Para quem gosta de música sem preconceitos - el Cabong

10 programas de rock nas rádios para ouvir ou enviar material

Segunda parte da série de matérias sobre programas de rádio voltados para a música brasileira atual. Aqui um apanhado de alguns dos principais voltados ao rock produzido no Brasil. 

Por Luciano Matos em parceira com a UBC*

Mesmo com o avanço da tecnologia e do streaming, a rádio continua sendo fundamental para quem ouve música no Brasil. Ocupada majoritariamente por sertanejo e funk, no entanto, falta espaço para a música brasileira contemporânea, como o el Cabong mostrou nessa reportagem especial. Alguns programas específicos em vários cantos do país, porém, abrem espaço para essa produção e servem como ponta de lança para as novidades que continuam surgindo. Fizemos um panorama desses programas separados em três partes: música brasileira contemporânea, rock e rap. Agora apresentamos os programas focados no bom e velho rock. Apesar de existirem vários voltados para o gênero e até rádios especializadas, não são tantos os programas especializados na produção brasileira, muito menos interessadas em apresentar as novidades do rock nacional dos tempos atuais. Separamos alguns dos principais deles de Norte a Sul do país.

Veja também:
14 programas de rádio de música brasileira atual para ouvir ou enviar material.

Programas de rádioNorte

– BALANÇO DO ROCK
Belém/PA – Rádio Cultura – 93 FM
Quarta-feira, às 20h

Comemorando três décadas de existência em 2020, o Balanço do Rock se tornou referência para quem gosta do som das guitarras no Pará. O programa apresenta bandas locais e nacionais, entrevistas, agenda de shows, além de apresentações de grupos ao vivo.
Produção e apresentação: Raul Bentes

www.facebook.com/balancodorock
www.portalcultura.com.br/programasdaradio

– MADE IN BRASIL
Manaus/AM – Rádio Logos FM 87,9
Sábado, das 17h às 19h

Programa dedicado ao rock pop nacional, dá ênfase as artistas e bandas independentes, incluindo também clássicos e raridades do rock brasileiro. Além de muita música, o programa leva ao ar ainda entrevistas com artistas e bandas locais que tenham trabalhos autorais.

Apresentação: Marco Antônio Ribeiro
www.radiologosfm.com.br

Programas de rádioNordeste

– RÁDIO ROCK
Teresina/PI – Jockey FM 88.1
Quinta-feira, das 22h à 0h

O programa mescla bandas e artistas internacionais, especialmente do rock mais clássico, com a produção roqueira independente local e nacional. As bandas do Piauí costumam estar sempre presente nas edições semanas do programa.

Produção e apresentação: Frederico Eduardo
www.jockeyfm.com.br

– COQUETEL MOLOTOV
Recife/PE – Rádio Universitária FM – 99,9 Mhz
Segunda a quinta-feira, das 15h às 16h, e sábado, das 14h às 16h

No ar há 16 anos, o Coquetel Molotov já é uma das referências no rádio pernambucano. Seja por ter virado um prestigiado festival, seja por dar espaço diariamente a artistas independentes locais e nacionais (não apenas rock, mas principalmente), além de clássicos da música brasileira e internacional. O programa também apresenta uma agenda de lançamentos e de eventos em Pernambuco.

Streaming: www.ufpe.br/ntvru
[email protected]
www.coquetelmolotov.com.br

Centro-Oeste

– CULT 22
Brasília/DF – Cultura FM – 100,9 FM
Sexta-feira, das 21h às 23h

No ar desde 1991, o programa é outro dos mais importantes dedicados ao rock no dial brasileiro. Sua proposta é apresentar bandas e artistas de rock de todos os períodos e vertentes, desde nomes clássicos do rock mundial até bandas independentes brasileiras. Nele cabem rockabilly, punk, hard rock, heavy metal, gótico, garage, grunge, mas também o pop e, eventualmente, até blues, soul/funk, rap e música eletrônica.

