Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

As novidades musicais da semana no mundo da música

Tirando o foco um pouco da Bahia e da música brasileira e olhando para o mundo pop fora do país, separamos alguns dos destaques semanais que foram lançado essa semana pelo planeta. Numa semana de lançamentos de álbuns de Matthew Sweet, Strypes, Royal Blood, Beth Ditto, The Drums, Fleet Foxes, Jason Isbell, Lorde, Nickelback, Ride, Portugal The Man e Kevin Morby, tivemos músicas novas, prévias de discos, clipes, singles e novidades do Queens of the Stone Age, Arcade Fire, Coldplay, Ride, Lee Ranaldo, Tricky, War on Drugs, Royal Blood e Beach Houses.

Uma das maiores novidades da semana foi a música nova da banda canadense Arcade Fire. “Creature Comfort” foi lançada através de um videoclipe, no qual o grupo aparece com uma estética futurista, com roupas prateadas e jogo de luzes. A música é a segunda de ‘Everything Now’, próximo álbum do grupo que tem previsão de lançamento para o dia 28 de julho.

Outro dos grandes grupos do pop mundial que soltou material novo essa semana foi o Coldplay. Trata-se da música “All I Can Think About Is You”, canção inédita lançada por meio de um lyric video e que serve como mais um aperitivo de “Kaleidoscope EP”, mini-álbum com cinco faixas que a banda lançará no dia 14 de julho. No começo do ano, o grupo já havia lançado de surpresa a primeira faixa do EP, “Hypnotised”.

Em meados dos anos 90, em meio a explosão do trip hop, um dos nomes que chamavam mais atenção era o estranho Tricky. Mais tenso e provocativo do que seus pares, ele continuou na ativa, mesmo com menos evidência do que naquele período. Ano passado, ele lançou o álbum ‘Skilled Mechanics’, e segue apresentando novidades. Essa semana ele soltou o videoclipe da faixa “The Only Way”, que segundo ele, seria lançada originalmente no excelente ‘Maxinquaye’, disco de 1995. A música acabou ficando de fora e só agora passou a ser conhecida pelo público.

A ótima banda norte-americana The War on Drugs também soltou um clipe. “Holding On” é a segunda música do novo álbum do grupo, ‘A Deeper Understanding’, a ser apresentada e a primeira a ganhar videoclipe. O trabalho tem direção de Brett Haley, traz como ator principal o ator Frankie Faison, conhecido da série “The Wire”, além do líder e vocalista do grupo, Adam Granduciel, aparecendo como um dos personagens da trama. O clipe e a música seguem a levada consagrada do grupo, uma espécie de psicodelia country que mescla ao mesmo tempo beleza e tristeza. O novo álbum será lançado no 25 de agosto pelo selo Atlantic.

Depois de uma passagem pelo Brasil, o trabalho solo do ex-Sonic Youth Lee Ranaldo ganhou ainda mais reconhecimento por aqui. Agora o músico prepara o novo disco, ‘Electric Trim’, que é aguardado para 15 de setembro e contará com participações bastante interessantes de nomes como Sharon Van Etten, Steve Shelley (também ex-Sonic Youth) e Nels Cline (Wilco). Esta semana, Ranaldo deu a primeira pista do que vem por ai, através do videoclipe da inédita “Circular (Right As Rain)”. Dirigido por Fred Riedel e pelo próprio músico.

Outro nome que remete aos anos 90 que está com material novo é a banda Ride. Após 21 anos o grupo está soltando um novo álbum, ‘Weather Diaries’. A última faixa escolhida para antecipar o lançamento do disco foi “Lannoy Point”, que se junta aos singles “All I Want”, “Charm Assault” e “Home is the Feeling”. O novo trabalho chega às lojas esta semana.

Quem também solta trabalho novo este mês, mas apenas no dia 30, é duo Beach House. O disco ‘B-Sides and Rarities’, como o nome diz, chega repleto de lados-B e músicas inéditas. A primeira faixa revelada, “Chariot”, ganhou um videoclipe com direção dos próprios membros do grupo, Victoria Legrand e Alex Scally, e foi criado a partir de imagens de personalidades históricas dos Estados Unidos, como John F. Kennedy, Jackie Onassis e Marilyn Monroe, além de soldados de tropas norte-americanas.

O lançamento mais falado da semana, no entanto, foi da Queens of the Stone Age. Depois de um vídeo teaser e de uma divertida entrevista os integrantes passando por um detector de mentiras, a banda finalmente soltou mais informações sobre o novo trabalho e mostrou a primeira faixa do novo disco, “The Way You Used to Do”. A faixa integra ‘Villains’, primeiro álbum do grupo desde ‘Like Clockwork’, de 2013. O novo disco, que será lançado em agosto, foi produzido por Mark Ronson (Adele, Bruno Mars, Paul McCartney) e, segundo seu líder, Josh Homme, “não é uma declaração política, nem tem nada a ver com o Trump ou quaisquer dessas merdas”. A faixa divulgada é uma espécie de boogie feito em plenos anos 2010, com uma guitarra elétrica e a pisada no assoalho de madeira (stomp), como apontou o grande músico Fábio Cascadura.

Para completar a série de lançamentos, tivemos ainda a nova faixa do duo Royal Blood, “I Only Lie When I Love You”. Lançada através de um videoclipe dirigido por Pascal Teixeira, a música se junta às já apresentadas “Hook, Line & Sinker” e “Lights Out” como prévias do segundo disco do duo, ‘How Did We Get So Dark?’, que está saindo esta semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in