Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Brasileiros encaram turnês e festivais na Europa, EUA e Canadá

Enquanto Céu, Criolo, Boogarins e banda Black Rio partem para turnês na Europa, Canadá e Estados Unidos, bandas e artistas indies tentam abrir trincheiras nos consagrados festivais Primavera Sound e SXSW.

Há algum tempo a música brasileira contemporânea vem conquistando espaço em terras estrangeiras. Se nas últimas décadas, nomes como Sepultura e Cansei de Ser Sexy mudaram aquela visão de que no Brasil só se fazia samba e bossa nova e a Tropicália era a última novidade, vários outros nomes passaram a fincar a bandeira da contemporaneidade em terras internacionais mais recentemente. As turnês se tornaram cada vez mais comuns com vários nomes visitando com frequência Europa, Estados Unidos e outros países. Este ano, artistas como Céu, Criolo e a banda Boogarins voltam a levar seus shows para a Europa e América do Norte, além de veteranos como a banda Black Rio e Caetano Veloso e Gilberto Gil. Há também novidades ainda mais quentes que buscam oportunidade de trilhar o caminho das tours internacionais através de festivais, como as sete bandas indies que vão se apresentar no festival Primavera Sound, em Barcelona.

Após lançar seu novo disco ‘Tropix’, a cantora Céu parte para mais uma turnê no exterior, dividida em duas partes: a primeira, em março e abril, pela Europa, passando por quatro países, e a segunda em junho, pelos Estados Unidos e Canadá. No velho continente, ela faz sete shows, na França, Espanha, Suiça e Inglaterra, entre 29 de março e 9 de abril. Já no segundo semestre ela parte para apresentações na América do Norte, com nove shows nos Estados Unidos, incluindo cidades como Nova York, Washington e Chicago, além de duas apresentações no Canadá. Um desses shows será no Montreal Jazz Festival, que além dela receberá nomes como Ben Harper, Noel Gallagher, Santana, Rufus Wainwright, Lauryn Hill, Diana Ross, Chick Corea, entre outros.

ceu-show

Com disco novo, Céu encara uma turnê internacional dividia em duas partes, na Europa e depois EUA e Canadá.

Veja as datas da turnê de Céu:

29 Março – Théâtre du Cormier, Cormeilles en Parisis, França com Charlotte & Magon
31 Março – Jamboree – Barcelona, Espanha
01 Abril – Théâtre Felix Martin, Saint Raphael, França
02 Abril – La Spirale, Fribourg, Suiça
06 Abril – The Forge, Camden, Londres, Inglaterra
08 Abril – Festival Chorus la Defénse, Paris, França
09 Abril – Victoire 2, Saint-Jean De Vedas, Montpellier, França
17 Junho – Great American Music Hall, San Francisco, EUA
20 Junho – Teragran Ballroom, Los Angeles, EUA
21 Junho – Belly Up, Solana Beach, EUA
22 Junho – Musical Instrument Museum, Phoenix, EUA
24 Junho – City Winery, Chicago, EUA
25 Junho – Dakota Jazz Club, Minneapolis, EUA
27 Junho – Highline Ballroom, New York, NY, EUA
28 Junho – Howard Theatre, Washington, DC, EUA
29 Junho -The Sinclair, Boston, MA, EUA
30 Junho – Montreal Jazz Festival, Montreal, Canadá
01 Julho – Lee’s Palace, Toronto, ON, Canadá

O paulista Criolo também segue para mais uma turnê na Europa, desta vez focada no Reino Unido, onde faz seis apresentações em cidades diferentes. Os shows fazem parte do  La Linea – The London Latin Music Festival e começa no dia 21 de abril, em Cambridge. A turnê segue pelos dias seguintes para Bristol, Leeds, Londres, Brighton, até o último no dia 26 de abril, em Manchester.

Veja as datas da turnê de Criolo:

21 Abril – Cambridge (Junction 2)
22 Abril – Bristol (The Lantern)
23 Abril – Leeds (Belgrave Music Hall)
24 Abril – Londres (Koko)
25 Abril – Brighton (The Haunt)
26 Abril – Manchester (Band on the Wall)

boogarinsq

O Boogarins vai para mais uma turnê, dessa vez por Estados Unidos e Canadá.

A banda Boogarins, depois de uma turnê pelo Brasil passando por 10 cidades, que se encerra no próximo dia 26 de março no Rio de Janeiro, parte para mais uma enorme sequência de shows no exterior. Dessa vez o grupo vai encarar Estados Unidos e Canadá fazendo pelo menos 33 apresentações, quase todas em cidades diferentes e tudo em pouco mais de 45 dias. A turnê começa em Nashville, passa por praticamente todas as regiões norte-americanas, incluindo cidades como Washington, Nova York, San Francisco, Los Angeles, Seattle e Chicago, se encerrando no dia 16 de maio em Detroit.

Alguns shows serão ao lado do cantor e compositor Andrew Bird e outros com a banda Dubgen. Em Austin, no Texas, o grupo se apresenta no festival Levitation 2016, que vai receber na edição deste ano nomes como Brian Wilson, Slowdive, Animal Collective, Ty Segall, Lee “Scratch” Perry, Flying Lotus, Black Mountain, entre outros.

