Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Festivais brasileiros aportam de vez na internet com inovações

No mês de julho, os festivais BigBands, Coquetel Molotov, Wehoo e Carambola realizam edições na internet promovendo shows e outras atividades em modo online.

Cancelados este ano no formato físico, vários festivais de música estão promovendo edições na internet com formatos que vão além de simples “lives”. Festivais como BigBands, Coquetel Molotov, Wehoo, Carambola e Sarará estão programando atividades e apresentações ao vivo com nomes como Nando Reis, Boogarins, Mundo Livre S/A, Opanijé, Giovani Cidreira, Tássia Reis e Isa Roth. Já o Festival Lusófono aposta em transmissão de apresentações gravadas pela TV.

Veja também:

Agenda completa de lives.
Depois de adiamentos, Primavera Sound divulga atrações para 2021

Como a música não pode parar e ainda não sabemos quando, como e de que forma teremos shows em espaços físicos, as edições online desses festivais são excelentes opções para quem gosta de música. Vários festivais pelo mundo estão adotando iniciativas semelhantes e por aqui alguns já aconteceram, como foi o ‘Festival dos Festivais, Devassa Tropical ao Vivo’, reunindo oito festivais no mês de maio. Agora chega uma nova leva deles. Veja como vai ser cada um deles:

BigBands

Festivais Internet

O festival baiano BigBands ainda não tinha data definida para sua edição física, mas anunciou uma versão online, com várias atividades durante todo o mês de julho. Começa com bate-papo, segue com festas e fecha com shows. Entre os temas dos bate-papos estão “Música e Literatura”, “Além do Heavy Metal”, “Rock & Literatura” e “Uma Vez Punk, Smepre Punk”, com convidados como os jornalistas Jotabê Medeiros, Fernando Rosa, Leonardo Leão, e os músicos Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) e Cannibal Santos (Devotos). As mesas acontecem nos dias 1, 2, 16 e 28 de julho através do YouTube pelo Canal Filtro de Barro

Realizadas através do aplicativo Zoom, as festas programadas são ‘A Obra’, de Belo Horizonte, com o DJ MarceliM, no dia 4, e a soteropolitana Afro-B, com  DJs Preta, Raiz e Pureza, no dia 10. Já os shows estarão concentrados entre os dias 11 e 26 de julho, todos transmitidos pelo Canal Filtro de Barro. A programação inclui essencialmente bandas baianas, mas também nomes nacionais e internacionais. Veja mais abaixo a programação completa.

Além da promoção das atividades, a iniciativa do BigBands vai também arrecadar dinheiro e mantimentos para trabalhadores das artes e moradores das comunidades do Rio Vermelho. A doações em dinheiro devem ser feitas no Sympla.

Alf Sá (BSB/DF) – 11/07, 21h, Canal Filtro de Barro
Isa Roth (FSA-BA) – 17/07, 20h, Canal Filtro de Barro
black Diamond Lake (AUS) – 18/07, 22h, Canal Filtro de Barro
Opanijé (SSA/BA) – 18/07, 19h, Canal Filtro de Barro
Antenor Cardoso (instrumental) (SSA/BA) – 24/07, 20h, Canal Filtro de Barro
Dom Sá (SSA/BA) – 25/07 18h show – Canal Filtro de Barro
Balaio (VCA/BA) – 26/07 16h show – Canal Filtro de Barro

Coquetel Molotov

Festivais Internet

Inicialmente previsto para acontecer no formato tradicional no dia 31 de outubro, o festival No Ar Coquetel Molotov, de Pernambuco, fará uma edição digital. O Coquetel Molotov.EXE, que tem patrocínio da TNT Energy Drink e Itaipava, acontece de 1 a 11 de julho com várias ações completamente online. A etapa de shows será focada no dia 11, com uma “maratona musical” reunindo diversos nomes da cena artística nacional e convidados especiais em apresentações intimistas.  

O festival terá três palcos, além de um espaço lounge com atrações de estilos diversos. O Palco Itaipava será focado em artistas que vão do pop-brega ao indie e o hip hop, com nomes como Léo da Bodega (PE), Gab Ferreira (SC), Boogarins (GO), Luna Vitrolira (PE), Giovani Cidreira (BA), Tássia Reis (SP), Romero Ferro (PE) e MC Tha (SP). O Palco TNT terá na programação Tsar B (Bélgica), Kai (PE), Rayssa Dias (PE), Déborah dos Falsetes cantando Mariah Carey (SP), DJ Ananindeusa (PA), DJ Cleiton Rasta (AL), Iury Andrew (PE) e Badsista (SP). Já o Palco ¼ recebe como atrações Bicudo (Portugal), Mientras Dura (MG), Noporn (SP), Posada (RS), Ultra (PE), entre outros não divulgados. Para completar, o Lounge Senta @sentomesmo terá Djs e performances.

