Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Otto, Rico Dalasam, Nevilton e Paralamas lançam prévias de seus novos discos

Os últimos dias foram cheios de novidades na música brasileira, com lançamentos de novas músicas de Otto, Rico Dalasam e das bandas Nevilton e Paralamas.

Com cinco anos sem lançar inéditas, o pernambucano Otto finalmente apresentou uma prévia do novo disco, ‘Ottomatopeia’, que tem lançamento previsto para 28 de julho. Já disponível nas plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, iTunes, Deezer e Google Play, “Bala” traz uma forte melodia, com presença percussiva e produção de Pupillo, da Nação Zumbi. “É bastante biográfica, fala sobre o tempo e sobre como as decisões do presente afetam o futuro”, explicou o próprio Otto, em comunicado à imprensa.

A última novidade lançada por Otto, havia sido a regravação de “Meu Dengo” em dueto com Roberta Miranda há dois anos, lançada originalmente por ela em 1986. A gravação foi feita para o filme ‘Quase samba’, de Ricardo Targino, lançado em 2013, e também estará em ‘Ottomatopeia’. O último disco de Otto foi ‘The moon 1111’, lançado em 2012.

O cantor passou os últimos cinco anos se dedicando à produção do disco, o sexto de estúdio de sua carreira. Nesse período, circulou com a turnê Otto Recupera, apresentando músicas pedidas pelos fãs há algum tempo, mas que nunca entravam nos shows, como “O Que Dirá O Mundo”, “Distraída Pra Morte” e “Tento Entender”.

Ouça “Bala” abaixo:

Depois de chamar atenção com seu disco ‘Orgunga’, em 2016, o paulista Rico Dalasam lança mais uma faixa inédita que estará presente em seu novo trabalho, ‘Balanga Raba’, um EP que sairá nas plataformas digitais no próximo dia 21 de julho. “Fogo em Mim” traz uma nova parceira do artista com o produtor baiano Mahal Pita, que integra o BaianaSystem e produziu outras faixas de Dalasam, como o remix de “Riquíssima”.

Conhecido como um dos precursores da cena queer da música brasileira e por ser o primeiro rapper assumidamente gay do Brasil, Dalasam vai deixar o rap um pouco de lado e apostar fichas no mundo pop. “Não mudei minha musicalidade nem quem sou, só acho que é o tempo certo de dividir com as pessoas também composições do pop e mostrar outras frentes. O público até aqui conheceu minhas rimas, minhas possibilidades de composição musical e quero continuar mostrando versatilidade. Acredito que consigo passear por outros lugares e minha voz funciona tanto no rap quanto além. Continuo pensando em fervo e luta a todo tempo”, afirmou na divulgação da faixa.

Rapper, negro, gay, da periferia, Dalasam já havia demonstrado uma aproximação com o pop em outra faixa que estará no EP, “Procure”, que teve produção de Filiph Neo e foi disponibilizada no final do ano passado. Além de “Fogo em Mim” e “Procure”, o Ep terá mais duas faixas: “Não Deito pra Nada” e “Vem Brincar de Amor”, ambas produzidas por Dinho Souza. Depois de ter ganhado visibilidade com “Mandume”, gravada por Emicida, e “Todo Dia”, cantada por Pablo Vittar, a aposta no pop pode colocar o paulistano num novo patamar, com grandes possibilidade de seguir o caminho de Karol Conká e se tornar sucesso midiático nacional.

Ouça “Fogo em Mim” abaixo:

Um dos bons nomes da safra recente do rock brasileiro, a banda Nevilton nunca ganhou a dimensão merecida em sua música. Sempre com uma boa dose pop em seus trabalho, o grupo paranaense abriu ainda mais o leque e aponta novos caminhos com a romântica “Flores”, segundo single do próximo álbum do grupo, ‘Adiante’, previsto para ser lançado nos próximos meses.

O marcante pé no rock alternativo permanece, mas a banda flerta ainda mais com o pop-rock dos anos 1970/1980. Isso aparece especialmente nos arranjos e instrumentação, numa aparente busca por soar menos como um Power Trio.
O single traz também uma outra versão acústica, sem a bateria, apenas com percussão, guitarras e foco nos vocais.

Ouça “Flores” abaixo:

Oito anos sem lançar músicas inéditas, o veterano grupo Paralamas do Sucesso volta à ativa com “Sinais do Sim”, primeiro single e faixa-título do álbum do novo álbum. Lançada acompanhada de um lyric video, a faixa tem letra romântica escrita por Herbert Vianna, música assinada pelo trio e aponta os caminhos do novo trabalho.

“‘Sinais do Sim’ é inspirada em alguns dos nossos ícones, como Led Zeppelin, Cream, The Who e Os Mutantes”, afirmou o baterista João Barone em comunicado à imprensa. “É o resultado dessa mistura, com uma letra escrita pelo Herbert que, apesar de densa, fala de amor no sentido da poesia, de positividade, dos sinais do sim, de acreditar e superar obstáculos e dificuldades, sejam eles quais forem”, completou.

“Sinais do Sim” é o 21º álbum de inéditas do Paralamas do Sucesso e chega no próximo dia 4 de agosto, pela Universal Music, oito depois do antecessor, “Brasil Afora” (2009). Pela primeira vez, o grupo terá um álbum com produção de Mario Caldato Jr., conhecido pelos trabalhos com Blur, Bestie Boys, Bjork, Beck, Planet Hemp e Manu Chao, entre outros. O repertório do disco é autoral, mas trará também “Medo do medo”, da rapper portuguesa Capicua, e a regravação de “Cuando pase el temblor” sucesso da banda argentina de rock Soda Stereo, que manterá a letra original cantada em espanhol.

Ouça “Sinais do Sim” abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in