Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Lançamentos baianos: DaGanja, Achiles, Dr. Drumah, Irmão Carlos, Rosa Idiota e Lívia Nery

Mal começou o ano e já temos vários discos baianos lançados. Durante o ano, Vamos acompanhar estes lançamentos, disponibilizando links para download ou audição por aqui. Para começar temos os discos de Irmão Carlos, de Dr. Drumah e da banda Rosa Idiota, os EPs de DaGanja e de Achiles, além do single duplo de Lívia Nery.

_______________________________

Dr. Drumah – 90’s Mindz

Cover ArtUm dos grandes nomes de seu instrumento na Bahia, o baterista Jorge Dubman possui um projeto solo paralelo ao que desenvolve na banda IFÁ, batizado como Dr. Drumah. Com essa alcunha, ele soltou um novo disco, o primeiro cheio depois de dois EPs. São 16 faixas de rap instrumental, nas quais ele mexe com timbres, beats e samples, criando uma atmosfera que remete às produções do tipo que marcaram os anos 90, como o título do álbum indica. Cheio de colagens e scratchs, valorizando a criação das batidas, ele retoma um rap climático, que se aproxima do jazz, ou do que se tornou conhecido como jazzy hip hop. Com produção e mixagem do próprio Dr. Drumah, o álbum está sendo lançado em formato digital em em fita cassete (nada mais anos 90) pelo selo norte-americano 77 Rise Recordings. Um trabalho refinado que não possui muitos pares na cena atual.

Ouça no Bandcamp
Download gratuito: Mediafire

_______________________________

Irmão Carlos – Irmão Carlos

irmaocarlosDepois de três discos ao lado da banda O Catado, o produtor, cantor e compositor lança seu primeiro álbum solo. Autointitulado, o disco traz o groove que caracterizou a música do artista, mas revela outras influências em seu trabalho, como a dose de eletrônica em ‘W Raimundo’ e ‘Um Microponto de Luz’. A retórica permanece a mesma, com letras que trazem um discurso equilibrando crítica social e bom humor. O modo de Irmão Carlos compor e cantar, quase falado, dá a ele uma identidade própria e uma sonoridade inconfundível. São dez faixas autorais, com produção e mixagem do próprio artista, quem, além de compor e cantar em todas, toca em boa parte delas, seja teclado, violão, synths, bateria ou programações. Mas ele não está sozinho, com sua boa relação com os músicos de Salvador, se cercou de vários nomes de peso da cena da cidade, como os da banda IFÁ, e os guitarristas Eric Assmar, Junix e Ênio, que ainda produziu uma das faixas.

Ouça no Soundcloud / Spotify / Youtube / Deezer / Palco MP3
Download gratuito: Mediafire

_______________________________


Achiles – Divino e Ateu

ACHILES_DIVINO E ATEU CAPANascido na cidade de Maracás, Achiles despontou como a voz por trás do grupo Caim, que mantinha com o compositor Marcus Marinho. A dupla trazia uma sonoridade próxima à MPB mais tradicional, com temática lírico-amorosa e um modo doce no cantar, agora, neste primeiro EP solo, Achiles mantém essas características presentes, mas amplia o escopo. Produz um pop com programações eletrônicas e trafegando no universo disco-glam, especialmente na música ‘Mar de Refrigerante’, que ganhou seu primeiro vídeoclipe. Essa dose pop-gay aparece de forma mais escancarada, sem medo de deixar uma zona de conforto e entrando em um novo ambiente, mais contemporâneo aos que seus pares anda produzindo Brasil afora. Nas composições, ele perdeu seu parceiro de Caim, mas se cercou de novos companheiros, como Conrado Pêra, André Fernandes e Paulo Monarco. Tiago Menezes é o único que assina mais de uma, três no total, além de ser o responsável pela produção, o que parece indicar ser ele o novo parceiro fiel no trabalho desse cantor cheio de personalidade.

Ouça no Youtube 
Download gratuito: coletivosuicabahiana.com.br/achiles/

_______________________________

Lívia Nery – Vulcanidades/ Garota Multicor

livianeryProduzido pela própria Livia Nery em parceira com Rafa Dias (o nome por trás do ÀttooxxÁ), esse single duplo, primeiro trabalho lançado da cantora e compositora, é uma mostra do que ela já vem apresentando em seus shows. Um encontro de música brasileira e jamaicana, e o bom uso de elementos eletrônicos, que nos levam a uma espécie de trip hop tupiniquim em pleno anos 2010. Sem deixar as canções reféns da forma, Lívia cria uma atmosfera entre o místico e o onírico se utilizando de beats, alguma experimentação, programações e brincadeiras com a voz. As duas composições só ganham mais força com a produção e servem como uma prévia de um esperado disco de estreia.

Ouça no Deezer / Spotify / Youtube / Itunes
Download gratuito: soundcloud.com/lilivianery

_______________________________


DaGanja – Bonde 36

daganja-bonde36Em seu terceiro de disco, DaGanja se consolida como um dos rappers mais profícuos de sua geração. O EP com 8 faixas traz ele fazendo uma espécie de retrato do universo a sua volta a partir de seus 36 anos de vivência nas ruas. A poesia urbana e rimas, que tratam de temas como violência, o cotidiano dos guetos, maconha, consumismo, drogas, abuso de poder, se destacam, enquanto bases e beats trafegam entre o rap mais tradicional e sonoridades mais contemporâneas como trap e dancehall. Lançado pelo selo Santa Fé, o disco tem produção de Braulio Passos e conta com participações de nomes como Ravi Lobo, Nego Galo e Max B.O e do nigeriano Teekay Omoyele.

DaGanja – Bonde36
Ouça no Itunes / Spotfy / Deezer / Google Play / Youtube 
Download gratuito: 4shared.com

_______________________________

RosaidiotaRosa Idiota – Circle

Formada por algumas figurinhas carimbadas do rock baiano, Fabiano Passos, Marcelo Adam, Rodrigo Gagliano e Diego Pereira, a Rosa Idiota faz um som sem nenhum mistério: um bem azeitado passeio entre punk rock, post-hardcore e rock alternativo dos anos 90. Com canções quase sempre em inglês, com exceção de uma, ‘Circle’ é o cartão de visitas dessa nova banda, que estreia mostrando um cuidado em empacotar um disco que deve agradar a geração que cresceu ouvindo rock nos anos 90. O álbum é produzido, gravado, mixado e masterizado por um importante nome do hardcore nacional: Gabriel Zander.

Ouça no Youtube / Bandcamp / Deezer / Spotify / Nexium

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in