Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Cena Independente #15

 

Cena Independente #15 from cenaindependente on 8tracks Radio.

Um pouco atrasada este mês, mas chegou a edição #15 da coletânea Cena Independente. Para quem ainda não conhece ou não entendeu direito, trata-se de uma coletânea mensal, inspirada no Music Alliance Pact, que busca apresentar o que há de mais novo e relevante na música nacional através da curadoria de blogs especializados, cada um responsável por um estado brasileiro. Nesta edição, o designer Ruan de Almeida do site RockInPress assina a arte da capa e o el Cabong destaca o rock da banda Os Jonsóns.

BLOGS CURADORES
Atualmente o projeto conta com 16 blogs de todas as regiões do país, mas ainda há espaço para novos parceiros, principalmente da região norte. Caso seu estado não apareça na lista, entre em contato conosco e ajude a disseminar a boa música nacional transformando o seu blog em mais um curador da coletânea. [email protected]

norte
PARÁ: MusicaParaense.Org
nordeste
ALAGOAS: Sirva-se
BAHIA: El Cabong
CEARÁ: Implosão Sonora
MARANHÃO: Shock Review
PARAÍBA: Atividade FM
PERNAMBUCO: AltNewspapper
PIAUÍ: UpTune
RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
centro-oeste
GOIÁS: Alice Ilícita
MATO GROSSO: Factóide
sudeste
MINAS GERAIS: Meio Desligado
RIO DE JANEIRO: RockInPress
SÃO PAULO: Move That Jukebox
sul
PARANÁ: Defenestrando
RIO GRANDE DO SUL: Ignes Elevanium

Download da mixtape

material elaborado com fins estritamente promocionais – venda proibida
a seguir você encontra alguns detalhes de cada faixa dessa edição.


ALAGOAS: Sirva-se
King Tunes & Original Guerrero de Fé – Jah Queira
reggae/ragga/rap
King Tunes é um projeto sound system alagoano capitaneado pelo selecta André Farias em parceria com os MC´s Diego Verdino (A Queda) e Tribo (Favela Soul). Essa galera já vem a certo tempo intervindo com suas músicas nos mais diversos eventos culturais aqui na cidade e se firmando como uma boa opção para os amantes dos sons jamaicanos. “Jah Queira” é fruto de uma gravação feita no início do mês em parceria com o músico chileno Original Guerrero de Fé, que tocou recentemente em Maceió e aproveitou sua passagem pela cidade para registrar em forma de canção o elo criado entre eles pela bass culture.
Para quem gosta de: Digital Dubs, Sacal, Stereo Dubs
Mais de King Tunes no Facebook


SÃO PAULO: Move That Jukebox
Anchuvas – Slowly
ambient/trip hop/alt. r&b
O som hipnótico e viajado do Anchuvas vem do interior paulista para penetrar nos ouvidos de quem se interessar por sonoridades mais, digamos, modernas, minimalistas e baseadas em batidas secas, com arranjos de teclados e vários barulhinhos preenchendo o background sonoro. Completam o passeio lúdico vozes masculinas, ecoadas, calmas e suaves, que não demonstram pressa ao passar seu recado. Ainda bem, porque já basta a correria do dia a dia para nos encher.
Para quem gosta de: James Blake, Desampa, Flying Lotus
Mais de Anchuvas no Bandcamp


RIO DE JANEIRO: RockInPress
Secchin – Night Lights
Julio Sccechin é um homem acostumado a se posicionar atrás das câmeras, mas também
gosta de criar sua própria música fazendo uma mistura agridoce entre o minimal com dubstep, do doce com o amargo, causando uma inesperada surpresa. A primeira música lançada do que será seu EP de estréia – previsto para maio e com quatro músicas – é “Night Lights”, com participação de Maria Luiza Jobim. A faixa ganhará clipe em breve e coloca mais um nome na cena synth que SILVA e Mahmundi tem traçado.
Para quem gosta de: SILVA e Mahmundi
Mais de Secchin no Facebook


MINAS GERAIS: Meio Desligado
Monge MC – Namasté
hip hop
Representante ativo da cena hip hop mineira, Monge integra o coletivo Família de Rua, principal expoente da cena local e responsável pela realização do Duelo de MCs. Na ativa desde 2000, quando começou a grafitar, participou de diversos grupos em BH e em 2012 lançou o álbum solo #CaminhoDeZion Vol.1.
Para quem gosta de: Emicida, Jay Z
Mais Monge MC no Facebook


BAHIA: El Cabong
Os Jonsóns –Batedora de Vinis
rock gaúcho/rockabilly/surf music/psicodelia
O tal de rock gaúcho virou mesmo um tipo de rock específico, mas que pode ser feito até na Bahia. Despojado, irreverente, trazendo sempre um toque jovemguardísta. É por esse caminho que a banda Os Jonsóns segue. Formada em 2007, mas só nos últimos meses consolidando uma sequência de shows, a banda lançou um EP para download gratuito e é uma das boas apostas do novo rock feito em Salvador. A formação, além dos tradicionais guitarra, baixo e bateria, traz um trompete.
Para quem gosta de: Cascavelletes, Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica
Mais de Os Jonsóns no Soundcloud


CEARÁ: Implosão Sonora
VATZ – Paradise
rock
VATZ é formada pelo quarteto Caduh Oliveira (vocal e guitarra), Massilon Vasconcelos (bateria), Tiago Alves (baixo) e Taylor Lebowe (guitarra). Apesar do pouco tempo de formação, a banda já tem dominado as paradas por onde tem tocado e mandado um bom roquenrou.
Para quem gosta de: festinha com amigos e roquenrou
Mais de VATZ no Facebook


