Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Festival traz documentários musicais à Bahia – Veja programação

Quem gosta de cinema e música já deve ter ouvido falar do In-edit, Festival Internacional do documentário musical. Se não ouviu, deveria. O festival reúne produções de filmes documentários sobre música de todo o mundo. Começou em Barcelona, na Espanha, oito anos atrás e há dois ganhou edição nacional, em São Paulo e Rio de Janeiro. Esse ano o festival chega à Bahia pela primeira vez, com uma edição reduzida, realizada toda em uma semana, de 3 a 9 de junho, no Cinema do Museu, com menos convidados que a edição nacional, mas com uma programação apetitosa e imperdível, com cerca de 30 filmes e convidados nacionais. Veja abaixo a programação e os filmes que serão exibidos na edição baiana do evento, selecionados da enorme programação nacional e sem a mostra competitiva.

A programação em São Paulo e Rio de Janeiro realizada neste mês de maio foi bastante extensa, com mais de 70 filmes, sendo 49 longas-metragens nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial.

Veja a Programação completa em Salvador – SALADEARTE CINEMA DO MUSEU (Baixe a programação em PDF e imprima):

2 de junho

20h00 SESSÃO DE ABERTURA: FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO

Exibição do filme Filhos de João, de Henrique Dantas, que estará presente para um bate papo com o público. O longa, que conta a história dos Novos Baianos, foi o ganhador da Mostra Competitiva e a entrega oficial do prêmio se dará nesta ocasião. Fechando essa abertura, acontece ainda uma pequena apresentação de Paulinho Boca e Galvão, integrantes dos Novos Baianos.


Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

3 de junho

15h GUIDABLE – A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS RATOS DE PORÃO – Filme sobre a trajetória da banda de punk brasileira Ratos de Porão.

17h LA COLIFATA

19h WHO KILLED NANCY? – Filme sobre a investigação da morte de Nancy Spungen, a namorada de Sid Vicious, músico do Sex Pistols.

21h UPSIDE DOWN: THE STORY OF CREATION RECORDS – Documentário sobre o selo indie Creation, responsável pelos primeiros lançamentos de bandas dos anos 80/90, como Jesus and Mary Chain, Primal Scream e Oasis.

4 de junho

15h JOHNNY MERCER: THE DREAM’S ON ME

17h THE EXTRAORDINARY ORDINARY LIFE OF JOSÉ GONZALEZ – Filme sobre a vida e a carreira do músico sueco de pais argentinos José Gonzalez.

19h NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA – Documentário retoma a história do raro álbum Paêbiru, gravado nos anos 70 por Zé Ramalho e Lula Cortês.

21h SESSÃO DUPLA: THE LAST POETS / SOUL TRAIN: THE HIPPEST TRIP IN AMERICA – O primeiro é um documentário que reuniu o grupo The Last Poets, pedra fundamental na história do Rap mundial, para contar sua história e faz um balanço crítico do que foi a banda. o segundo é sobre o programa de televisão Soul Train, canal de difusão da cultura afro-americana, que mudou os parâmetros de comportamento nos Estados Unidos.

23h LENNONYC  [ sessão extra ] – Documentário sobre a relação de John Lennon com a cidade de Nova York, com foco na vida do ex-Beatle depois do fim da banda.

5 de junho

15h BRIAN ENO: ANOTHER GREEN WORLD – Documentário, produzido pela BBC, mostrando o mestre Brian Eno falando de música, ciência, cibernética, arte, entre outros temas.

17h E AÍ, HENDRIX? – Os diretores Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier dão uma visão brasileira sobre o guitarrista e ícone do rock, Jimi Hendrix.

19h DO IT AGAIN – Filme sobre a tentativa do jornalista Geoff Edgers de juntar mais uma vez nos palcos os integrantes do The Kinks.

21h GIMME SHELTER – Documentário do diretor Albert Maysles sobre o trágico show dos Rolling Stones no Festival de Altamont, em 1969.

6 de junho

15h BATATINHA – POETA DO SAMBA – Os nove filhos do sambista baiano contam a história de seu pai através de visitas a antigo amigos do mestre.

17h JARDS MACALÉ – UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL

19h INTANGIBLE ASSET NUMBER 82

21h WHAT’S HAPPENING? THE BEATLES IN THE USA! – Versão do diretor Albert Maysles rara e nunca exibida comercialmente do conhecido filme sobre a chegada dos Beatles aos Estados Unidos.

7 de junho

15h SONORA RIO BAHIA – Filme que conta a história de quatro jovens do Rio de Janeiro e da Bahia  e como utilizaram a música como forma de transformar as comunidades onde vivem.

17h COMING BACK FOR MORE – Divertida busca do diretor holandês Willem Alkema por uma entrevista com Sly,  o homem à frente do Sly & The Family Stone, sumido do show business há uns 30 anos.

19h BOLA DE NIEVE – Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Nieve, fenômeno mundial nos anos 30 e 40. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário.

21h HIGH ON HOPE – Filme sobre o nascimento das raves nos anos 90 na Inglaterra e a forte repressão da polícia.

