Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Caiu na rede: novos lançamentos baianos

Muito difícil acompanhar e ouvir com calma a imensa produção de música que anda sendo feita por ia. Na Bahia não é diferente. Muitos artistas, muitos discos, EPs, músicas. Se está mais fácil gravar e lançar, está muito mais difícil se ater a esses lançamentos todos. Aqui reunimos alguns dos lançamentos que caíram na internet nas últimas semanas, entre músicas novas de Maglore, a volta da Malcom, discos novos de Tom Zé, Márcia Castro, disco de estreia da banda Sanitário Sexy, de Michele Abu, Fábio Haendel e Murilo Sá, os novos EP d’Os Nelsons, Clube de Patifes, o projeto Playgrude, entre outros.

Maglore – Mantra (música) Uma das boas novidades que pintou por estes dias na internet foi uma música inédita da Maglore. Mantra é resultado da participação do grupo no projeto “Temos vagas” da rádio paulista 89 FM, que a banda venceu. O prêmio foi uma sessão de estúdio com Rafael Ramos, o cara por trás de nomes como Pitty, Cachorro Grande, Titãs, entre outros. A gravação acabou rendendo um convite de Rafael para banda passar a integrar o cast de sua gravadora, a Deckdisc (mais informações em breve).

Tom Zé – Geração Y (música)Vira Lata na Via Láctea (dsico) Outra novidade foi a primeira música do o novo disco de Tom Zé, ‘Vira Lata na Via Láctea’. Primeiro saiu o single Geração Y que fala dos “pós-humanos”, e em seguida foi disponibilizado o novo álbum completo, que consolida de vez a relação do baiano com artistas da nova geração, depois do bem sucedido trabalho em discos anteriores. O álbum conta com participações de Criolo, Tim Bernardes (O Terno), Trupe Chá de Boldo, Filarmônica de Pasárgada e Tatá Aeroplano e as canções falam justamente da Geração Y, a geração da internet.

Márcia Castro – Das Coisas Que Surgem (disco) Quem já liberou na internet o disco novo foi Márcia Castro, ‘Das Coisas Que Surgem’. O terceiro álbum da cantora traz pela primeira vez um foco em composições feitas por ela mesmo em parceria com o poeta Arruda. Mas estão lá também algumas versões de músicas de Monsueto Menezes e Flora Mattos, Lucas Santtana e Gui Amabis, Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, e Torquato Neto. O disco conta também com diversas participações especiais, desde o próprio Gui Amabis (produtor do disco), até Mayra Andrade, Dengue (Nação Zumbi), Jaques Morelenbaum e Thiago França (Metá Metá). O lançamento físico do álbum está marcado para novembro.

Michele Abu – #1 (disco) Outro disco disponibilizado na internet foi ‘#1’, estreia solo de Michele Abu, outra baiana que mora em São Paulo. Percussionista e baterista, ela já tocou com meio mundo de gente, entre eles Ira!, Elza Soares, Lobão e Baby do Brasil. No disco ela assume o comando, cantando, compondo e tocando guitarra, mas também não deixa de lado bateria, bongô, cowbell, pandeirolas e até um mini moog. Com produção do também baianao Cássio Calazans, o trabalho traz 10 faixas, quase sempre com letras feministas e existencialistas, que trafegam entre ritmos afro-brasileiros, ska, surf music, funk, indie rock e psicodelia. Ela divide as autorias com nomes como Arnaldo Antunes, Kléber Albuquerque e Tito Bahiense. Entre os convidados estão Edgard Scandurra e Taciana Barros.

Sanitário Sexy – Metáfora
De Juazeiro, a banda Sanitário Sexy também soltou seu primeiro disco cheio, ‘Metáfora’, que traz seu rock, simples, cru, direto e com espírito juvenil, como tem que ser. O trabalho, lançado em parceria entre os selos Brechó Discos, BigBross Records e Caatinga Sattiva, está disponível para audição ou download pela internet, mas também terá uma versão prensada (que inclui a sugestiva capa sem a tarja preta). O trio é formado por Armando Rafael (Voz/Guitarra), Lucas Aquino (Baixo/Voz) e Victor Flores (Bateria/Voz) e o disco tem masterização de Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas).

Clube de Patifes – Casa de Maribondo (EP)
Também do interior do estado, mas desta vez de Feira de Santana, o grupo Clube de Patifes, que já tem três discos lançados (sendo um acústico), solta um novo EP com três músicas e uma faixa bônus. Com produção de andré t, ‘Casa de Maribondo’ reúne canções compostas nos últimos cinco anos pela banda e que vão estar no quarto álbum da banda. No EP, o grupo, agora um quinteto, mantém a sonoridade calcada no blues.