PARAÍBA: Atividade FM
Anibal – Something
pop/indie
Saindo do desconhecido, para o popular, Anibal encantou a muitos com sua música no clipe de “Hair Cleam”, lançado no mês de fevereiro. Anibal compõe a mais de 14 anos, sai da sua timidez de compor em casa e solta sua voz para todo o mundo ouvir e conhecer em “Something”, primeiro disco do cantor, compositor e instrumentista.
Para quem gosta de: Grandphone Vancouver e Rieg
Mais de Anibal no Facebook


PERNAMBUCO: AltNewspapper
Mabombe – Barazuto
rock/instrumental/experimental
Mabombe é um daqueles trios de música instrumental que prima pelo experimentalismo sonoro, misturando o máximo de ritmos possível em suas composições. A banda foi formada em 2010 e já participou de alguns bons shows no estado de Pernambuco. No momento, Antônio Marques (bateria), Carlinhos Carvalho (guitarra) e Victor Giovanni (contrabaixo) se preparam para lançar seu primeiro trabalho, que sai ainda esse ano. Conseguimos a pré-mix de uma das faixas que estará no disco, Barazuto é uma boa amostra dos estudos e troca dos músicos e seus instrumentos em prol da banda, alternando momentos um pouco mais calmos e outros bem tortos e até barulhentos em mais de cinco minutos de som. O mais importante, deixa claro o trabalho de qualidade que está por vir e que o leque de influências que podem ser abordadas é enorme…
Para quem gosta de: Tortoise, quebras ritmicas e drogadina
Mais de Mabombe no TNB


MARANHÃO: Shock Review
Fábio Allex – Quebra-Largado
mpb/rock pop/alternativo
Fábio Allex é compositor, cantor e fundador da Mythra, banda alternativa, autoral e de forte apelo poético, que atuou entre 2004 e 2008, em São Luís – MA. O retorno, em trabalho solo, acontece em 2011. Em 2012, entre abril e dezembro, grava o 1º CD, intitulado “Porta-Novas”, com 11 faixas. Em fevereiro de 2013 o álbum é lançado na internet. Com canções cantadas em português, com longas letras e quase sempre desprovidas de refrão repetitivo, a obra de Allex passeia por vertentes da MPB, do rock e indie pop, além de contemplar temas existenciais e voltados para relações amorosas.
Para quem gosta de: Chico Buarque, Humberto Gessinger, Zeca Baleiro
Mais de Fábio Allex no TNB


MATO GROSSO: Factóide
Novos Xavantes – Pobre Desejo
rock
Depois de mais de um ano de Cena Independente, apresentamos a primeira banda de MT
que não é da capital, os Novos Xavantes são de Primavera do Leste e definem que “não são índios, mas imprimem seus capítulos neste território que progressivamente foi desapropriado, fato que por si só transpõe as fronteiras geopolíticas atuais”. Recentemente a banda foi aclamada em sua apresentação no Grito Rock Cuiabá.
Para quem gosta de: Audioslave, Cachorro Grande, Pearl Jam
Mais de Novos Xavantes no Facebook


RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
The Automatics – Liquid Love Letter
pós-punk/rock alternativo
The Automatics é uma das bandas mais antigas de Natal ainda em atividade. Apesar dos shows escassos, a banda conta com uma discografia prolífica. Em seus 12 anos de formação foram lançados 12 registros, entre EPs e álbuns completos. “Lowfire”, lançado agora em março, é o último deles – um EP de cinco faixas, com forte influência de bandas como Teenage Fanclub, For Against e Echo & The Bunnymen. “Liquid Love Letter” é a faixa que abre o disco.
Para quem gosta de: R.E.M, Joy Division, Editors
Mais de The Automatics no Myspace


RIO GRANDE DO SUL: Ignes Elevanium
Baltimore – Deixa Eu Acordar Doente
hard rock
Baltimore se formou em Porto Alegre em 2009 e de lá pra cá só cresceu dentro do cenário do Rock/Metal Gaúcho como uma das melhores revelações do estado no campo do Hard Rock. Com letras pegajosas e em português, a banda aposta num instrumental com pegada e intensidade para construir uma sonoridade transbordando de feeling. “Deixa Eu Acordar Doente” é o primeiro clipe oficial da banda, lançado este mês, e além de ter um refrão excelente, ainda conta um solo inspiradíssimo.
Para quem gosta de: Bon Jovi, Crucified Barbara, Black Stone Cherry
Mais de Baltimore no blog da banda

GOIÁS: Alice Ilícita
Grieve – Let The Pain Flow Through My Soul
rock
“Unindo a afinação grave e o peso do thrash metal, à pegada do blues e southern rock setentista, sob às luzes de bandas especificamente diferenciadas, como Down, Alice in Chains, Black Sabbath e Corrosion of Conformity, surge uma proposta até então não explorada pela cena alternativa, um verdadeiro CROSSOVER, sob a alcunha de Grieve”. Isso é o que está no release dos caras, mas o que a gente aqui do Alice pode garantir é que, é rock’n’roll de qualidade e vocês não vão se arrepender de ouvir.
Para quem gosta de: Down, Alice in Chains, Black Sabbath
Mais de Grieve no Facebook

COLETANEAINDEPENDENTE.WORDPRESS.COM
[baixe todas as edições da mixtape]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

  1. Pingback: Novissimos baianos 3: as novas caras da música da Bahia » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in