Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

BaianaSystem fura bolha no Prêmio Multishow com duas indicações

Está claro como o BaianaSystem vem ganhando espaço no show business nacional nas mais diversas frentes. Até mesmo em ambientes mais propícios para artistas com pouco conteúdo e muito investimento. O Prêmio Multishow é um desses ambientes. Lá cantores, cantoras e bandas de sertanejo, funk, axé e pagode costumam se revezar entre indicados e ganhadores. Na edição 2019, porém o grupo baiano aparece meio como um invasor desse ambiente. Uma espécie exótica indicada em duas das principais categorias: Melhor Grupo e Show do Ano.

Veja também:

Histórico. Assista o show completo do BaianaSystem com a OSBA.
Confira os mais novos videoclipes da música baiana.
Bahia exporta nova música em turnês de artistas pelo mundo.
Festival Afropunk vem para Salvador em 2020.

O Prêmio Multishow anunciou nessa segunda (dia 29) seus indicados para edição deste ano, com uma repetição habitual de nomes e poucas surpresas. Entre elas, além do BaianaSystem, talvez Duda Beat entre as revelações. A cerimônia de premiação será no Rio de Janeiro, na Jeunesse Arena, no dia 29 de outubro. Mais de quinze artistas serão agraciados com o prêmio através de votação popular, que já está aberta (Vote aqui). Para a edição deste ano, o Multishow criou o que chamou de “Academia”, formada por profissionais da indústria, para decidir os indicados às 15 categorias.

Paralelamente à votação popular, acontece a escolha do Superjúri do Prêmio Multishow. São centenas de convidados do ramo da música, escolhendo os melhores do mercado em diversas categorias. Entre elas, disco, clipe e produtor. Essa votação paralela acaba focando mais a produção não tão ligada ao entretenimento e às gravadoras.

Concorrentes

O BaianaSystem é uma espécie de patinho feio no  meio dos concorrentes do Prêmio Multishow. O ambiente é tomado por nomes de peso, contratados por grandes gravadoras e/ou empresários do show business nacional. As duas categorias que os baianos estão indicados mostra bem claramente isso. Para melhor show,  eles concorrem com dois dos maiores nomes do sertanejo atual, Gusttavo Lima e Marília Mendonça, o cantor e compositor de pagode Thiaguinho e o grupo Tribalistas.

Na categoria Grupo do Ano, o BaianaSystem disputa com nomes não tão grandes quanto, mas alguns deles impulsionados por grandes investidores e padrinhos. É o caso do Atitude 67, talvez o mais desconhecido. O grupo de pagode do Mato Grosso do Sul tem Thiaguinho e Dudu Borges, produtor de nomes como Michel Teló e Luan Santana, como empresários. Além de Neymar como padrinho. Pertencente a Universal Music, o Atitude 67 mistura samba e pagode, com pitadas de rap melódico (!!!!). O principal hit é a música “Cerveja de Garrafa”, que no YouTube ultrapassou 146 milhões de visualizações.

Veja participação do BaianaSystem no Prêmio Multishow de 2018:

Outro desses fenômenos surgidos meio que repentinamente é o Melim,  trio formado por três irmãos da cidade Niterói. Há três anos, eles estavam participando do reality show musical Superstar, da Rede Globo, e terminaram a competição como semifinalistas. No ano seguinte, assinaram um contrato com a Universal Music. Logo em 2018, o primeiro álbum foi lançado e invadiu rádios de todo país. Parcerias com as cantoras Ivete Sangalo e Sandy tem contribuído para o sucesso do grupo

Os outros dois grupos concorrentes na categoria são mais experientes e ambos trafegam por samba e pagode. O Sorriso Maroto já é um veterano, com mais de 20 anos de estrada e vários discos e sucessos lançados. Depois de passarem por Deckdisc, Som Livre e Universal, hoje estão na Sony Music. A Turma do Pagode foi formado e também já possuem vários discos e sucessos. O grupo, que em 2015 conquistou o Prêmio Multishow nessa mesma categoria Melhor Grupo, também pertence a Sony Music.

Presença no Prêmio

A história do BaianaSystem no Prêmio Multishow começou em 2016, quando ganhou 2 prêmios. Naquela oportunidade, o grupo venceu na escolha Super Júri, levando os prêmio de melhor hit com a música  ‘Playssom’ e melhor disco com ‘Duas Cidades. Em 2017, o Super Júri indicou os baianos na categoria melhor Canção do Ano por “Invisível”. Em 2018, a banda marcou presença no palco, se apresentando ao vivo com as músicas “Forasteiro” e “Capim Guiné”.

Dá para entender a dimensão do feito do BaianaSystem no Prêmio com as duas indicações deste ano comparando com os indicados em outros anos nas mesmas categorias. Em 2017, os indicados para Melhor Show foram Anitta, Joelma, Luan Santana, Simone & Simaria e Thiaguinho. A mesma categoria, no ano seguinte, teve como indicados Marília Mendonça, Luan Santana, Anitta, Simone & Simaria e Bruno & Marrone.

Para Melhor Grupo os indicados de 2017 foram Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Sorriso Maroto e Turma do Pagode. Já em 2018 os indicados foram Rouge, Sorriso Maroto, Imaginasamba, Turma do Pagode e Harmonia do Samba.

INDICADOS PRÊMIO MULTISHOW 2019

CANTOR DO ANO

Dilsinho
Ferrugem
Gabriel Diniz
Gusttavo Lima
Wesley Safadão

CANTORA DO ANO

Anitta
Ivete Sangalo
IZA
Ludmilla
Marília Mendonça

GRUPO DO ANO

Atitude 67
BaianaSystem
Melim
Sorriso Maroto
Turma do Pagode

DUOLA DO ANO

Anavitória
Jorge e Matheus
Matheus e Kauan
Simone e Simaria
Zé Neto e Cristiano

MÚSICA DO ANO

Atrasadinha – Felipe Araújo feat. Ferrugem
Dona de Mim – IZA
Jenifer – Gabriel Diniz
Péssimo Negócio – Dilsinho
Todo Mundo Vai Sofrer – Marília Mendonça

EXPERIMENTE

Duda Beat
Jão
Lagum
Malía
Vitão

SHOW DO ANO

BaianaSystem
Gusttavo Lima
Marília Mendonça
Thiaguinho
Tribalistas

CLIPE DO ANO

Amor bandido – Lexa e MC Kekel
Bem pior que eu – Marília Mendonça
Garupa – Luísa Sonza e Pabllo Vittar
Terremoto – Anitta e Kevinho
Vingança – Luan Santana e Mc Kekel

MÚSICA CHICLETE DO ANO

Atrasadinha – Felipe Araújo e Ferrugem
Bola Rebola – Anitta, Tropkillaz e J. Balvin com participação de MC Zaac
Jenifer – Gabriel Diniz
Medley da Gaiola – MC Kevin O Chris e Dennis
Onda Diferente – Anitta, Ludmilla e Snoop Dogg com participação de Papatinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in