Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Cena Independente #21 – Ouça, baixe e compartilhe

Coletanea Cena Independente 21 capa

A Cena Independente é uma coletânea mensal, inspirada no Music Alliance Pact, que busca apresentar aquilo que há de mais novo e relevante na música nacional através da curadoria de blogs especializados, cada um responsável por um estado brasileiro. A mixtape é organizada pelo FUGA Underground.

Nesta edição de setembro, o AltNewspaper convidou os irmãos Thiago e Tulio Couceiro para assinar a arte da capa, que acabou sendo inspirada no número 21, o número da cabra. Mais de seus trabalhos podem ser vistos no Vimeo. Atualmente, a mixtape conta com 14 blogs de muitas regiões desse Brasil o que óbvio, não faz com que você seja impedido de participar. Para isso, mande um e-mail para mixtape.cenaindependente@gmail.com. Para conhecer mais e baixar outras edições do Cena Independente visite o site coletaneaindependente.wordpress.com.

O el Cabong representa a Bahia e nesta edição escolhemos o rapper DaGanja, que está lançando seu segundo disco.

Tracklist

01. Emilio Sagaz – “O Desvio de Um Anjo” [Shock Review]
02. Lucas Avelar – “Coragem” [Meio Desligado]
03. It Girl – “Ride” [Implosão Sonora]
04. Kingz – “Everytime I Lose It” [FUGA Underground]
05. Lucas Dourado – “A Saga” [Atividade FM]
06. Davi Fireman – “Estamos de Volta” [Sirva-se]
07. The Joy – “A Cruz” [Som Independente]
08. Bianca – “Chained” [RockInPress]
09. Lívia Cruz – “Diamantes” [Move That Jukebox]
10. DaGanja – “Família em 1º Lugar” [El Cabong]
11. Rodrigo Morcego – “Carrego do Satanás” [Altnewspaper]
12. Mr. Fuck – “Vulneráveis” [Factóide]

Download

Conheça um pouco mais de cada banda presente nesta edição.

Emilio Sagaz
MARANHÃO: Shock Review
Emilio Sagaz – O Desvio de um Anjo
rock/alternativo/eletrônico

O vocalista da banda Diamante Gold, já conhecida do público de São LuísEmilio Sagaz tem investido em carreira solo experimentando a junção da sonoridade de guitarras vintage com música eletrônica no seu novo EP – Um Filme. Um caminho musical diferente do executado na banda da qual participa. Suas influências musicais neste novo projeto estão em bandas como a Late of the PierMetronomy The Whitest Boy Alive, que exploram sonoridades mais eletrônicas na cena do rock pop mundial. O EP Um Filme foi bem aceito, selecionado para seisGritos Rock em cinco estados brasileiros em 2012. A música Brio foi escolhida para compor a Coletânea Arretadado site Melody Box, além de destaque da Semana no mesmo site. Também em 2012, Emilio abriu shows importantes como O Rappa e Criolina. Em 2013, Sagaz foi selecionado para o Grito Rock Teresina e São Luís.

Para quem gosta de: Otto, Queens of Stone Age, The Strokes
Mais de Emílio Sagaz no Soundcloud

 
lucas avelar

MINAS GERAIS: Meio Desligado
Lucas Avelar – Coragem 
mpb/pop 

Da atual cena mineira, Lucas Avelar talvez seja o artista de maior potencial para dar continuidade à escola de rock pop de bandas como Skank e Pato Fu. Em seu segundo CD, Coisa de Cinema, usa inspirações retrô para suas canções românticas envoltas em certa melancolia.

Para quem gosta de: Little Joy, Coldplay, Skank
Mais de Lucas Avelar no site oficial

 
it girl

CEARÁ: Implosão Sonora
It Girl – Ride 
rock alternativo 

It Girl nasceu em Fortaleza, mas daqui a pouco ganhará o mundo. Com um rock divertido e feito pra dar pulinhos, o quinteto formado por Pedro Fialho (voz), Anatole Nogueira (guitarra), Yuri Lobato (guitarra), Ricardo Arraes (baixo) eCícero Nascimento (bateria) lançou recentemente o EP SUB com 6 ótimas faixas. A sonoridade da banda recebe muitas influências de cultura pop e poderia embalar muitos filmes da Sessão da Tarde na década de 1990.

