Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Comece a definir seu 2019: Festivais pelo Brasil anunciam atrações

Passado o Carnaval, é quando o ano realmente embala e as atividades durante o ano começam a ser anunciadas. Em março, começou a ser definida a temporada 2019 de festivais pelo país, com alguns dos principais deles divulgando suas ações. Nos últimos dias, Abril Pro Rock, Porão do Rock, MADA, Balaclava, Carambola, Queremos, Festival Forró da Lua Cheia e Nublu Jazz Festival, sediados em Recife, Brasília, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió, anunciaram suas programações integrais ou as primeiras atrações, já mostrando como vai ser a cara de 2019 para quem curte música.

Um dos festivais mais tradicionais do Brasil, o Abril Pro Rock segue apostando no rock pesado como a espinha dorsal de sua programação. Voltando a ter três dias de shows, o festival, no entanto, chega a sua 27ª edição apostando também na força das mulheres, dedicando uma data exclusivamente a artistas mulheres com foco no discurso do empoderamento feminino. Com isso, nomes como a banda russa feminista Pussy Riot, a cantora carioca Letrux e o grupo de rap paraibano Sinta a Liga Crew ganham destaque ao lado do trash norte americano do Nuclear Assault, o punk do Ratos de Porão, o metal Baiano da Malefactor e os finlandeses do Amorphis. Programado para os dias 12, 19 e 20 de abril, em Recife, já tem a programação completa, que você pode ver abaixo:

PROGRAMAÇÃO
– 12 de Abril
Amorphis (FIN), Malefactor (BA), Maestrick (SP), Jackdevil (MA), Malkuth (PE) e Camus (PE)

– 19 de Abril
Pussy Riot (RUS), Letrux (RJ), Sinta a Liga Crew (PB), Arrete (PE) e 808 Crew (PE) + DJ Karla Gnom

– 20 de Abril
Nuclear Assault (EUA), Ratos de Porão (SP), The Mist (MG), Eskröta (SP), Desalmado (SP), Sanctifier (RN), Manger Cadavre? (SP), Flageladör (RJ), Pesado (PE) e Exorcismo (PE)

Outros dois festivais nordestinos também começaram sua divulgação. O Mada, em Natal, programado para 18 e 19 de outubro, anunciou as três primeiras atrações de sua 21ª edição, dois artistas baianos, a cantora e compositora Luedji Luna e o rapper Baco Exu do Blues, além dos rappers Djonga e Flora Matos. Já o Carambola, em Maceió, chega a sua terceira edição. O festival acontece no dia 6 de abril e tem como atrações artistas locais e nacionais. São eles Academia da Berlinda, Wado + Curumin, UNO + Negra Soul, Tequila Bomb + Luiz de Assis, Gato Negro + Andréa Laís + Larissa Gleiss, além de DJs.

Assim como o Abril Pro Rock, outro festival veterano que tem foco na guitarras é o Porão do Rock, em Brasília. Batizado esse ano como Porão 2.1 – Próximo Nível, o festival comemora sua 21ª edição anunciando mudanças, a começar pela estrutura renovada e a inspiração nos games, que integra a estética do festival este ano. Outra novidade é a venda (bastante) antecipada. Programada para 16 e 17 de agosto, o evento já está com ingressos à venda tendo anunciado apenas parte de sua programação. Do total de 23 atrações, sete delas foram anunciadas: Nuclear Assault (EUA), Demob Happy (ING), Edu Falaschi – Temple of Shadow in Concert (SP), Rincon Sapiência (SP), Machete Bomb (PR), Academia da Berlinda (PE) e Rumbora (DF).

Outro importante festival de Brasília, o CoMa, divulgou as datas da edição deste ano: 2, 3 e 4 de agosto. Ali perto, em Goiânia, o Bananada também anunciou suas novas datas, saindo de maio e indo para agosto, entre os dias 12 e 18.

