Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Festival Oferendas faz sua festa para Yemanjá em formato virtual

Oferendas terá Doc Live com Zé Manoel, Luedji Luna, Metá Metá, Alessandra Leão, Márcia Castro, Margareth Menezes, Josyara, Iara Rennó, BNegão, Alice Caymmi, entre outros.

As festas populares de rua estão entre as maiores ausências nesse calorento verão soteropolitano de 2021. Em especial, a Lavagem do Bonfim, Festa de Yemanjá e Carnaval. Fora todo o resto de coisas que acontecem. Nessa época, a luz fica diferente, as pessoas saem mais de casa, a cidade fica mais efervescente. Não teremos nada disso esse ano. Calma, segure os gatilhos.

No dia e véspera da homenagem à Rainha das Águas, já havíamos nos acostumando com uma espécie de multifestival. São vários palcos e muita música espalhados pelas ruas do bairro do Rio Vermelho. No próximo dia 2 de fevereiro não vai acontecer nada daquilo, ou quase nada. Uma das principais e mais disputadas atrações, o Festival Oferendas não vai conseguir trazer todo o espírito envolvido, mas vai tentar, promovendo uma versão virtual.

Veja também:

– Festivais aguardam vacina e inovam para 2021.
– Formato 3D e games são as novas apostas dos festivais.

Em sua 10ª edição, o evento vai tentar transpor aquela atmosfera através de um Doc Live com apresentações musicais, performances e experimentações audiovisuais. Na programação, claro, estão os tradicionais encontros especiais. Nesse ano, estão programados alguns imperdíveis. Tem Zé Manoel ao lado de Luedji Luna, Metá Metá com Alessandra Leão. Tem Márcia Castro com Margareth Menezes, Josyara cantando ao lado de Iara Rennó. Tem ainda BNegão recebendo Alice Caymmi em homenagem ao grande Dorival.

Eu falei para segurar o gatilho, não foi? Não vai ter aquela junção de gente aglomerada indo e voltando. Nem aquela música vinda de vários lugares ao mesmo tempo. Tampouco as horas e horas de festa mesclando sagrado e profano sem nenhum pudor. Como a gente tanto gosta. O público não vai poder ficar ali suando, dançando e cantando junto com os artistas no aperto em frente ao Lalá.

Como deveria ser, o Oferendas vai respeitar os cuidados devido à pandemia do coronavírus e quase nada vai ser presencial. Mas nos dias 01 e 02 de fevereiro vai dar para entrar o clima e aproveitar o hibrido de shows ao vivo, performances e minidocs contando a história dos 10 anos do Oferendas e a relação do festival com a Festa de Iemanjá.

O Doc Live criado por Dayse Porto, do Movida Conteúdo, engloba registros audiovisuais de imagens de arquivo das outras edições anteriores do evento, além de depoimentos dos artistas que já participaram da celebração. Os shows serão como oferendas artísticas a Iemanjá, com os artistas mostrando apresentações especiais para o Festival.

Além dos já citados, Hiran fará uma homenagem afrofuturista para Iemanjá. Ele ainda vai receber dois nomes da novíssima geração baiana como convidados, Nessa e Yan Cloud. A cantora Nara Couto apresentará o show Brilho do Mar, quase todo acústico, apenas com piano e percussão. Ed Brass, ao lado do músico e luthier baiano Rafael Kalaunga, vai mostrar uma obra audiovisual em homenagem a rainha do mar. Os Djs Tutu, Riffs, Jerônimo e Ubunto complementam a parte musical.

Performances e projeções

A outra parte da homenagem terá o Balaio Virtual, com uma apresentação que ligará São Paulo, Pernambuco e Salvador. O Dj e Vj Mozart, a poeta Laura Castro e a performance LAVAGEM, de Olga Lamas e Raissa Bonfim integram. Na capital paulista, Mozart vai exibir, através de projeções em paredes da cidade, uma caverna marítima e submersa criada em sua sala, com peixes, sereias e outros elementos visuais.

Laura trará a intervenção poética LUCAIYÁ, sobre o rio que atravessa o Rio Vermelho e desemboca no mar. A performance-oferenda de Olga e Raissa fará a entrega de cabeças de flores à Iemanjá. Este ano, não será concentrado em um dia, mas um processo continuado que se estenderá por 21 dias até o dia 02 de fevereiro, com sugestões diárias de micro-performances rituais.

Festival Oferendas

Iara Rennó e Josyara se apresentarão juntas no Oferendas – foto Marina Sapienza

O Festival tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
FESTIVAL OFERENDAS 2021
Data: 01 e 02 de Fevereiro
Transmissão: https://www.youtube.com/user/lalamultiespaco

Programação:

01/02/2021
Início 19h
– Marcela Bellas
– Ação Artística Laura Castro e Mosaum
– Metá Metá convida Alessandra Leão
– Josyara com Iara Rennó
– Márcia Castro convida Margareth Menezes
– DJ Riffs

02/02/2021
Início 15h.
– Hiran convida Nessa e Yan Could
– BNegão convida Alice Caymmi
– Nara Couto
– Zé Manoel convida Luedi Luna
– DJ Jeronimo
– DJ Tutu
– Dj Ubunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in