Nos dias anteriores ao shows, o festival realiza ao longo de uma semana ações como workshops de música, dança, maquiagem e ativismo. Outra ação inovadora é o projeto Call Center com masterclasses especiais com duas com as cantoras Letrux e Linn da Quebrada. O Coquetel Molotov.EXE terá ingressos a custo de R$ 5,00 como contribuição mínima , com o valor arrecadado sendo revertido em doação para a Ecovida Cooperativa Palha de Arroz. As inscrições podem ser feitas através do link: https://linktr.ee/noarcm

Wehoo

Festivais internet

Também de Pernambuco, o Wehoo Festival vai promover uma versão digital para compensar o cancelamento do evento em 2020. O Wehoo Digital Mood, como foi batizado, acontece de 14 a 19 de julho com bate papo, worshops, aulas, mercadinho online e apresentações musicais. A programação de shows inclui Nando Reis, Mundo Livre S/A, Johnny Hooker, Flaira Ferro, Xamã e Bhaskar, além de uma banda vencedora de um concurso online.

A programação vai ter início diariamente com debates temáticos sobre discussões atuais , que vão de artes visuais, produção audiovisual, design e as novas cenas musicais. Na sequência, acontecem os workshops de processos criativos visuais, produção musical e até street dance, entre outros. Essas atividades serão realizadas através do Instagram do festival: instagram.com/wehoofestival.

As apresentações musicais acontecerão na sequência, começando no dia 16 com Johnny Hooker e Mundo Livre S/A, seguindo no dia seguinte com Flaira Ferro e Xamã. No dia 18, a programação inclui a banda vencedora do concurso, seguida de Nando Reis e Bhaskar. A noite terá ainda um after no aplicativo Zoom com os Djs Patrick Tor4 e Allana Marques. Os shows serão apresentados no canal do YouTube do festival (acesse aqui).

Toda a programação online do festival será gratuita, mas há uma campanha para colaboração de doações de qualquer valor. Todo o dinheiro arrecadado será direcionado para profissionais que trabalham em eventos e foram prejudicados pela pandemia da COVID-19. Mais informações e detalhamento do evento estará disponível no wehoofestival.com.br.

Carambola

O festival alagoano também aposta numa edição digital, alternando atividades de formação (palestras, debates e bate papos), dom DJs e apresentações musicais. O evento vai acontecer em quatro datas durante o mês, dias 16, 21, 23 e 28 de julho. A programação sai nos próximos dias e incluímos aqui assim que for divulgada.

Sarará

Programado para 31 de agosto com atrações como Gilberto Gil, BaianaSystem, Duda Beat convidando Pabllo Vittar, Baco Exu do Blues, Djonga convidando Mano Brown, o festival Sarará foi mais um a ter que cancelar sua edição em 2020. O evento já tem uma nova data e será realizado apenas em 28 de agosto de 2021. Antes disso, no entanto, também realiza uma nova edição online. No dia 29 de agosto será realizado o Sarará Digital, com transmissão via YouTube direto do Estádio do Mineirão, com vários artistas ainda não definidos.

Festival do Bem Viver

Aqui um festival criado e focado no mundo digital. O Festival do Bem Viver será realizado no dia 4 de julho e terá shows de 16 artistas. A ideia é chamar a atenção para um projeto de solidariedade presente em estados de todas as regiões do Brasil, o Mutirão do Bem Viver em resposta à pandemia. Entre as atrações estão nomes como kae Guajajara, Flaira Ferro, Mestrinho, Mayana Neiva, Badi Assad, Roger Deff, Iara Ferreira, Flávio Vasconcelos, Pedro Iaco, Laura Catarina, Gustavito, Djuena Tikuna, Nanan, Gean Ramos Pakararu, Rafa Castro e Thiago Ávila. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal no Youtube e pela página no Facebook da Sociedade do Bem Viver, a partir das 14 horas de 4 de julho, sábado.

Lusófono

Há também os festivais que surgem já em modo online. Nesse caso específico, ele tem outras diferenças, não é transmissão ao vivo, mas apresentações gravadas pelos artistas de suas casas. O Festival Lusófonos reúne artistas musicais de diferentes países de língua portuguesa , celebrando a música do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Portugal. Na programação estão os músicos Don Kikas (Angola), biLan (Cabo Verde), Marcia (Portugal), Lenna Bahule (Moçambique), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe), Maio Coopé (Guiné-Bissau), além dos brasileiros Lazzo Matumbi, Jussara Silveira, Ellen Oléria, Luciano Salvador Bahia, Zé Manoel e Ian Cardoso. O festival está programado para o dia 3 de julho, sexta-feira, às 21h30, pela TVE Bahia, com transmissão simultânea pelo site www.irdeb.ba.gov.br/tveonline, com reprise no dia 4 de julho, às 19h30. 

2 Comentários

  1. Pingback: Os novos videoclipes de artistas baianos | » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in