Para quem gosta de: anos 90, sábado ensolarado, rock alternativo
Mais de It Girl no Facebook

 
César Valença (Kingz)

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
Kingz – Everytime I Lose It 
rock/stoner 

Dado o fim prematuro do Kung Fu Johnny no início de agosto, Cesar Valença (guitarra) e Fausto Alencar (baixo) não precisaram de muito tempo para colocar alguma novidade na praça. Encontraram em Daniel Araújo, baterista de metade das bandas em atividade no Rio Grande do Norte, o substituto perfeito para o posto de Ian Medeiros(Mahmed) na sua nova empreitada. A banda reformulada se chama Kingz, o nome mais google friendly já visto pelaNoiva do Sol. Pelo primeiro single lançado no comecinho de setembro, o grupo ressurge com uma proposta ainda mais roqueira e pesada. Mais próximo de um Truckfighters que do Black Keys de sua finada banda.

Para quem gosta de: AC/DC, Foo Fighters, Truckfighters

 
Lucas Dourado 2013

PARAÍBA: Atividade FM
Lucas Dourado – A Saga 
world music 

O cantor e compositor Lucas Dourado, integrante do grupo Troça Harmônica, estreou sua carreira solo neste mês com o álbum Motor MisteriosoLucas é baiano, mas há 13 anos vive em João Pessoa. É possível encontrar neste seu primeiro trabalho influências e inspirações do Clube da EsquinaNovos BaianosGeraldo AzevedoMoacir Santos e também da música africana. Além de Lucas Dourado (voz, guitarra e violão), a ficha técnica de Motor Misterioso é composta por Ruy José (bateria), Chico Limeira (baixo, guitarra, cavaquinho), Haley Guimarães(teclado, sintetizador e guitarra), Helinho Medeiros (teclado, sintetizador e acordeon), Uirá Garcia (guitarra),Macaxeira Acioli (percussão) e Pablo Ramires (percussão). Nos vocais, parceiros de outro grupo do qual Lucas fez parte – Nassala DacasaverdePolly BarrosErica Maria e Gabriel Pereira (vocal).

Para quem gosta de: Clube da Esquina, Novos Baianos, A Troça Harmônica
Mais de Lucas Dourado no Facebook

 
Davi Fireman - Estamos de volta (part. Luiz de Assis e      prod. Alexandre Modesto)

ALAGOAS: Sirva-se
Davi Fireman – Estamos de Volta 
rap/soul 

Rap com banda ou bases quase todas produzidas com instrumental orgânico é a pegada de Davi Fireman, cantor alagoano que já corre há certo tempo pelo cenário local, seja participando do show de bandas renomadas, em apresentações menores ou dividindo os vocais em gravações com outros músicos da cidade. A faixa Estamos de Volta foi lançada há poucos dias e conta com a produção de Alexandre Modesto e a participação de Luiz de Assis, da banda de Vibrações, hoje a maior representante do reggae de Alagoas.

Para quem gosta de: Haikaiss, Projota, 3030
Mais de Davi Fireman no Youtube

 
The Joy

RORAIMA: Som Independente
The Joy – A Cruz 
pós-punk 

Desde 2006, um amazonense radicado em Roraima, chamado Rafael Balieiro, já escrevia e tocava suas músicas, todas elas influenciadas pelo bom e velho pós-punk. Em 2012, ao lado de eternos companheiros o projeto de Rafaeltornou-se uma banda que passou a responder pelo nome de The Joy. Em um ano a banda cresceu, fortaleceu-se e já desponta como uma das principais bandas da nova geração do rock roraimense. Ainda transitando entre o mundo secular e o cristão, por meio de letras gospel, o grupo vem conquistando seu espaço levando no currículo participação nos principais festivais dos dois seguimentos em Roraima. No segundo semestre o power trio pós punk/indie rock apresentou em seu site, seus primeiros singles e confecciona seu primeiro EP. Rafael Baleiro, vocal guitarra e teclado, Jardson Botelho, baixo e teclado, Led Johnson, bateria; essa é a The Joy.

