Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

Música do BaianaSystem entra na trilha do FIFA 16 como representante brasileiro

Considerado um dos jogos mais famosos do planeta, o “FIFA” teve hoje (10) a trilha sonora de sua edição 2016 divulgada. A fabricante Electronic Arts. incluiu a música “Playsom” do grupo BaianaSystem na lista. É a única representante brasileira no game. Os baianos aparecem numa relação de 45 artistas de vários países. A lista inclui ainda nomes conhecidos como Beck, Bomba Stereo, Unknown Mortal Orchestra, Disclosure, Icona Pop, entre outros.

Veja também:

BaianaSystem deu show em Nova Iorque.

O namoro entre o BaianaSystem e a Electronic Arts já vinha acontecendo desde a edição anterior do game. “A empresa já tinha gostado de algumas de nossas músicas, mas eram todas do disco passado, que já tinha um tempo de lançado. Eles preferiram segurar, já que priorizam material mais atual e agora rolou com uma música nova”, conta Roberto Barreto. “Playsom” é de autoria de Russo Passapusso e é uma das faixas do novo disco que o grupo deve lançar ainda este ano. O trabalho está em fase final de gravação e tem produção de Daniel Ganjaman e da própria banda.

Para Roberto é difícil dimensionar o quanto a presença no FIFA contribui para divulgação da banda. “Depende de como as coisas vão desenrolar, é difícil avaliar o que pode acontecer. Mas é mais um desses caminhos de levar a nossa música para fora. Além do que a gente sempre fez com shows e participações em festivais”, diz. Segundo ele, o grupo sempre visualizou trabalhar com novas formas de chegar ao público e trabalhar com música além de disco e shows.

BaianaSystem Playsom Game Fifa Música

Novas possibilidades

“Acho que são mercados e caminhos que a gente começa abrir. É algo que a gente sempre pensou como possibilidade. Tem muito a ver com as coisas da gente sempre produzir imagem associada à música. Essa linguagem visual dos games tem muito a ver com fazemos, o teor instrumental tem cara de game, de trilha, e foi algo que a gente sempre buscou. Celular, aplicativos e games são coisas que tem muito a ver com o nosso som”.

Algumas das músicas do “Fifa 16” são inéditas e serão lançadas na trilha. Entre elas estão as faixas novas de Zibra, Tiggs Da Author e Skylar Grey feat. X. Ambassadors. “As trilhas do FIFA têm sido tradicionalmente a principal vitrine internacional nos games para novos artistas de todos os gêneros”, como afirmou Steve Schnur, Executivo de Música e Marketing da EA, para o jornal Folha de São Paulo. “No ‘FIFA 16’, mais uma vez criamos uma trilha sonora que possibilitará que milhões de fãs ao redor do mundo descubram novas músicas. Artistas da Noruega, Portugal, Reino Unido, Brasil e outros países fazem mais do que apenas melhorar um grande jogo. ‘FIFA 16’ representa a música globalizada que reflete os fãs que temos ao redor do mundo todo”.

Game abre mercados

A importância de participar da trilha de um jogo de dimensões mundiais como o FIFA foi revelado por Marcelo D2 numa entrevista à revista Veja. “Ter uma música na trilha de um jogo é mais importante para a banda do que para o próprio game”, comentou o rapper. Ele entrou na lista pela primeira vez em 2006, com Profissão MC. “Fui fazer um show em uma cidadezinha da França, quando descobri um fã clube do Marcelo D2. Achei uma loucura e perguntei para o pessoal como tinham conhecido o meu trabalho. Foi através do Fifa”.

Músicas como “Song 2”, do Blur, “Rockafeller Skank” de Fatboy Slim, “19/2000” do Gorilaz, entre outras, já fizeram parte da trilha do FIFA em anos anteriores. Entre os brasileiros, além de Marcelo D2, outros nomes já contribuíram com músicas para o game. Como Emicida, MPB4, Os Tribalistas, Seu Jorge e Cansei de Ser Sexy. O FIFA 16 traz narração de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro. O lançamento está marcado para o dia 22 de setembro para PC, PS3, PlayStation 4, Xbox One e Xbox 360.

Ouça Playsom:

2 Comentários

  1. Pingback: BaianaSystem integra teaser de game Valorant, que traz personagem baiana » Para quem gosta de música sem preconceitos

  2. Pingback: BaianaSystem integra trailer de game Valorant, que traz personagem baiana » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in