fazia death metal. Se ouviu é um felizardo. A Death que tratamos aqui é uma banda seminal do punk, formada em 1973, em Detroit, por três irmãos negros e desconhecida de quase todo mundo até ganhar um documentário que contava sua incrível história. Em 2009, o grupo voltou a ativa depois de décadas e agora vem ao Brasil pela primeira vez para se apresentar em São Paulo, nos dias 04 e 05 de fevereiro, no SESC Belenzinho, e em Curitiba, no dia 5, dentro do festival Curitiba Rock Carnival.

Quem imaginaria que uma banda de garotos negros seria crucial no branco proto-punk? Frenética, furiosa e suja, a banda é considerada uma das primeira a fazer punk rock, antes mesmo de Ramones, Sex Pistols, Dead Kennedys e Bad Brains. Os irmão David, Bobby e Dannis Hackney surgiram em Detroit como banda de garagem e fizeram shows nos pequenos bares da cidade. Logo, gravaram uma demo, prensaram um EP e foram procurar uma gravadora. Mas eles eram negros, e, nesse período onde a Motown comandava, garotos negros músicos e talentosos deviam cantar apenas soul. Outra gravadora se interessou, com a condição que mudassem o nome da banda, mas os irmãos se recusaram. As negativas das gravadoras se sucederam e eles se isolaram até cada um tomar um rumo diferente na vida.

deathUm disco chegou a ser gravado, produzido por Don Davis (Funkadelic), mas esquecido durante muito tempo, até que 30 anos depois foi redescoberto por jovens que curtiam hardcore. Apenas em 2009 a banda lançou oficialmente esse primeiro e até então único disco, “… For The Whole World To See”, uma porrada certeira de apenas 26 minutos.No ano seguinte o grupo caiu na estrada para os primeiros shows em muitos anos.

Toda essa incrível história foi contada no documentário “A Band Called Death”, aclamado no festival SXSW 2013 como um dos melhores filmes musicais dos últimos anos e que colocou a banda nos holofotes, como nunca antes. Fruto dessa volta, a banda lançou em 2015 um disco novo, de inéditas, 40 anos depois. Agora os brasileiros terão a chance de ver uma daquelas lendas do rock ao vivo.

Veja abaixo um trecho de um show na volta da banda e o trailer do documentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in