Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Goteiras da música baiana

A música baiana continua em alta rotação. Bandas e artistas lançando discos, produzindo novidades, participando de festivais, soltando clipes, fazendo turnês e participando de eventos. Dê uma olhada no que algumas bandas e artistas da Bahia estão fazendo. Permita-se ouvir, como dizia a Feira de Música de Fortaleza.

Discos

Depois de Formidável Família Musical, Manuela Rodrigues e Vendo 147, uma nova leva de artistas baianos estão lançando discos nas últimas semanas. No rock as bandas Theatro de Séraphin, Bestiário (leia entrevista sobre o disco) e Charlie Chaplin acabaram de lançar seus discos, a última, na verdade, um EP com seis músicas. Quem também está soltando material novo é o grupo de rap Versu 2, assim como a cantora Sandra Simões. Breve entrevistas com eles. Quem anunciou trabalho novo foi André Mendes, ele juntou um power trio, formado por ele, Macello Medeiros e Ricardo M Cadinho (2/3 da Maria Bacana) e começou a gravar ao vivo num estúdio. A ideia é lançar o trabalho na internet, um disco virtual, com capa e tudo mais. Uma prévia já pode ser ouvida. Confira aqui:
Pelo Mundo Com você by andremendesmusica

Bandas baianas no mundo da moda

As bandas Sertanília e BaianaSystem foram as baianas selecionadas para a disputa musical do Concurso Lycra Future Designers, que pretende divulgar bandas de todo país que representem a contemporaneidade de um nove cenário brasileiro, segundo descreve o próprio site do evento. O concurso pretende levar o vencedor para se apresentar no Clube Nacional, em São Paulo, no dia 25 de outubro, na etapa final do Concurso Lycra Future Designers, uma disputa de novos talentos da moda brasileira. Além das duas bandas baianas, estão na disputa os cariocas Bárbara Eugênia e Cabeza de Panda, o paraense Felipe Cordeiro, o paulista Mama Gumbo, o paranaense Karol Conka e os pernambucanos Catarina de Jah, Joseph Tourton, Jr Black, Rua do Absurdo e Zé Cafofinho. A Sertanília concorre com a música ‘Pombinha do céu’ e a Baiana System com ‘Da calçada pro lobato’. A votação é popular e segue até o dia 4 de outubro clicando aqui. A Sertanília, inclusive, é a mais votada até o momento.

Festival seleciona finalistas

O Festival de música da Educadora divulgou as 14 músicas finalistas de sua edição deste ano. Entre os selecionados para a final estão alguns nomes já conhecidos, como a banda Cascadura, Alexandre Leão e Marilda Santana, e nomes novos da música baiana, como Sertanília e Pedro Dum & A Encomenda. Elas vão integrar o CD do IX Festival de Música da Educadora FM e concorrem a final do festival, que irá selecionar cinco vencedores em cinco categorias (Melhor Música Vocal, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Arranjo). A premiação é apetitosa com 12 mil reais para Melhor Música Instrumental e Melhor Música Vocal, 6 mil reais para melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental e Melhor Arranjo. De cerca de 800 músicas inscritas, as 14 finalistas foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por Tom Tavares, coordenador do festival e presidente do juri, Cláudia Cunha, Ray Gouveia, Moisés Gabrielli e Nilton Amorim. Para a escolha dos vencedores, o público também votou e a mais popular ganhou um voto na comissão. A divulgação final será no dia 08 de novembro em evento no Teatro do IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia). Todas as 14 faixas estão sendo veiculadas na programação da rádio, de segunda à sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas e, também, no portal da Educadora (www.educadora.ba.gov.br). Ano que vem, na décima edição do festival, a ideia é ampliar a participação popular, com um prêmio destinado ao que o público escolher como melhor música.

Veja a lista dos finalistas:

‘Colombo’ (Fábio Magalhães)- Cascadura
‘Nobre Folia’ (Anderson Cunha) – Sertanília
‘Arranca-rabo’ (Pedro Borba) – Pedro Dum & A Encomenda
‘De Garrincha pra Pelé’ (Nivaldo Cerqueira) -Nivaldo Cerqueira
‘Free Frevo’ (Horácio Barros Reis) -Horácio Barros Reis e Ricardo Cabo
‘Arame Farpado’ (Cássio Nobre/Júlio Caldas) -Viola de Arame
‘O que é que ela quer’ (Alexandre Leão/Daniel Mã)- Alexandre Leão
‘Oh, minha fofa’ (Álvaro Lemos) – Os Romeus
‘Subida da Gamboa’ (Beto Pitombo) -Marilda Santana
‘Kariri Karaíba’ (Juracy do Amor /Taciano Vasconcelos) – Beef Love
‘Teiú’ (André Becker /Ivan Bastos) – André Becker
‘Caminhos do Vento’ (Edu Fagundes) -Triat’uan
‘Carimã’ (Léo Brasileiro) – Léo Brasileiro
‘E aí, quem vai?’ (Tércio Guimarães) – Tércio Guimarães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in