Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Festivais pelo Brasil abrem a temporada 2019; veja as programações

Festivais em várias partes do Brasil, como Sangue Novo, Rec Beat, Psicodália e Abril Pro Rock, anunciam programações para 2019.

Independente de tamanho, formato, gêneros musicais, O Brasil possui uma infinidade de festivais espalhados por seu estados. Segundo um estudo da Sympla, divulgado na última SIM SP, são quase dois mil deles. Evidente, que os critérios são amplos, vamos discutir isso em outra oportunidade, mas de fato os festivais ocupam uma dimensão importante da produção musical brasileira.

Em 2019, mais uma vez, vamos destacá-los aqui no el Cabong. Para começar, fizemos um apanhado dos primeiros festivais do ano, que acontecem nestes três meses iniciais em diversos estados do Brasil. Tem Bahia, São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina. Destacamos o Sangue Novo, Pilantragi, Guaiamum Treloso, Rec Beat, Psicodália e Abril Pro Rock, com suas datas e boa parte deles com a programação.

Veja  também:

Em alta, artistas baianos são a bola da vez em festivais pelo Brasil.

No clima do verão soteropolitano, o Festival Sangue Novo chega a sua terceira edição depois de um período sem acontecer. O evento, programado para o dia 26 de janeiro no Porto Salvador, vai reunir nomes da música brasileira contemporânea. Entre as confirmações estão os pernambucanos Otto e Duda Beat. O baiano Baco Exu do Blues também. Ele vem apresentar pela primeira vez na cidade seu novo disco Bluesman.

Outros confirmados são o rapper baiano Hiran e a também local banda Bayo. Complementa a programação o projeto Ayabass, que reúne as cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França. Juntas elas fazem releituras modernas de cantoras e grupos de cultura negra, como Marcia Short, Alobêned, Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues  e Ilê Aiyê. Além cantarem músicas autorais do repertório de cada uma delas repaginadas em versões especiais e duetos inéditos.

Pernambuco

Dois dos principais festivais de Pernambuco, o Rec Beat e o Abril Pro Rock, já começaram a divulgar as primeiras informações sobre as edições de 2019. O primeiro acontece de 2 a 5 de março, paralelo ao Carnaval de Recife. O evento ainda divulgou nenhuma atração, mas deve soltar os primeiros nomes nos próximos dias. Já o Abril Pro Rock se adiantou. Mais uma vez o festival vai apostar no rock pesado. A 27ª edição está programada para os dias 12, 19 e 20 de abril, no Baile Perfumado. Entre os nomes confirmados estão a banda feminista russa Pussy Riot, os filandeses do Amorphis, os thrashers americanos do Nuclear Assault. Além do retorno do The Mist, o hardcore da banda Eskröta e os baianos da Malefactor.

Mas antes dos dois, ainda em fevereiro, dia 9, Pernambuco terá o Guaiamum Treloso, na Fazenda Bem-Te-Vi, em Aldeia. Em sua quarta edição, o festival vai reunir um line up de respeito e nada óbvio, com Cordel do Fogo Encantado, BK, MC Carol, Ave Sangria, Jaloo com a participação de MC Tha, Luisa e os Alquimistas, Carne Doce, Escurinho, Marrakesh, My Magical Glowing Lens e Ana Frango Elétrico.

Diversidade

Ainda em fevereiro, importante citar o Festival Pilantragi 2019, em São Paulo, programado para 16 de fevereiro na Fabriketa. O evento vai reunir grandes nomes como Céu, Anelis Assumpção e Letrux. Além de outors menos conhecidos. Entre eles, Xaxado Novo, Fatnotronic, Sonido Tupinamba (Espanha), El Peche, Salvador Araguaya, Furmida Dub e os DJs Tahira, Rodrigo Bento e Lia Macedo. Em fevereiro, acontece também a Feira da Música de Fortaleza, entre os dias 14 e 17.

Além do Rec Beat, outro festival que acontece paralelo ao Carnaval é o Psicodália. Aqui, no entanto, a proposta é fugir das festas carnavalescas e mergulhar em outro ambiente. Programado para acontecer de 1 a 6 de março, numa fazenda em Rio Negrinho, Santa Catarina, o Psicodália segue montando algumas das programações mais interessantes entre os festivais durante todo ano. Para 2019, já confirmaram Elza Soares, Pepeu Gomes, Tom Zé, Dona Onete, Anelis Assumpção, Chico Trujillo, Xênia França, Letrux, Mulamba, Jorge Mautner, Hermeto Pascoal, Perdidos no Espaço, Azymuth, Hamilton de Holanda, Cordel do Fogo Encantado, Lucinha Turnbull, Amaro Freitas, Patrulha do Espaço, Kiko Dinucci, Aiace e vários outros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in