Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Mês do Orgulho LGBT é marcado por apresentações musicais virtuais

Durante todo o mês de Junho acontecem no Brasil e no mundo eventos culturais e políticos que reafirmam o orgulho LGBT e relembram a rebelião ocorrida na boate Stonewall (1969, Nova York). O acontecimento marcou a história como um grito de liberdade para a população LGBT, que passou a se organizar em marchas e manifestações ano após ano. Reunimos aqui alguns Festivais e apresentações que vão acontecer durante este final de semana marcando o mês do Orgulho LGBT.

Veja também:

Websérie apresenta encontro entre Lazzo Matumbi e Luedji Luna.
Confira os novos videoclipes da música brasileira.
A música parou porque vidas negras importam.

Quando o assunto é música, o Brasil demonstra sua riqueza apresentando nomes de artistas LGBTs de diferentes gerações, estilos e gêneros musicais. Um apanhado de artistas como Cássia Eller, Ney Matogrosso e Edson Cordeiro marcaram época no Brasil e no mundo defendendo o direito de existir e produzir arte.

Hoje a nova geração da música brasileira demonstra sua potência nas vozes de Liniker, Majur, Urias, Pabllo Vittar, Linn da Quebrada, Potyguara Bardo, Aíla, Juli, Gloria Groove, Jhonny Hooker, Jaloo, Rico Dalasam e tantos outros importantes nomes que se manifestam de diferentes formas e continuam escrevendo uma história de resistência num mundo em que ainda se convive com homofobia, lesbofobia, transfobia e outras violências.

Este ano essas vozes não se encontraram na rua durante o mês de junho. Devido a pandemia do COVID-19, toda a programação para a celebração do mês do Orgulho LGBT sofreu alteração. A 24º edição da Parada de São Paulo foi adiada para [acontecer presencialmente em] novembro. No entanto, no dia 14 deste mês o evento foi celebrado num formato 100% digital, com apresentações artísticas veiculadas no Youtube.

Este novo formato vai protagonizar as próximas celebrações do Orgulho LGBT no Brasil e no mundo, como os diversos Festivais e apresentações que vão acontecer neste final de semana, celebrando e resgatando a lembrança de Stonewall em 28 de junho de 1969.

Orgulho LGBTFESTIVAL MARSHA

Idealizado pela multiartista, DJ, e produtora cultural Ana Giselle, o Festival Marsha é produzido por pessoas trans e reúne artistas LGBT de diferentes linguagens. O nome do evento homenageia a travesti e ativista norte-americana Marsha Johnson, uma das personalidades mais importantes da Rebelião de Stonewall. O Festival conta com uma campanha de financiamento coletivo online, que tem como objetivo movimentar a economia da cultura entre produtoras/es trans envolvidas/os no evento. Além disso, a arrecadação também deve ser convertida na distribuição de 100 cestas básicas para população LGBT+ em situações de vulnerabilidade nas cidades de Salvador, Recife e Niterói. No Instagram e Youtube, serão 03 dias de programação online (dia 26, 27 e 28 de junho), entre Talks, Performances e apresentações musicais. Dentre as atrações, é possível destacar as participações de Urias, Getúlio Abelha, Felupz, Filipe Catto e DJ Fresh Prince da Bahia (BATEKOO).

Orgulho LGBT

GLOBAL PRIDE 2020

O Global Pride é um festival de cultura LGBT que terá duração de 24h. A vasta programação conta apresentações brasileiras como Pabllo Vittar, Urias e Coral Câmara LGBT do Brasil.O Festival é organizado por diferentes organizações sociais e surge como uma alternativa de movimentar recursos para artistas LGBT de diferentes países que foram afetados por cancelamentos e/ou adiamento da agenda de shows devido a pandemia. Mais informações estão disponíveis na nossa agenda e no Instagram do evento.

Orgulho LGBT

PRIDE WITH PABLLO & FRIENDS 

Um meme nunca fez tanto sentido quanto: agora Pabllo Vittar foi longe demais. Com o albúm 111 lançado em maio de 2020 a cantora alavancou sua carreira internacional, realizando parcerias com Thalía e Charlie XCX, além de Diplo (no álbum Vai Passar Mal). A agenda de Pabllo já contava com shows na Europa e diferentes estados dos EUA planejados antes da pandemia. Tudo isso explica o título em inglês da live proposta pela artista, que vai acontecer no domingo. Confira aqui link de acesso e horário.

Outras lives de artistas da cena LGBT, como Gloria Groove, Aretuza Lovi e Rico Dalasam acontecerão durante o fim de semana. A programação completa, horários e links de acesso você confere aqui.
Leia mais sobre Stonewall aqui.

Texto por Ivie Leone (Instagram | Linkedin | [email protected])

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in