Para quem gosta de: Pós-punk 80’s.
Mais de The Joy no site oficial

 
Bianca

RIO DE JANEIRO: RockInPress
Bianca – Chained 
chill 

Três sílabas fortes: Bianca. Simples e direto. Impõem respeito, mostra uma grandeza por si só e é bonito e popular. Com apenas 10 canções autorais, 18 anos e uma carreira que se conta em dias, Bianca planeja lançar um EP em breve e aguarda a finalização da Delicate Situation. Dirigido por Kayhan Lannes, o clipe de Chained exibe uma beleza simples, nostálgica e emocionante que, alinhado com a música sentimental de Bianca, casam-se perfeitamente como todos os finais felizes de Shakespeare.

Para quem gosta de: Regina Spektor, Bon Iver, Birdy
Mais de Bianca no Facebook

 
Lívia Cruz

SÃO PAULO: Move That Jukebox
Lívia Cruz – Diamantes 
hip hop/rap/R&B

O hip hop paulistano e suas influências e variações encontra nuances de R&B moderno e de um pop um tanto quanto sofisticado no trabalho da cantora Lívia Cruz. Nascida no Recife, ela mora atualmente em São Paulo, onde criou e gravou Muito Mais Amor, disco que conta com participações de nomes como Rael Rashid. Este último participa da linda Diamantes, uma quase-balada movida a pianos melancólicos e beats que fazem a cama para osflows e rimas de Lívia e Rashid comporem o cenário.

Para quem gosta de: Karol Conká, Flora Matos, Rashid
Mais de Lívia Cruz no Facebook

 
DaGanja 1- crédito foto Max Gaggino

BAHIA: El Cabong
DaGanja – Família em 1º Lugar 
rap 

Desconhecido, mas crescente, o rap baiano segue apresentando novidades. DaGanja, um dos principais nomes do gênero em Salvador, acaba de lançar seu segundo álbum, Tá no Ar. Cheio de participações especiais, o disco é quase um quem é quem do rap local, e traz um rap tradicional, com batidas e bases a cargo de DJs convidados, mas também com outras influências e uma banda base com baixo, guitarra e uma dupla de sopros (trombone e trompete) dando um tom especial ao som. Nesta música, DaGanja conta com a participação Donna Liu.

Para quem gosta de: Emicida e Racionais MC´s
Mais de DaGanja no Soundcloud

 
Rodrigo Morcego

PERNAMBUCO: AltNewspaper
Rodrigo Morcego – Carrego do Satanás 
blues/rock/alternativo 

Rodrigo Morcego é um dos músicos mais ativos da noite recifense, com um retrospecto de shows em diversos bares e casas de shows. Vem realizando trabalho autoral e também covers de sonoridades como o jazz, o rock progressivo e clássico e o blues. Neste mês ele lança seu primeiro disco solo, blues com sotaque pernambucano, estilo que é sua paixão! Na música escolhida para a mixtape, ele deixa claro que não esqueceu suas influências anteriores, mas que agora seu coração e sua alma pertencem ao blues, com direito a todo o seu carrego e sujeira…

Para quem gosta de: Blues com sotaque pernambucano
Mais de Rodrigo Morcego no Soundcloud

 
mr fuck cena independente

MATO GROSSO: Factóide
Mr. Fuck – Vulneráveis 
rock falcatrua 

Um dos bons novos nomes da cena cuiabana, a Mr. Fuck já integra o circuito de shows da cidade e prepara-se para aparecer de vez com o lançamento do clipe da canção Vulneráveis.

Mais de Mr. Fuck no Facebook

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in