No Rio de Janeiro, o Queremos anunciou as primeiras atrações de sua edição 2019, programada para o dia 15 de junho. Serão 15 horas de shows em 2 palcos. Entre as atrações já confirmadas estão Baco Exu do Blues, Duda Beat, Luedji Luna,  Carne Doce, Allie X, Sofi Tukker e a Petrobras Sinfônica.

Em São Paulo, o Balaclava Fest, programado para 27 de abril, já anunciou suas seis primeiras atrações. Para sua 9º edição, já foram confirmados nomes internacionais e e da cena nacional, quase todos numa pegada indie que caracteriza o selo. O principal nome é do cultuado grupo britânico de shoegaze Ride, mas tem ainda a banda norte-americana de dream pop Wild Nothing, o indie rock da canadense Land of Talk e a revelação multi-instrumentista de Camarões Laetitia Tamko, que assina artisticamente como Vagabon. Entre os brasileiros estão a banda indie paulista Terno Rei e a cantora  Luiza Lian.

Também em São Paulo, mas no interior do estado, mais precisamente num hotel fazenda em Altinópolis, acontece a 29ª edição Festival Forró da Lua Cheia. O evento, que acontece de 20 a 23 de junho também já anunciou as primeiras atrações, mesclando veteranos e novidades. Os primeiros nomes são Planet Hemp, Elza Soares, Ney Matogrosso, Camisa de Vênus, Ponto de Equilíbrio, Carne Doce, Samuca e a Selva, Braza e Ekena

Também com sede em São Paulo, o Nublu Jazz Festival tem um perfil um pouco diferente. Focado no jazz tradicional e em suas diversas vertentes contemporâneas e na música urbana mundial, o festival promove forte intercâmbio entre artistas de diferentes estilos e países do mundo. Em sua nona edição, o Nublu reúne entre os dias 21 e 23 de março, em São Paulo e São José do Campos, nomes brasileiros e internacionais, em encontros temáticos por noite. Na noite de nu jazz, se apresentam a big band brasileira instrumental Nomade Orquestra e os ingleses do trio GoGo Penguin, com seu som electro-acústico, jazzy e jovial. Na noite dedicada à música black , os shows serão da cantora norte-americana Georgia Anne Muldrow, destaque da cena neo soul de Los Angeles, e do projeto The Midnight Hour, do produtor e compositor americano Adrian Younge ao lado DJ do A Tribe Called Quest, Ali Shaheed Muhammad. Em outra noite, acontece o encontro inédito entre o nigeriano Tony Allen, um dos grandes nomes do afrobeat, com o saxofonista paulista Thiago França, além da apresentação de Marc Ribot y Los Cubanos Postizos com sonoridade afro-cubana.

Programação Sesc Pompeia

21 março (quinta)
Nomade Orquestra (BRA) e GoGo Penguin (ING). Abertura com DJ Ricardo Pereira (BRA).

22 março (sexta)
Tony Allen (Nigéria) & Thiago França (BRA) e Marc Ribot y Los Cubanos Postizos (EUA/Cuba). Abertura com DJ DvDz (BRA).

23 março (sábado)
Georgia Anne Muldrow (EUA) e The Midnight Hour – Adrian Younge & Ali Shaheed Muhammad (EUA). Abertura com DJ Pedro Pinhel (BRA).

Programação Sesc São José dos Campos

21 de março (quinta)
Marc Ribot y Los Cubanos Postizos (EUA/Cuba), Tony Allen (Nigéria) & Thiago França (BRA) e DJ DvDz (BRA)

22 março (sexta)
Midnight Hour Adrian Younge & Ali Shaheed Muhammad (EUA), Georgia Anne Muldrow (EUA) e DJ Pedro Pinhel (BRA)

23 março (sábado)
Gogo Penguin (ING), Nomade Orquestra (BRA) e DJ Ricardo Pereira (BRA)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in