8 de junho

15h OS QUATRO ELEMENTOS EM SI OU O GURU SELVAGEM

17h SESSÃO DUPLA: UMA VISITA À ALI FARKA TOURÉ/ MANU CHAO, GIRA MUNDO TOUR – O primeiro mostra o malinês Ali Farka Touré e a inspiração de sua música proveniente de ritmos africanos mesclados ao soul e ao blues . O segundo mostra a ligação da músicas e das viagens na carreira de Manu Chao.

19h EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO – Vencedor da Mostra In-Edit Online 2011, o documentário acompanha os 5 finalistas do campeonato “Hip Hop DJ” até sua etapa final em Londres.

21h FAVELA ON BLAST – Documentário sobre o Funk Carioca e seus interessantes processos de criação e produção.

8 de junho

15h GLENN GOULD: AU-DELÀ DU TEMPS

17h É CANDEIA – Filme que conta a história do sambista carioca sob o ponto de vista da família e dos atores do musical É Samba na Veia, É Candeia, que o homenageou em 2008.

a história do compositor pelaótica dos atores da peça e da família do personagem.

19h GRETCHEN FILME ESTRADA – Documentário sobre a famosa dançarina dos ano 80, em sua dupla vida, em busca de votos como candidata a vereadora e mostrando seu rebolado pelo interior do país.

21h DIÁRIO DE NANÁ – Premiado filme que leva Naná Vasconcelos a um passeio pelo Recôncavo Baiano, onde encontra alguns dos ícones da cultura local.

As grandes ausência em relação a progamação de Rio e São Paulo são Lemmy, filme que tenta explicar a idolatria em torno do vocalista do Motorhead;  LENNONYC, que retrata a vida de John Lennon em Nova York, nos anos 70; e Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin’ About Him?), um filme sobre o cantor pop americano que teve vários hits no começo dos anos 70.

Assista os trailers de alguns dos filmes da programação:


Who Killed Nancy?


Upside Down : The Creation Records Story


Nas paredes da pedra encantada – Paebiru

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 Comments

  1. adriano Reply

    Harry Nilson “cantor pop”????? só na sua cabeça mesmo Luciano. vai procurar saber do cara antes pra não falar bobagem.

  2. Rodrigo Sputter Reply

    Porra esse do Harry quero ver…grande cancioneiro dos EUA, junto com Randy Newman…
    Quero ver esse de Nancy…do Lemmy…quero ver se rola umas imagens raras do Jesus, o 1o disco é foda…o 2o tb gosto, mas o 1o é dos bão…tenho muita curiosidade pra saber a lenda sobre o Paebiru.
    Se rolar esses que eu citei em ssa tou feliz…

  3. Rodrigo Sputter Reply

    curioso é ver aqui no brasil uma galera curtindo motorhead…final dos 90, começo dos 00’s aqui em salvador curtir motorhead, ac/dc era coisa de roqueiro doido, depois virou cult…ainda bem que sempre curti os caras…menos até hj em dia do que com 14, mas ainda são ducaralho…melhor ouvir os discos deles do que 70% feito dos últimos 10 anos pra cá.

  4. rafael marques Reply

    Calma Eduardo. O cu é seu e você faz dele o que quiser, menos ficar fazendo propaganda do mesmo, ninguem ta interessado.

  5. Beto Reply

    Pretendo assistir esses 4:
    Filhos de João – O admirável mundo dos Novos Baianos (espero muito conseguir ingresso, já que esse vai bombar)
    Who Killed Nancy?
    Favela on Blast
    Gretchen Filme Estrada

  6. Eron Reply

    Quero e vou tentar ver WHO KILLED NANCY?, LENNONYC, DO IT AGAIN, GIMME SHELTER e WHAT’S HAPPENING? THE BEATLES IN THE USA!.

  7. Ana Paula Maiffre Reply

    Eu quero assistir um monte, mas os principais (e que o horário permite) são:
    UPSIDE DOWN: THE STORY OF CREATION RECORDS
    JARDS MACALÉ – UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL
    COMING BACK FOR MORE

  8. Lia Reply

    Eu quero muito ver o de Macalé, “Um morcego na porta principal”; depois, também gostaria do Gimme Shelter, ou o documentário sobre Naná Vasconcelos…

  9. rodrigo chagas Reply

    de graça até injeção na testa, quero ver esses:

    WHO KILLED NANCY?
    21h UPSIDE DOWN: THE STORY OF CREATION RECORDS
    NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA –
    LENNONYC
    DO IT AGAIN
    GIMME SHELTER
    WHAT’S HAPPENING? THE BEATLES IN THE USA! (mas esse é de graça né?)
    BOLA DE NIEVE

  10. lubmatos Reply

    Todos os participantes ganharam ingressos para o In-Edit: Rodrigo Chagas, Iury Batistta, Lia Lordelo, Ana Paula Maiffre, Alberto Filho, Emidio e Eron Leal. Esse último já pegou seus convites, o restante deve entrar em contato para pegar os seus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in