Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Mais duas bandas baianas engatam turnê pelo Brasil

Não são apenas os nomes mais estabelecidos do cenário musical baiano que estão circulando pelo país. Sem ainda acesso aos principais festivais, bandas de menor visibilidade estão promovendo suas próprias turnês procurando novos públicos em outros estados. Depois da turnê conjunta das bandas Soft Porn, Mapa e Aurata, que anunciamos aqui, outras duas bandas baianas estão caindo na estrada. A Afrocidade começa nesta sexta uma série de shows pelo estado de São Paulo, enquanto a banda Astralplane, de Salvador, leva sua música para quatro estados.

A turnê passa por cidades do interior paulista e pela capital. Começa no dia 6 de julho em Jundiaí, no dia seguinte em Santos, dia 20 de julho em Ribeirão Preto, dia 21, no Festival Arte Serrinha, em Bragança Paulista, fechando a sequência de show no dia 26 no Sesc Pompeia, na capital. Os shows contarão com participações especiais de nomes como Luedji Luna, Xênia França e Rincon Sapiência.

Com origem na cidade de Camaçari, o Afrocidade vai apresentar sua mistura de elementos da música negra, indo de ritmos populares baianos como arrocha e pagode, até música afro, dub jamaicano, reggae, ragga e afrobeat. Um caldeirão que eles mesmo batizam como Afro-Regional-Beat. Tudo isso com a forte presença de percussão, sopros e uma sonoridade bastante contemporânea, além de letras diretas que tratam de temas políticos, sociais e com referências ao universo periféricos que estão inseridos.

A banda Astralplane já iniciou sua turnê, num trajeto mais longo e passando por vários estados. São quatro no total, passando por nove cidades. Começou em São Paulo, com shows nos dias 5 e 6 de julho (Breve Pompéia e Estúdio Aurora), e continua por Santo André, dia 7, volta para capital paulista no dia 8 e encerra a parte paulista com show em Campinas, no dia 9. A sequência é pelo sul do país, com shows em Santa Catarina no dia 13, em Blumenau, e no dia 14, Joinvile, e em Curitiba, Paraná, com duas apresentações, nos dia 15 e 16. Para finalizar, volta para o Nordeste, com show em Aracaju, Sergipe, no dia 21. Uma semana depois, dia 28, encerra a turnê em casa, com show na Casa Preta, em Salvador.

Atualmente, a banda trafega por águas próximas da música brasileira, mantendo elementos da psicodelia que marcou o início do grupo, com um trabalho interessante de guitarras, mas bem como ares de tropicalismo mais presente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tagged under:

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in