Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Caiu na rede: novos discos, eps e músicas de baianos

Acumulamos alguns dos lançamentos de discos, EPs e singles baianos das últimas semanas e reunimos tudo nesse post. Alguns já tem um tempo (são do final de 2014) e revela um pouco nosso atraso, mas ainda valem ser mencionados. O “Caiu na Rede” é uma forma de acompanhar as novidades da músicas da Bahia disponibilizadas pela internet. Nesta edição temos até um lançamento exclusivo. É a banda Falsos Modernos solta uma música nova. Mas também tem disco de Mariella Santiago, músicas da Theatro de Séraphin, d’OQuadro, Versu2, eps de Márcia Castro e Giovani Cidreira, disco da Ladrões de Vinil, entre outros.

Falsos Modernos – Monalisa (lyric video)
A banda Falsos Modernos já prepara seu segundo disco, mas enquanto não terminam as gravações, começam a soltar pistas do que bem pro ai. A primeira é a música ‘Monalisa’, que soltam no el Cabong com exclusividade.

Marcia Castro – Cavalo/ Malandrinha (EP)
Já houve uma época que lançar músicas especiais para um período era comum. Muitos artistas produziam e lançavam música que não estavam em seus CDs para celebrar datas como Carnaval, São João, Natal… Hoje é menos comum, mas de vez em quando alguém solta algo desse tipo. A mais recente foi Márcia Castro, que soltou duas músicas voltadas para o Verão. A primeira uma versão inédita de ‘Malandrinha’, de Edson Gomes (lançada originalmente em 1988), produzida por Kassin. Em seguida, completando o EP, a cantora lançou ‘Cavalo’, música feita em parceira com Luciano Salvador Bahia, que celebra a música afro-baiana. A música tem produção musical do guitarrista Rovilson Pascoal e do próprio Luciano e ganhou três versões dub. O EP sai somente no formato digital.

Theatro de Séraphin – As Vésperas (single)
Outra banda do rock baiano que solta uma música prévia de seu disco é a Theatro de Séraphin. A banda liberou o primeiro single, ‘As Vésperas’, que traz letra e música de Artur Ribeiro, arranjos da Theatro de Séraphin e produção de André T.

Donna Liu – Como Não (EP)
A cantora de black music Donna Liu soltou seu primeiro disco, o EP ‘Como Não’. Natural de Salvador, ela desponta como novo nome do selo musical independente Carcamano Beats. O EP tem direção musical de Spike Bpl, mixagem de Braulio Passos e foi masterizado no Chile por Francisco Holzmann .

Mariella Santiago – Ella (disco)
O grande lançamento do período disponibilizado na internet para audição e download foi o novo álbum de Mariella Santiago. ‘Ella’ traz a cantora e compositora trafegando por samba, soul, jazz, baladas e ritmos baianos, cantando música próprias, em parceiras e interpretando canções de Edson Gomes, João Gilberto e Tim Maia, além de uam do irmão e baterista Gilberto Santiago. O trabalho tem participações de Chico César, Letieres Leite, Ubiratan Marques, Donatinho, Junix, entre outros. A produção é da própria Mariella ao lado de Beto Neves.

Giovani Cidreira – EP (EP)
Outro importante trabalho disponibilizado na internet foi o primeiro disco de Giovani Cidreira em carreira solo. Com origem na banda Velotroz, o cantor e compositor mostra em sete músicas sua face mais próxima a MPB, mas mantendo o frescor e o forte traço poético.

OQuadro + Afrikan Boy – Where I’m From (Do Lado Certo) (Single).
Outro single que antecipa um disco previsto para 2015 é a música nova do grupo ilheense OQuadro, ‘Where I’m From (Do Lado Certo)’. Nela o grupo faz a conexão da Bahia com a Nigéria e a Inglaterra, já que traz a participação de Afrikan Boy, um nigeriano que mora em Londres.

Versu2 – Quente Pra Caralho (Remix)
Outro grupo de rap que lançou novidade foi a Versu2, que soltou a música ‘Quente Pra Caralho’, num clima do verão baiano.

Yuri Loppo – Nunca é Demais (single)
Mais uma do universo do rap baiano. Dessa vez é Yuri Loppo, produtor e um dos fundadores do grupo In.vés, que soltou a faixa ‘Nunca é Demais’.

Jovem Sly – Roda de Pivete (single)
Outro nome do rap baiano que lançou material novo foi Jovem Sly com a música ‘Roda de Pivete’.

Ladrões de Vinil – Ladrões de Vinil (disco)
A banda de Vitória da Conquista Ladrões de Vinil soltou seu primeiro disco, homônimo. Mesclando rockabilly, surf music e Jovem Guarda, o grupo disponibilizou o álbum para audição e download.

Novelta – Um Espelho (single)
Outra banda do interior com novidade é a feirense Novelta, que soltou ‘Um Espelho’, o terceiro single que serve como prévia de seu novo disco ‘Quintais Abertos’.

Canalhas Rock – Os Reis Da Rua (single)
Também de Feira e também com um single, a banda Canalhas Rock apresenta a música ‘Os Reis da Rua’ como prévia de seu novo trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in