Os Nelsons – #Gravidade (EP)
Outro EP disponibilizado foi o novo trabalho da banda Os Nelsons, originária de Paulo Afonso, mas hoje residindo em Salvador. O grupo já havia liberado um primeiro single, ‘Gravidade’, e agora soltou um EP inteiro com 5 faixas.

Fabio Haendel – Nuvens (disco)
Empunhando violão e gaita e soltando a voz, Fábio Haendel disponibilizou seu disco ‘Nuvens’, que possui oito composições próprias que trafegam entre folk, pop e rock. Entre as parcerias nas músicas deste seu segundo disco estão nomes da literatura soteropolitana como Kátia Borges, Mariana Paiva e Nilson Galvão.

Os Jonsóns – EPgrafia Completa (disco)
Eles já haviam lançado um primeiro single, mas resolveram liberar aos poucos as outras músicas do EP “Fubenga Extra Vagante’. No final, tinham outros dois EPs e reuniram tudo num disco, que batizaram como ‘EPgrafia Completa’. Prensaram um CDs, mas também disponibilizaram tudo na internet. É rock despretensioso e divertido.

A Dois Dará – A Dois Dará (disco)
Um projeto que reúne músicos e cantores para registros de músicas inéditas compostas em parcerias. Esse é o A Dois Dará, que sob o comando de Eric Magalhães, soltou na internet seu primeiro álbum. São nove músicas feitas por seis compositores: Neila Kadhí, Camilo Aggio, Duda dos Anjos, Dimazz, Paulo Mutti e o próprio Eric. Ela são apresentadas por cinco cantores e 20 músicos, entre eles Neila Kadhí e Camilo Aggio soltando a voz e nomes como o gaitista Luiz Rocha, o baixista Fábio Gonçalves e o baterista Isaías Alves. O trabalho apresenta uma diversidade de ritmos, passeando por gêneros populares como samba, marchinha, pop e rock.

Murilo Sá & Grande Elenco – Sentido Centro (disco)
Também residindo em São Paulo, o multi-instrumentista Murilo Sá já integrou bandas em Salvador na capital paulista ,mas resolveu encarar uma carreira solo. É fruto desse momento que ele liberou seu primeiro disco, ‘Sentido Centro’, também lançado no formato físico. As 14 faixas, que soam como um rock psicodélico tropical, são de autoria do próprio Murilo, sendo uma delas em parceria com Heitor Dantas. O trabalho, que tem diversas participações especiais, está sendo lançado pelo selo gaúcho Selo Fonográfico 180.

Igor Gnomo – Alquimia, Trilhos e Poesia (disco)
Natural de Paulo Afonso, o guitarrista Igor Gnomo apresenta seu segundo disco ‘Alquimia, Trilhos e Poesia’, que mantém o que já vinha apresentando em seus trabalhos anteriores: música instrumental com fortes influências de jazz e rock misturados com sonoridades da música feita no Nordeste, como baião, samba de roda, chula e coco).

Ganhadeiras de Itapuã – Festa na Aldeia (single)
O single é o pré-lançamento do primeiro disco do Grupo As Ganhadeiras de Itapuã, que acaba de ser lançado. Festa na Aldeia é uma composição de Amadeu Alves e Reginaldo Souza e conta com participação especial da cantora Margareth Menezes. A música é uma das 13 faixas do CD que está sendo lançado pelo selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes.

Malcom – A Trilha do Cego (single)
Tem também anúncio de volta de pois de muito tempo. A banda Malcom está de volta depois de oito anos parada e sem novidades. O grupo reaparece com uma nova canção, A Trilha do Cego, lançada como single.

Peu Tanajura – Partiu (single)
Quem também aparece com uma música nova é Peu Tanajura, que lança Partiu, composição realizada em homenagem a Dorival Caymmi.

Playgrude – Playgrude (disco)
Para finalizar um projeto interessante voltado para o público infantil. Sob o comando de Marcela Bellas e Helson Hart, o Playgrude reúne vários artistas da nova cena musical baiana. O disco traz nove músicas inéditas com temática infantil interpretadas por nomes como Nana, Dão, Nancy Viegas, Bailinho de Quinta, Lívia Mattos, Taís Nader, além da própria Marcela Bellas com Soraia Drummond e Helson Hart .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments

  1. Pingback: Maglore sai em turnê pelo Nordeste e vai lançar novo disco pela Deck » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in