Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Céu emplaca ‘APKÁ!’ entre mais tocados em rádios dos EUA

Nessa semana, o álbum ‘APKÁ!’, da cantora e compositora Céu, alcançou o primeiro posto das paradas de discos mais tocados no NACC – North American College and Community Radio Chart, na categoria de World Music. O NACC é um top 200 semanal que reúne os álbuns mais executados em 200 rádios universitárias e comunitárias dos Estados Unidos.

Leia também matéria “Que música ouvimos nas rádio brasileiras?

Em seu perfil no Instagram, a cantora postou uma mensagem agradecendo ao público e comemorando. “Estou aqui pra dividir com vocês uma conquista nossa. Eu digo nossa porque depois de 15 anos, dentro da conduta de cidadania que eu acredito, ter a minha música dentro da grade Céu APKÁ!de centenas de rádios universitárias, não porque eu me corrompi, ou porque eu furei a fila, ou porque eu sucumbi a um sistema tão conhecido aqui no Brasil, mas simplesmente porque a música foi selecionada pelos ouvintes. É uma conquista enorme, só quem está no ofício sabe muito bem. E não e uma conquista solitária. É uma conquista nossa”.

Quinto disco de Céu, ‘APKÁ!’ foi lançado em 2019 pelas gravadoras Urban Jungle / Slap e tem produção do francês Hervé Salters e de Pupillo, com co-produção da própria artista.

Carreira internacional

Desde o início da carreira, Céu destina um foco no mercado internacional. Seu álbum de estreia auto-intitulado foi o primeiro de fora dos Estados Unidos internacional lançado pela cadeia de cafeterias Starbucks em sua série de CDs Hear Music Debut, em 2007. Naquele mesmo ano, o disco foi indicado para “Melhor Álbum de Música Contemporânea do Mundo (Vocal ou Instrumental)” pelo Grammy Arwads. O disco vendeu mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos alcançando o primeiro posto nos rankings “Heatseekers (new artist)” e “World Music”, e a posição 57 do “Hot 100”, todos da Billboard.

Em 2009, com ‘Vagarosa’, foi indicada novamente ao Grammy, desta vez ao latino. O álbum alcançou 100 mil cópias vendidas nos EUA e chegou ao terceiro posto da parada do Top World Music da Billboard. Em 2016, com o álbum “Tropix”, ganhou dois prêmios no Grammy Latino.

Rádios independentes e paradas 

O NACC surgiu após a dissolução do CMJ em 2017, tornando-se uma fonte primária para a publicação do airplay de rádio da faculdade. O Top 200 foi lançado em janeiro de 2017, e meses depois, em agosto, ganhou mais abrangência, com a criação de paradas para gêneros específicos. Todos os gráficos do NACC são ponderados, com as principais estações de mercado tendo mais peso do que as menores.

Tagged under:

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in