Produção e apresentação: Marcos Pinheiro
[email protected]
www.cult22.com/blog
www.facebook.com/cult22
www.soundcloud.com/cult-22

Sudeste

– A VEZ DO BRASIL
Rio de Janeiro/RJ – Rádio Cidade 102.9 FM
Sábado, às 20h

Programa novíssimo na rádio focada no rock. A proposta é apresentar o melhor do rock nacional atual, com novidades e lançamentos exclusivos. Uma ótima oportunidade de conhecer novas bandas e artistas de Norte a Sul do país. Cada edição tem a curadoria e o comando de um dos três responsáveis pelo programa. “É um relançamento da Rádio Cidade. Tivemos carta branca para reformular o conteúdo, agora focado na produção contemporânea do rock brasileiro. Queremos fortalecer a nova cena e formar público. O programa cria espaço para a descoberta de novas músicas e artistas do rock, o gênero que mais sofreu com a crise da indústria fonográfica”, define um dos curadores, Felipe Rodarte, à UBC.

Curadoria: Felipe Rodarte, Mateus Simões e Paulo Lopez.
https://radiocidade.fm

– PEGADAS DE ANDREAS KISSER
89 FM, a Rádio Rock – São Paulo (89,1 FM), Goiânia (102,9 FM)
Domingo, às 21h

O lendário guitarrista criador do Sepultura apresenta, ao lado do filho Yohan Kisser, o principal programa dedicado ao metal em todo o Brasil. Hospedado na Rádio Rock paulista, a mais famosa emissora dedicada ao gênero no país, dá espaço a clássicos, artistas contemporâneos, gringos, brasileiros e o que mais os curadores quiserem. Com boa audiência, é um dos carros-chefes da 89, que, desde março de ano passado, segundo o Ibope, vem oscilando nas primeiras colocações na Grande São Paulo, ocupando, em média, o terceiro lugar entre as estações mais ouvidas.

Redes sociais: facebook.com/pegadasdeandreaskisser/ e Twitter @andreaskisser

– FILHOS DA PÁTRIA
São Paulo/SP – Kiss FM 92.5
Quarta-feira, às 12h

Programa focado no rock brasileiro antigo e atual, mostra bandas importantes e clássicas e apresenta novos grupos e artistas da atualidade. Com muito humor e um clima descontraído, os apresentadores falam também dos bastidores do rock brasileiro.

Apresentação e produção: Clemente Tadeu Nascimento e Marcelo Andreassa
www.kissfm.com.br
Redes sociais: facebook.com/radiokissfm e Instagram @kissfm92.5

– AUTORAL BRASIL
São Paulo/SP – Rádio Kiss FM 92,5
Retransmitido para Campinas (SP) e região (107,9 FM), Rio de Janeiro e São Gonçalo (91,9 FM) e litoral paulista (102,9 FM).
Quinta-feira (ao vivo), das 21h às 22h

As bandas independentes brasileiras ganharam um horário específico para chamar de seu na Kiss FM. Desde fevereiro do ano passado, o Autoral Brasil é dedicado exclusivamente ao universo underground. É bastante focado no mercado e oferece prêmios para estimular novos artistas do rock. “Sempre há um convidado, algum profissional que faça parte da cadeia produtiva da música, para poder levar informação ao músico ouvinte. Pode ser um especialista do Ecad que fale sobre arrecadação de direitos autorais, um executivo que explique como tocar num grande festival… enfim, são muitos assuntos possíveis”, diz Paul Martins, curador do programa.

Apresentação: Paul Martins, Marcel Costa e Rodrigo Branco
Site: www.autoralbrasil.com.br
Redes sociais:  facebook.com/autoralbrasilkissfm e Instagram @autoralbrasilkissfm
www.kissfm.com.br

Programas de rádioSul

– SHOCK ROCK
Curitiba/PR – Mundo Livre 93,9 FM e Maringá 102,5 FM
Terça-feira, às 20h

Há três anos, Vlad Urban leva ao ar um programa focado no melhor de rockabilly, psychobilly, surf music, garage, country alternativo e mais vertentes. O Shock Rock reúne o melhor desses subgêneros pelo mundo, destacando os ícones de sua história, mas também as novidades e as bandas locais e nacionais vindas do underground.

Apresentação: Vlad Urban
www.facebook.com/shockrockfm/
www.mundolivrefm.com.br

Tagged under:

,

3 Comentários

  1. Pingback: Rock é o sexto gênero mais tocados nas rádios brasileiras. Mas que rock? » Para quem gosta de música sem preconceitos

  2. Pingback: 10 programas de rap nas rádios para ouvir ou enviar material » Para quem gosta de música sem preconceitos

  3. Pingback: As várias facetas do atual rock brasileiro em novos videoclipes | » Para quem gosta de música sem preconceitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Log in