festivais Salvador

2015 promete: 5 festivais confirmados para 1º semestre em Salvador

Acostumado com eventos concentrados no segundo semestre, Salvador vai receber cinco festivais de música já no primeiro semestre de 2015, e não estamos incluindo o Festival de Verão e do Palco do Rock. Entre março e junho, a cidade vai receber o Festival Radioca, o Coquetel Molotov, o Festival Cena Baiana, além do Festival de Jazz de Salvador, que acontece no comecinho do ano, e outro ainda indefinido.

Saiba mais sobre festivais

Lançado no último sábado, o Festival Cena Baiana, como o nome já diz, é focado no atual cenário da música feita na Bahia. A proposta é reunir uma grande quantidade dos nomes da produção musical baiana independente nos mais diversos estilos musicais, rock, reggae, afrobeat, pop, samba, entre outros, aliando com outras linguagens, como grafite, culinária e moda. O festival vai acontecer em março, ainda sem uma data específica e local definidos.

O Festival Radioca é fruto do programa de mesmo nome, que apresenta as novidades da música brasileira semanalmente na Educadora FM. Aprovado pelo edital da Natura, o evento vai acontecer durante dois dias, provavelmente em abril, reunindo nomes da música independente nacional e baiana. Seguindo a característica do programa, o festival terá uma programação diversa, mesclando gêneros, mas sempre com foco na atual geração da música brasileira. A curadoria é formada pelos responsáveis pelo Radioca, os músicos Beto Barreto e Ronei Jorge, além do jornalista Luciano Matos.

O pernambucano Coquetel Molotov, que já aconteceu duas vezes em Salvador, em 2015 volta para a cidade baiana dentro da plataforma da Skol Music. Ainda sem muitos detalhes definidos, o festival também tem foco na música brasileira autoral e mais nova e costuma trazer artistas internacionais para o Brasil. Em Salvador, já trouxeram nomes como Dinosaur Jr, Guillemots, além de Cidadão Instigado, Tom Zé e Céu.

O Sangue Novo também não tem definição de data, de certo que será pós-Carnaval, em um único dia, com mais de 10 horas de música e cinco shows, com artistas locais e de fora do estado. Os responsáveis pela curadoria serão os jornalistas Hagamenon Brito e Luciano Matos, este aqui do el Cabong. A pedido da produção do evento, decidimos retirar as informações sobre este festival, aguardando uma atualização de como e quando ele será realizado. Lembrando que toda informação que divulgamos nos foi passada pela produtora do referido evento.

Novos festivais em Salvador

Promovido pela Prefeitura de Salvador, o Festival de Jazz de Salvador terá sua primeira edição em 2015, reunindo na Barra artistas de peso da música instrumental e jazz baiana e nacional. A programação começa no dia 2 de janeiro, com o Grupo Garagem, Hamilton de Holanda, Toninho Horta e a banda Ifá Afrobeat. No dia 03, prossegue com Vagner Tiso e OSBA, Yamandu Costa, Hermeto Pascoal e Sanbone Pagode Orquestra. Para finalizar, no dia 04 se apresentam os Metais e Percussões da Neojibá, Ed Motta e Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz fechando a noite.

Há ainda o segundo semestre, que deve ter as novas edições do Big Bands e Zona Mundi, além do festival DoSol (evento tradicional de Natal), que está paquerando realizar edições por diversas cidade do Nordeste e pode vir também para Salvador

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.