Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

BaianaSystem lança música “nova” e divulga agenda de Carnaval

Um dos nomes mais fortes do atual cenário musical da Bahia, a BaianaSystem soltou nesta quarta (27) na internet a segunda música de seu novo disco, previsto para ser lançado em março. ‘Lucro (Descomprimido)’ já é bastante conhecida de quem acompanha os shows do grupo e é uma das apostas para o Carnaval. A banda, por sinal divulgou também sua agenda de apresentações para a festa, com quatro participações, duas em seu trio Pirata e duas em palcos pela cidade.

Este ano Beto Barreto, Russo Passapusso e companhia estarão mais presentes na festa. Além do show no pré-Carnaval, dia 31 de janeiro no Furdunço (na Barra, veja programação completa), o Baiana leva o trio Pirata para as ruas nos dias 5 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval, também no Furdunço, mas desta vez na Avenida (Campo Grande) e no dia 7, na Praça Castro Alves. O grupo leva ainda sua música para o palco de Cajazeiras no sábado, dia 6, e par ao Pelourinho, no último dia de Carnaval, dia 9, terça-feira.

baianasystemprogramacao

A música “nova” traz uma mistura de cumbia e foi composta por Russo Passapusso em parceria com o multinstrumentalista argentino Mintcho Garrammone, que tem um trabalho com guitarra baiana e tocou por muitos anos com Ramiro Musotto, uma das reconhecidas influências da Baiana. ‘Descomprimindo​’ é originalmente uma cumbia instrumental, de Mintcho, que a banda e ele tocaram juntos no Carnaval de 2010, numa homenagem a Ramiro. Logo passou a fazer parte do repertório e aos poucos foi ganhando um toque de ijexá e uma letra (‘Lucro’) de Russo, que fala sobre o crescimento desordenado e incontrolável da cidade, construções a beira ­mar e ocupações irregulares de espaços públicos. (ouça a música e veja a letra abaixo).

O disco, que ainda não tem título definido, vai trazer a já famosa mescla de ritmos do grupo, tendo sempre a frente a guitarra baiana, mas juntando dub, percussão, samba-duro, cumbia, reggae, eletrônica e samba-reggae. O álbum, segundo do grupo, já teve o primeiro single, ‘Playsom’, lançado no início do ano passado e que integra a trilha do game FIFA 16.

Nesse segundo trabalho, gravado entre São Paulo e Salvador, a banda contou com produção do Daniel Ganjaman (Instituto, Criolo) e com várias participações especiais: Siba, Roney Scott (Orkestra Rumpilezz), o pianista Marcelo Galter, as Ganhadeiras de Itapuã, Márcio Victor (Psirico), Cássio Nobre e outros músicos que já atuam com a banda, como os percussionistas Ícaro Sá e Japa System, o guitarrista Juninho Costa (Junix 11) e o DJ João Meirelles.

Ouça ‘Lucro (Descomprimido)’:

Letra:
‘Lucro (Descomprimido)’

“Tire as construções da minha praia
Não consigo respirar
As meninas de mini saia
Não conseguem respirar
Especulação imobiliária
E o petróleo em alto mar
Subiu o predio eu ouço vaia
Eu faço figa pra
Pra essa vida tão sofrida
Terminar bem sucedida
Luz do sol é minha amiga
Luz da lua é minha instiga
Me diga você me diga
O que é que sara a tua ferida
Me diga você me diga
Lucro
Máquina de louco
Você pra mim é lucro
Máquina de louco
Vou botar rapadura na mamadeira
Vou dar rapadura pra bater”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 Comments

  1. Pingback: Carnaval de Salvador 2016: Um guia com o que você não pode perder » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in