Cena Independente #4

Capa do designer Luciano Costa.

Vocês  já devem ter percebido que todo fim de mês/ começo do seguinte tem edição nova da mixtape coletiva Cena Independente. Chegamos – são 12 blogs envolvidos – na quarta edição, com artistas de estilos diversos, mais ou menos conhecidos e vindo de várias regiões do país. Para quem não acompanhou as outras edições (veja aqui #1, #2 e #3). Para quem ainda não conhece ou não entendeu a proposta, é simples. Uma vez por mês, blogs e sites especializados em música independente de estados diferentes do Brasil escolhem um artista/ banda de sua região novo ou com lançamento recente. Daí sai a coletânea. A proposta, lançada e organizada pelo FUGA, reúne atualmente 12 blogs, com todos publicando a coletânea. A ideia é promover a música independente brasileira, portanto, sinta-se livre para compartilhá-la. Outra iniciativa é que a cada mês um dos blogs fica responsável pela escolha de um designer da sua região para elaborar a arte da capa. Neste mês, o Defenestrando convidou o designer paranaense Luciano Costa. Mais trabalhos dele podem ser visto no Flickr.

Responsável pela curadoria da produção da Bahia, o el Cabong traz este mês uma faixa do primeiro Ep da banda Meu Amigo Pedro:


BAHIA: el Cabong
Meu Amigo Pedro – Quem Diria
rock/fok/pop
O nome da banda já dá uma dica, mas só para quem conhece a obra de Raul Seixas um pouco mais, já que é tirado de uma música não das mais populares deRauzito. A inspiração é clara, e o som tem tudo a ver com o roqueiro baiano. Canções, – atenção -, canções, simples, leves, bem feitas, com foco nas melodias, por vezes até grudentas, embaladas com levadas rock, country, pop e folk quase sempre a base de violões, com vocais claros e bem definidos e letras bem sacadas, acima da média. A banda por trás sustenta tudo isso com guitarra, baixo e bateria, básicos, mas criativos. Ah! Ainda tem um sotaque baiano na medida. Acabam de lançar o EP Ali na frente, com seis faixas.
Para quem gosta de: Raul Seixas, Nando Reis, Ben Harper
Mais da banda no Melody Box

Confira a mixtape completa:
Cena Independente #4 by cenaindependente2

 

Clique para baixar a mixtape Cena Independente #4.

 

Logo abaixo você pode saber um pouco de cada banda desta edição.


RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
Luiz Gadelha – Não Tem Graça
pop
Luiz Gadelha é baixista e um dos principais compositores da banda mais querida do público natalense atualmente: o Talma&Gadelha. Apesar do sucesso recente, sua história na música potiguar já tem longos anos. Bastante eclético, o músico já esteve ligado desde projetos de MPB a drum ‘n’ bass. Em março passado, Luiz lançou Suculento, seu primeiro disco solo. O álbum é marcado por composições singelas e delicadas, que revelam sempre um compositor apaixonado. Falando de saudade, Não Tem Graça aparece como uma das faixas fortes do disco.
Para quem gosta de: Ludov, Pato Fu, Penélope
Mais do músico no Facebook

MINAS GERAIS: Meio Desligado
Leonardo Marques – Linha do trem
indie/folk/lo-fi
Uma nostalgia melódica marca o CD de estreia de Leonardo MarquesDia e Noite no Mesmo Céu. Suas canções remetem a cenários bucólicos, românticos e solitários, alguns deles bucólicos, como nesta Linha do Trem. Membro doTransmissor, banda mineira em constante ascensão, e ex-guitarrista da Diesel(posteriormente Udora), banda pós-grunge de relativa fama, em seu trabalho soloLeonardo gravou todos os instrumentos (exceto bateria) em um esquema caseiro e intimista.
Para quem gosta de: Elliot Smith, Clube da Esquina, Jon Brion
Mais do músico no site oficial

SÃO PAULO: Move That Jukebox
Curumin – Selvage
pop/reggae/neo-MPB
O gingado e o andamento de Selvage lembram, de forma inusitada, Friday Night, de Lily Allen. Mas as semelhanças param por aí. A novidade do multi-instrumentista é cheia de brasilidades, dessas que percorrem o pop fácil e ritmos locais em segundos. A guitarra é quase regueira e libera acordes tímidos, enquanto a bateria eletrônica é a base ideal para a voz de Luciano Nakata passear pelos versos da música. Selvage é parte de Arrocha, novo disco do Curumin.
Para quem gosta de: Céu, Criolo, Lucas Santtana
Mais do músico no Myspace

PERNAMBUCO: AltNewspaper
Raoni Santos – Ruído Intencional
instrumental/experimental/eletrônico
Ruído Intencional é uma faixa que integra um projeto de experimentos assinado com o nome do músico Raoni Santos. São faixas onde são testadas as liberdades proporcionadas pela música instrumental. Nesta proposta, os elementos eletrônicos e de ambiência estão mais presentes, diferente do seu outro projeto, o Crooneres Decadentes, que tem composições com letras. No entanto, em ambos, o músico compõe, toca e realiza toda a produção das faixas.
Para quem gosta de: Hurtmold, Toe, Constantina
Mais do músico no SoundCloud

