Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

Autor de clássicos da música baiana, Chico Evangelista sai de cena

Talvez você nem saiba pelo nome quem foi Chico Evangelista, mas com certeza conhece algumas de suas músicas. Compositor de mão cheia, ele foi um dos pioneiros do reggae no Brasil e um dos responsáveis por direcionar os caminhos da música baiana que estourou com a Axé Music. O cantor e compositor faleceu nesta terça-feira, dia 21, depois de um período internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com problemas de saúde.

Autor de canções como “Rasta Pé” e “Vestido de Prata”, Chico se notabilizou ao lado de Jorge Alfredo com o disco ‘Bahia Jamaica’, lançado em 1980. O álbum foi um marco, mesclando reggae, MPB e ijexá e acabou contribuindo para o que vinha sendo formatado no período nas ruas de Salvador e desaguado na Axé Music. Entre as músicas do disco, pelo menos duas viraram hit, “Rasta Pé”e “Música Alegre”, esta última gravada pela banda Chiclete com Banana no ano seguinte. Antes do disco, as músicas haviam sido lançadas em um compacto para um festival da Globo e acabaram estourando nas rádios. O sucesso do compacto acabou levando a dupla para diversos programas de TV, como Fantástico, Discoteca do Chacrinha, Globo de Ouro, entre outros.

Um pouco antes disso, em 1979, Chico já havia chamado atenção, quando ganhou o prêmio do Festival de Música da Tupi com a música “Reggae da Independência”. Outro sucesso de autoria da parceria do compositor com Jorge Alfredo é “Vestido de Prata”, gravada por Paulinho Boca de Cantor e mais recentemente por Curumin. Chico Evangelista foi também um dos pioneiros do reggae no Brasil, tendo integrado a banda Arembepe nos anos 70, uma das primeiras bandas do estilo no país.

Depois de um tempo sumido, em 2011, Evangelista havia voltado à ativa e lançado o disco ‘Luz e Cor’. Ultimamente, havia voltado a cantar e se apresentar, até se deparar com problemas de saúde.

Ouça o clássico `Bahia Jamaica`:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in