Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia - :: el Cabong ::

2017 com shows internacionais se consolidando em Salvador

É mais do que evidente que Salvador está longe de estar integrada ao circuito internacional de shows no Brasil. Nos últimos anos, no entanto, a cidade vem mostrando que aos poucos vem mudando isso e recebendo artistas internacionais em mais quantidade e importância. Em 2017, vimos nomes relevantes como Paul McCartney, Devendra Banhart e Omara Portundo, além de vários outros, passarem pela capital baiana.

Veja também:
– O dia em que tivemos um Beatle na Bahia.
– Top 15 – shows internacionais marcantes em Salvador.
– Confirmado! Turnê de Roger Waters vai passar por Salvador.
– Jorge Drexler tem show confirmado em Salvador.

O sinal de mudança está ligado a alguns fatores. O principal deles parece ser a derrocada da Axé Music. A escassez de shows para grandes públicos e a diminuição do investimento direcionado à indústria, que dominou os anos 90 e 00 na Bahia, fez com que outras possibilidades fossem abertas. O próprio poder público passou a investir em shows internacionais como um atrativo turístico para Salvador.

Outra coisa é que o próprio público, com a oferta promovida pela internet e as mídias digitais, passou a consumir uma diversidade maior de estilos e artistas. Outro fator foi a possibilidade de realização de shows de médio e grande porte na Arena Fonte Nova. Com uma estrutura mais adequada e precisando ocupar seu espaço para além de jogos de futebol, o estádio passou a promover shows internacionais, como o de Elton John, em 2016, Paul McCartney, em 2017, e Roger Waters e a banda SOJA, anunciados para 2018. Outro nome já confirmado para o novo ano é do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler.

Além de Paul, em 2017 tivemos Dire Straits Legacy e Hanson também na Fonte Nova. Espalhados por vários outros lugares da cidade, podemos conferir Omara Portundo, Devendra Banhart, Alpha Blondy, Aurora, Methedras, Ute Wassermann, The Congos, Hans Koch, Morgan Heritage, Clinton Fearon, Abgail e Harris Eisenstardt.. Poucos ainda, e quase restrito a nomes mais conhecidos ou estilos específicos, como o reggae, mas é um mercado notadamente mais forte que caminha para uma estabilidade. Com isso, Salvador começa a entrar na disputa por atrações de peso. Um dos projetos que mais fazem falta é a Série TCA, que já trouxe nomes como Sharon Jones e Esperanza Spalding, além de mais shows de pequeno e médio porte, como Lee Ranaldo, em 2016.

Reveja abaixo alguns dos shows que passaram por terras soteropolitanas em 2017:

Paul McCartney – Arena Fonte Nova (20/10)

Devendra Banhart Trapiche Barnabé

Omara Portundo PercPan – Largo de Mariquita – Rio Vermelho (4/11)

Dire Straits Legacy Arena Fonte Nova (12/05)

Hanson – Arena Fonte Nova (27.08)

Alpha Blondy – República do Reggae – Wet’n Wild (18/11)

Aurora – Teatro Sesc Casa do Comércio (16/10)

Methedras – Warm Up Festival Big Bands – Dubliners Irish Pub (10/06)

Fotos: Paul McCartney (Divulgação Arena Fonte Nova)/ Omara Portundo (Divulgação PercPan – Facebook)/ Devendra Banhart (Heder Novaes)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in