RIO DE JANEIRO: RockinPress
Tipo Uísque – Bend Your Knees
alternativo/funk
Nasceu assim, “um nome direto, tipo Uísque” e já anotam dois EPs: AfagueHome, ambos pelo selo SLAp (Som Livre Apresenta). A banda se apresentou no palco do Lollapalooza no dia do Foo Fighters – escolha que aconteceu talvez pelo som pesado e bem arranjado que o sexteto produz. Além de terem feito parte da novelaMalhação e terem três ex-integrantes do programa Geléia do Rock, já ganharam os palcos de outros grandes festivais do país e abriram para várias bandas internacionais.
Para quem gosta de: Red Hot Chilli Peppers, The Gossip, The Mars Volta
Mais da banda no Myspace

PARAÍBA: Atividade FM
Glue Trip – Júlio
dub/chillwave/psicodélico
A concretização de um projeto musical veio para expandir a diversidade sonora daParaíba. Formado pelos guitarristas Lucas Moura (Monstro) e Felipe Augusto, o projeto, que existe há três anos, lançou em abril sua primeira música do primeiro EP. Foi de impressionar que com o lançamento de apenas uma música a batida “viajosa” do duo agradaria a tantos ouvidos.
Para quem gosta de: Peaking Lights, Clutch Hopkins, Omar Rodriguez Lopez
Mais da banda no Facebook


MARANHÃO: Shock Review
Souvenir – Pixel
rock/lounge/eletrônico/drum’n’bass
Com a proposta de fazer com que o público tenha várias sensações e sentimentos que só a música pode proporcionar ao mesmo tempo, e em cada uma de suas músicas, a banda Souvenir, começa 2012 divulgando o single Pixel, que será o “carro-chefe” da banda para divulgação do seu trabalho. Rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, eletro-folk, eletrônico e drum’n’bass são os elementos que compõem todo o trabalho e essência da Souvenir, fazendo com que não deixe nada a desejar para quaisquer outras bandas que seguem a mesma linha.
Para quem gosta de: Radiohead, MGMT, Gorillaz
Mais da banda no Melody Box


PARANÁ: Defenestrando
Quick White Fox – She Said
indie-rock/eletrônica/pista de dança
Quick White Fox é um quarteto de Curitiba formado por, segundo as palavras da própria banda, “três japinhas e um baiano”. Já com alguma experiência nos palcos da cidade, a guitarrista Naomi Sakaguchi e a baterista Mel Toda formaram o QWF algum tempo após terem deixado o Subburbia, outra banda de destaque do cenário indie curitibano. Junto a elas estão a tecladista Debs Sakaguchi e o guitarrista Gean Santos. A banda estreou em 2011 com o EP Summer Trip e lançou, em março de 2012, o clipe/curta-metragem da música She Said, inédita.
Para quem gosta de: Ting Tings, Little Boots, CSS
Mais da banda no SoundCloud


MATO GROSSO: Factoide!
Billy Brown e o incrível Magro de Bigodes – Só por Brincadeira
folk
Se hoje existe um nome para se acompanhar de perto em Cuiabá, com certeteza é o BBiMB. Duo de powerpop que já tem uma pequena legião de fãs na capital mato grossense graças a uma grande performance ao vivo. Só faltava um registro, e esse foi lançado na sexta feira treze de Abril: O EP Groove do Malandro tem três boas músicas, mas com certeza, Só por Brincadeira se destaca e é o hit da banda com sua levada explosiva e estética que remete à música sertaneja, vertente musical que toma conta do Brasil.
Para quem gosta de: Dave Mathews Band, só que ao contrário (pela diferença de integrantes).
Mais da banda no Facebook

PIAUÍ: Uptune
Validuaté – Eu Só Quero Acabar Com Você
rock/experimental
Com a proposta de experimentação rítmica sobre o rock e outros ritmos, a banda apresentou sua própria mistura de elementos da música brasileira e mundial. Combinações que juntam melodias de samba e batidas inspiradas em música pop inglesa dos ano 80, arranjos de vocais inspirados em sambas do século passado, levadas de drum’n’bass e riffs de surf music, ou melodias dançarinas sobre harmonias cíclicas e contagiantes, histórias fantásticas ou narrativas de amores eternos, estranhos ou mesmo de desamor.
Para quem gosta de: Tom Zé, Los Hermanos, Zéu Britto
Mais da banda no seu site oficial

ALAGOAS: Sirva-se
Imprensa Anônima – Por Trás do Céu
rock/pós-punk
Imprensa Anônima já participa da cena local ha certo tempo, mas só agora os caras caíram em campo e ganharam força, o resultado disso tudo é a gravação do primeiro EP oficial do grupo. A banda agora se mostra mais madura e eficiente, com uma sonoridade própria e firmando cada vez mais sua identidade. O destaque vai para a música que dá nome ao material, Por Trás do Céu com uma pegada certeira e empolgante, abrindo o EP e mostrando a energia da banda.
Para quem gosta de: Legião Urbana, The Jesus and Mary Chain, Plebe Rude
Mais da banda no TNB

ADVERTÊNCIA: Este material não deve ser comercializado. Ele foi produzido com fins estritamente promocionais.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.