Veja as datas da turnê do Boogarins:

30 Março – Ryman Auditorium Nashville, TN
31 Março – Zanzabar Louisville, KY
02 Abril – The Tabernacle Atlanta, GA
04 Abril – Electric Factory Philadelphia, PA com Andrew Bird
05 Abril – Club Washington, DC com Andrew Bird
08 Abril – Terminal 5 New York, NY com Andrew Bird
09 Abril – Citi Wang Theatre Boston, MA
11 Abril – Virgin Mobile Corona Theatre Montreal, Canada
13 Abril – Danforth Music Hall Toronto, Canada com Andrew Bird
14 Abril – Royal Oak Music Theatre Detroit, MI
15 Abril – EXPRESS LIVE! Columbus, OH
16 Abril – House of Blues Cleveland, OH com Andrew Bird
18 Abril – Cattivo Pittsburgh, PA
19 Abril – Cafe Nine. New Haven, CT
21 Abril – Middle East Cambridge, MA com Slum Village e Guilty Simpson
22 Abril – Baby’s All Right Brooklyn, NY
23 Abril – The Boot & Saddle Philadelphia, PA
24 Abril – Rock & Roll Hotel Washington, DC
25 Abril – Cat’s Cradle Carrboro, NC
26 Abril – The Earl, East Atlanta, GA
27 Abril – Gasa Gasa New Orleans, LA
28 Abril – Rudyard’s Pub Houston, TX
29 Abril – Carson Creek Ranch, Austin, TX, US – Levitation 2016
01 Maio – Valley Bar Phoenix, AZ
03 Maio – The Casbah San Diego, CA com Dungen
05 Maio – Echoplex Los Angeles, CA com Dungen
06 Maio – Great American Music Hall San Francisco, CA
09 Maio – Mississippi Studios Portland, OR com Dungen
10 Maio – The Crocodile Seattle, WA
13 Maio – Triple Rock Social Club Minneapolis, MN com Dungen
14 Maio – High Noon Saloon Madison, WI com Dungen
15 Maio – Empty Bottle Chicago, IL
16 Maio – UFO Factory Detroit, MI

A veterana banda Black Rio também vai cair na estrada para uma série de shows pela Europa. Em oito datas, a partir de 31 de março, o grupo carioca se apresenta em Paris, Madri, Zaragoza, Amsterdã, Milão, Manchester e Londres.

Veja das datas da banda Black Rio:

31 Março – Paris – Le Hangar
01 Abril – Madri – Sala Clamores
02 Abril – Zaragoza – Slap Festival
03 Abril – Amsterdã – North Sea Jazz Club
06 Abril – Milão – Blue Note
07 Abril – Manchester – Band on the Wall
08 Abril – Londres – Hideway
09 Abril – Londres – Hideway

Banda_Black_Rio

A veterana, mas renovada banda Black Rio faz turnê européia por oito cidades.

Festivais – Enquanto os nomes acima já se estabeleceram com turnês frequentes por países europeus e pelos Estados Unidos, outros abrir terreno e ganhar espaço no circuito musical internacional. Um dos caminhos para os brasileiros conquistarem esses novos territórios são os festivais, em especial aqueles que dedicam espaços específicos para novas bandas, como o Primavera Sound, em Barcelona, e o South By South West, no Estados Unidos.

Assim como em anos anteriores, em 2016 uma parceria do Primavera Sound com produtoras brasileiras vai levar nomes do indie nacional para o festival catalão. Este ano serão sete bandas se apresentando no Primavera Pro, uma série de showcases de bandas novas de várias partes do mundo que fomentam o intercâmbio cultural através da música. As apresentações acontecem em diversos lugares de Barcelona, tanto durante o dia, em um parque aberto ao público, quanto a noite em clubes e no próprio Parc del Fòrum, principal espaço do Primavera Sound. Este ano além da Construtora Música e Cultura, em parceria com o festival DoSol, também a Balaclava Records vai levar bandas para o evento, que acontece de 2 a 4 de junho, em Barcelona.

As sete bandas brasileiras que participam do evento este ano são as paulistas Aldo The Band, O Terno, Quarto Negro, Nuven e INKY, Water Rats, do Paraná, e Mahmed, de Natal, Rio Grande do Norte. Além das brasileiras, bandas de ao menos outros 11 países estarão em Barcelona, num total de 39 artistas da Austrália, Peru, Coréia do Sul, Chile, entre outros.

 Aldo, the Band. O Terno, Quatro Negro, Inky e Mahmed

No sentido horário: Aldo, the Band. O Terno, Quatro Negro, Inky e Mahmed

Por falar em festival internacional com participação de brasileiros, terminou no último domingo (20) o South By South West (conhecido como SXSW), em Austin, Texas (EUA), que este ano recebeu este ano 12 nomes da atual produção musical brasileira. Passaram por lá O Terno, Far From Alaska, Cabezas Flutuantes, Clara Valente, Tempo Plastico, DESAMPA, Jéf, Folks, Planar, ruído/mm, Rubel e Jota Erre. Considerado o maior festival cultural alternativo do planeta, o SXSW reúne mostras de filmes, tecnologia, encontros, festas e palestras além de shows.

Realizado desde 1987, o festival tem recebido artistas brasileiros há alguns anos, que muitas vezes aproveitam o evento para articular turnês pelos Estados Unidos e Canadá. O interessante para os artistas que vão para o SXSW é poder realizar outros shows dentro do evento e não se apresentar apenas para o púbico, mas para produtores, empresários e diversos profissionais do mercado de música.

Uma das atrações brasileiras do evento, a cantora e compositora carioca Clara Valente, aproveitou o South By South West para encerrar a extensa turnê de seu disco ‘Mil Coisas’, que passou por vários países como Argentina, Inglaterra, Hungria, Áustria, República Checa e diversas cidades nos EUA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in